Autor Tópico: D70 erro CHA  (Lida 7813 vezes)

carloslfcr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 28 de Setembro de 2006, 17:55:29
Galera

Minha D70 tá dando um erro CHA, não lê NENHUM CARTÃO DE MEMÓRIA !!! Tem alguns anos de batalha.... já aconteceu com alguém, soluções, dicas, tentativas ??????

ME AJUDEM !!!

Abraço !


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 18:26:51
Nenhum cartão??? mesmo novos???

Se for isto acho que não tem muita solução não.. é levar na assistência da Nikon mesmo.

Boa sorte
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2006, 19:47:56
Carlos,

esse erro aconteceu comigo com um cartão com defeito uma vez ou qdo ele está com a trava de gravação para baixo.

Como é CF, não sei o que possa ser.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2006, 23:29:10
Caso o problema esteja ocorrendo em mais de um cartão: Problema de mau contato ou na placa onde ficam os 50 pinos que entram dentro dos 50 buraquinhos do CF ou um dos pinos tortos ou pinos que não estão fazendo contato corretamente.
Dê uma olhada e veja se tem algum pino torto.

Existe a possibilidade do erro está sendo causado por mau contato severo entre os pinos e o cartão e neste caso só a troca da placa dos contatos.
 
O cartão também pode apenas não estar ficando corretamente encaixado e fica meio solto nos pinos e o balanço/vibração da máquina vai fazendo o desencaixe que mesmo leve já faz com que o cartão fique corrompido e passe a não ser reconhecido (ocasionando o erro CHA).
Acontece também > O contato do polegar em cima da tampa do alojamento do CF (segurando a máquina como se fosse fotografar dá para ver que o polegar fica diretamente em cima da tampa do CF)   em determinadas situações faz uma pressão considerável sobre ela e pode fazer com que seja acionado levemente o botão de ejetar o CF ocasionando o mau contato (parece um erro de projeto, pois a tampa fechada encosta no botão de ejetar quando fechada) e a corrupção do cartão que já pode não estar encaixando fimemente e qualquer levantadinha já dá o problema.
Uma vez corrompido só uma formatação na máquina para voltar ao normal

Tente:  empurrar o CF com mais força e faça uma formatação e depois veja se ele passa a ser reconhecido. Se for reconhecido experimente fotografar sem balançar muito a máquina e sem fazer pressão em cima da tampa do CF. Se o resultado for positivo tem uma solução simples para o caso: Cole uma tira de borracha  no lado de dentro da tampa do compartimento do CF na parte da tampa que faz contato em cima do CF. Tem que ser algo com altura suficiente (borracha grossinha) para que quando a porta do Compartimento seja fechada ela pressione e mantenha pressionado o CF evitando que ele se desencaixe ou pelo balançao ou pela pressão do polegar sobre a tampa..
Esta elegante e eficiente solução já foi adotada com sucesso pleno por algumas pessoas que tiveram este problema.
 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


carloslfcr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:19:25
Valeu MESMO !!!! bastou eu olhar para dentro da camera com atenção que vi 1 pino daques torto !!!!