Autor Tópico: PENTAX k-1000 para iniciante estudante  (Lida 6754 vezes)

fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2014, 17:52:47
hummmm.

com uma nikon 3100 dá pra fazer fotos que valem a pena o investimento? Dá pra estudar com ela? O que sentirei falta nela? Sei que robustez não vou ter, eu acredito.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2014, 18:18:52
Quer gastar pouco? Procura por uma Canon 30D ou 40D usada, similar Nikon nesta faixa não conheço, são câmeras robustas, com qualidade e ergonomia mais profissionais.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2014, 18:36:33
hummmm.

com uma nikon 3100 dá pra fazer fotos que valem a pena o investimento? Dá pra estudar com ela? O que sentirei falta nela? Sei que robustez não vou ter, eu acredito.
O que você vai sentir falta depende muito do que você espera. Sempre pode haver uma função específica que você valoriza e não existe em uma certa câmera, qualquer que seja. Se você estava preparado para usar uma câmera de filme manual, não vai sentir falta de nada.

Por que você procura uma câmera robusta? Pretende judiar bastante dela, tipo fazer escalada, fotografar provas de rally, esse tipo de coisa? Porque neste mercado, câmera robusta quer dizer uma BEM pesada e que vai durar 30 anos. Mesmo as câmeras de entrada, que não são consideradas especialmente robustas, são bastante resistentes para o uso que fazemos no dia a dia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2014, 07:22:16
agradeço pessoal a ajuda, ao TIM, Rafz, Kokimoto e Armando.

Assumindo que eu pegue uma DSLR de entrada e usada, qual a melhor lente pra começar? Uma 50mm fixa, uma 18-55mm ou 18-105mm? Lembrando que meu foco é estudar tirando boas fotos.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2014, 07:56:57
agradeço pessoal a ajuda, ao TIM, Rafz, Kokimoto e Armando.

Assumindo que eu pegue uma DSLR de entrada e usada, qual a melhor lente pra começar? Uma 50mm fixa, uma 18-55mm ou 18-105mm? Lembrando que meu foco é estudar tirando boas fotos.
Se for *só* pra aprender, a 50 mm. Mas vai te limitar bastante. A lente mais interessante para quem está começando é a do kit mesmo (18-55 ou 18-105), que vai dar bastante flexibilidade pra fotografar as mais diversas situações.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2014, 08:53:59

Se for *só* pra aprender, a 50 mm. Mas vai te limitar bastante. A lente mais interessante para quem está começando é a do kit mesmo (18-55 ou 18-105), que vai dar bastante flexibilidade pra fotografar as mais diversas situações.

2x


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2014, 21:29:15
Já que pretendo uma de entrada usada, até quantos clicks aconselha-se? 5.000, 10.000?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 12 de Outubro de 2014, 10:08:27
A maioria das câmeras de entrada é projetada para 150 mil cliques.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Outubro de 2014, 11:02:10
Fábio, é bom persquisar bem, uma d5200 ou uma t5i que são de entrada vai variar entre 1000 e 1600, mas aqui no fórum tem um kra vendendo uma d300 por 1400
que é outro patamar. Pelo preço que se oferece eu iria sem medo na D300 ou juntaria um pouco a mais e pegava uma 5D clássica.


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #24 Online: 12 de Outubro de 2014, 16:12:00
Ok Leo Magno. O problema de um principiante é que temos mais preconceito com equipamentos com muito uso. Diria nem tanto preconceito, mas cautela. A ignorancia nos torna cautelosos. Como não conheço maquinas fotográficas, fica mais difícil perceber se um equipamento vale ou não vale a compra, no caso de usados. Andei vendo algumas máquinas pelo forum. Máquinas tipo d300, d90, quando com preços legais, estão muito clicks, inclusive com uma ou mais revisões.

Neste sentido, andei vendo a possibilidade de adquirir uma d5100 ou t3i nova. Mesmo já foras de linha, acredito que será mais do que suficiente para mim que estou começando a estudar e aprender, até pelo que recebi de feed back nesta discussão. Estou certo?


Leomagno

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:53:41
Ok Leo Magno. O problema de um principiante é que temos mais preconceito com equipamentos com muito uso. Diria nem tanto preconceito, mas cautela. A ignorancia nos torna cautelosos. Como não conheço maquinas fotográficas, fica mais difícil perceber se um equipamento vale ou não vale a compra, no caso de usados. Andei vendo algumas máquinas pelo forum. Máquinas tipo d300, d90, quando com preços legais, estão muito clicks, inclusive com uma ou mais revisões.

Neste sentido, andei vendo a possibilidade de adquirir uma d5100 ou t3i nova. Mesmo já foras de linha, acredito que será mais do que suficiente para mim que estou começando a estudar e aprender, até pelo que recebi de feed back nesta discussão. Estou certo?

Concerteza. Fazer o que o coração acha certo, em minha opinião, é o melhor  a se fazer.  No meu caso quando comprei minha primeira máquina, foi uma 5Dc que teóricamente tinha 45 mil cliques e uma 50mm 1.8.
Sobre a Câmera, estava como nova e quando usava algo em mim dizia:
 - Você fez o melhor negócio da sua vida.
Contra esse sentimento não há argumentos.
Tenta pesquisar também sobre a A6000 da sony que um outro nível, mas não vá contra sua vontade.


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Dezembro de 2014, 20:51:21
Acho que uma maquina de filme "full manual" exige muito mais estudo para um iniciante, eu comecei assim e estou feliz por ter feito, claro que existe muito a se aprender nos dois mundos digital e analógico e os dois tem suas vantagens e desvantagens.

Sobre a k1000 ela foi por muito tempo a maquina considerada ideal para estudantes, muitos cursos superiores de fotografia fazem seus alunos usarem maquinas de filme, a fim de que prestem mais atenção no que estão fazendo vejam seus erros e sintam mais por eles. (a k1000 não possui prioridade de abertura ou prioridade de velocidade por isso era indicada para estudantes ele tinha que fazer tudo)

Eu comecei com uma tabela e uma maquina manual com fotômetro quebrado, aprendi na marra, fora um fator que eu não vi sitarem:

Full Frame, é muito mais fácil "barato" ter lentes com grandes aberturas e de alta qualidade no analógico, o crop prejudica essa flexibilidade tanto na profundidade de campo quanto na capacidade de se ter uma lente mais angular, uma maquina digital crop geralmente tem como lente kit uma 18-55mm que se equivale a 35-70 dos kits analógicos, portanto vc pegar uma prime 50mm/f1:1.4 para uma digital crop, uma objetiva que esta na casa dos 1000,00 reais, será uma lente limitada pois funcionara como uma lente de retrato equivalente +- a uma 80mm/1:2.4 (sim o crop influencia na abertura "leia-se profundidade de campo").

Portanto vai do que vc quer se comprar uma crop depois de um tempo sentira necessidade de passar para o fullframe, eu tenho uma digital mas não é uma full frame, ainda utilizo na maior parte do tempo minhas analógicas, fora a possibilidade de experimentar diversos filmes e utilizar vários equipamentos. A revelação (c41 negativo) quando comecei custava 2,50 hj pago 5,00, cromo E-6 nem mexo é muito caro pra mim por enquanto.

Também há o aspecto de se envolver com processos analógicos começar a desenvolver PB em casa revelar seus filmes e por ai vai.
O filme dependendo do qual vc vai usar tem muita qualidade ja vi diverças vezes falarem do kodak ektar, que da pra ampliar do tamanho de uma parede um negativo corretamente exposto dele, quanto custa uma fullframe com uns 20 MP e um conjunto de lentes prime??? com certeza da pra comprar MUITO filme top e revelar e escanear com essa grana MUITO mesmo...
 
Essa é só minha opinião; no mais nada substitui estudo de teoria e pratica (fotografar), no aprendizado; seja o meio que escolher lhe recomendo sempre ler e estudar. Conhecimento técnico não é dom artístico, tem gente com muito mais feeling que fotografa com com um celurar e terá um resultado muito mais interessante do que uns marmanjo com um puta equipamento de la seus 20 poucos mil.

abraço


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2014, 22:40:51
Bom... a minha experiência vai meio que ao contrário da grande parte do que foi dito até aqui.

No começo do ano passado estava na mesma em que o amigo que criou o tópico está: queria aprender a fotografar e não fazia ideia de que câmera comprar.

Aí um amigo (fotógrafo) falou "por que você não pega uma analógica pra começar? pra ver se curte mesmo o lance e tal...", e foi o que eu fiz.

Peguei Nikon FE com uma 50mm 1.4.

Upgrades de equipamento a parte... ainda não comprei uma digital decente e devo ter queimado entre 15 e 20 filmes, pouco? Até pode ser, mas o que me importa mesmo é o que aprendi com eles.

O legal do filme é que a cada revelação é uma decepção nova e essa decepção fica lá martelando na cabeça por que você perdeu 1 (ou 2 ou 3....) frame daqueles míseros 36 e você vai se policiando cada vez mais e se cobrando cada vez mais e estudando cada vez mais por que gastou caro no filme e na revelação e na ampliação/digitalização (isso não acontece apenas com o filme, claro).

O filme te força, te obriga, o filme é inquisidor. Já o digital te deixa MUITO mais livre: dê um clique e se não ficou como desejado apague e clique de volta.

Nesse sentido, como sou um vagabundo desorganizado, acredito que realmente fiz uma boa escolha em começar pelo filme.

Numa usei uma K1000, mas muita gente fala bem dela.

Se você for optar por começar com o filme indico alguma Nikon pelo fato do mount das lentes ser o mesmo até hoje ou alguma outra marca cujas lentes possam ser 'encaixadas' na maior parte dos corpos digitais através de adaptador.

Tô sem muito saco pra escrever mais, mal aê...

abraço!

Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2014, 22:46:04
Bom... a minha experiência vai meio que ao contrário da grande parte do que foi dito até aqui.

Que nada. Também aprendi como você.

Mas aprender com digital é mais rápido sim. A curva de aprendizado é muito mais rápida. Você erra e já vê o motivo.

Mas tem que ter interesse em aprender. Não pode só olhar no LCD e consertar na hora, sem entender porquê. Isso sim é a acomodação que você relata em comparação com filme.
D600 - E-M10


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 30 de Dezembro de 2014, 00:33:39
Que nada. Também aprendi como você.

Mas aprender com digital é mais rápido sim. A curva de aprendizado é muito mais rápida. Você erra e já vê o motivo.

Mas tem que ter interesse em aprender. Não pode só olhar no LCD e consertar na hora, sem entender porquê. Isso sim é a acomodação que você relata em comparação com filme.


=]
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/