Autor Tópico: PENTAX k-1000 para iniciante estudante  (Lida 6692 vezes)

fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 08 de Outubro de 2014, 12:28:22
pessoal, estou a entrar neste mundo da fotografia e me veio a ideia de começar com a K-1000. Sou iniciante mesmo. Mas sou auto-didata, embora fazer um curso não seja má ideia. Me disseram que esta máquina é ideal para estudantes que queiram se iniciar na fotografia. Estou disposto a enfrentar as dificuldades para revelar filmes.

O que vocês acham da ideia? Quanto deve custar este modelo k-1000 em bom estado? Quais lentes devo adquirir junto? Uma fixa de 50mm? Ou é melhor já aproveitar um set maior? E quanto aos modelos Km e Me Super? Estes são mais modernos? Melhores que a K-1000?


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2014, 21:42:32
HEEEEELP  :D


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2014, 21:48:37
Quem te disse que essa máquina é ideal para estudantes?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:11:27
um fotografo e também pela internet. Não quero sair fazendo grandes trabalhos. Pretendo ter um equipamento barato agora porém satisfatório para aprender os mecanismos e comprar uma máquina mais potente no futuro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:32:42
E quais os argumentos para essa indicação?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:55:16
número de mecanismos e o fato de ser totalmente mecanico.


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:02:52
encontramos alguns textos na internet e até vídeos https://www.youtube.com/watch?v=lyalfu9K-v0 indicando que esta máquina é boa para quem pretende estudar.

lembrando, não preciso de praticidade no momento e não pretendo gastar tanto, mas preso uma máquina robusta. Será que a k1000 é indicada para mim? Não tenho certeza disso, mas estou propenso a aceitar que sim. Mas gostaria de receber o veredito de pessoas experientes.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:12:55
Aprender com digital é muito mais fácil. Você tira a foto e já vê o resultado, e o arquivo tem os ajustes gravados nele.

Com filme, você vai ter que anotar o ajuste de cada foto e esperar terminar o rolo para ver se funcionou. É um processo bem mais lento.
D600 - E-M10


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:33:21
Fábio, é o que o Kokimoto falou e mais. Você quer economizar na câmera, mas já levou em conta o dinheiro que vai gastar com filme, revelação e ampliação? Eu começaria com uma digital para ter um aprendizado mais rápido e depois, se ainda estivesse disposto, iria para o filme.

Aliás, por que você quer começar com filme?


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:52:28
que camera indicariam então? não estou disposto a gastar muito, infelizmente.


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2014, 00:36:48
a k1000 me parece robusta e completa a um preço beeeeem bacana. Não enxergo uma digital a preço bacana e bastante completa como a k1000.

Gostaria de uma completamente manual para não pegar vícios. Mas o preço tem que ajudar. Vi que consigo uma k1000 a preço inferior a 1.000 reais e já completa, com lentes e até flash.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2014, 08:58:25
Bem, já que você quer uma câmera robusta, totalmente manual, talvez essa seja a escolha certa.

Mas como o kokimoto disse, será um aprendizado bem lento e caro. Terá que gastar com filmes, revelação e ampliação.
Revelar em casa demanda um tempo de aprendizado extra que você não estará usando para aprimorar sua técnica fotográfica. Vai precisar comprar todo equipamento e os químicos, além de ficar limitado a fotos em preto e branco.

Pense que você estará pretendendo entrar na fórmula 1 e começará aprendendo a fazer baliza em um caminhão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


fábio a. castelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2014, 11:14:28
hehehe.

Rafaz, o caminhão tá bem barato mas o diesel deve estar caro, pelo que estão dizendo sobre revelação.

Revelar é tão caro mesmo? Quanto custa? Assumindo que moro no Rio e acredito que não terei dificuldades para encontrar algum lugar no centro.

Não penso em sair disparando foto adoidado. Mas se a lentidão de revelar for mesmo retardar o aprendizado, então qual camera recomendariam?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 10 de Outubro de 2014, 13:05:17
A questão é que a revelação custa mais quanto mais você fotografar. E quanto mais fotografar, mais vai aprender. Ou o contrário, quanto mais aprender, mais vai querer colocar em prática os novos conhecimentos. Esperar um rolo ser revelado pode ser muito frustrante atualmente, que temos muita informação amplamente disponível.

Pelo valor que você mencionou, tinha duas Canon T2i muito novas a venda aqui. Tem câmera equivalente da Nikon também. E a sony nex é uma alternativa.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 13:06:13 por RafaZ »
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #14 Online: 10 de Outubro de 2014, 13:18:58
Qualquer máquina digital de lente trocável serve para aprender. Não conheço a linha Canon nem Sony, mas pode ser qualquer uma, Nikon também.

Elas podem ser utilizadas totalmente em manual, inclusive foco. Não se preocupe com isso.
D600 - E-M10