Autor Tópico: Fotografar Lua  (Lida 3115 vezes)

Lay_86

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 08 de Outubro de 2014, 21:03:44
Galera, estou tendo frustrações para fotografar a lua, ainda não consegui a foto que eu quero!

Estou tentando com uma lente 55 250 m. No modo foco automático, não consigo aproximar bem a lua, no modo manual sim, mas não foca direito. Já tentei aproximar a lua com o foco manual, que dá para aproximar bem e ir para o automático, mas no automático ela volta a se distanciar. Alguém tem uma dica? Valeu!


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2014, 22:15:18
Galera, estou tendo frustrações para fotografar a lua, ainda não consegui a foto que eu quero!

Estou tentando com uma lente 55 250 m. No modo foco automático, não consigo aproximar bem a lua, no modo manual sim, mas não foca direito. Já tentei aproximar a lua com o foco manual, que dá para aproximar bem e ir para o automático, mas no automático ela volta a se distanciar. Alguém tem uma dica? Valeu!
Para fotografar a lua ; algumas dicas!
Sempre usar tripe.
Sempre use o foco manual,  não use o af - e mude a fotometria para spot ou ponto central.
Para a abertura da lente use  f/8 ate f/16- fica mais nitida.
Outra coisa mais importante a velocidade de disparo- 1/125 - 1/150,  nos não percebemos,  mas a rotação terra e deslocamento da lua e bem rapido.
Use sempre um cabo disparador,  ou o proprio timer da camera.
Use um iso baixo e va subindo gradativamente.
Lente - tele 200mm ja é o suficiente.
Outra coisa se for uma DSL com  ovf ( é sempre bom cubrir) , na outras -sempre deixe o live view ligado.

Espero ter ajudado um pouco.
Abs.
Mauro.


Lay_86

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2014, 00:05:33
Oi, vou anotar tudo aqui e tentar tirar, se ficar legal posto aqui!  :) Valeu!!!   :clap: :clap: :clap:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2014, 06:35:12
Também peguei carona. :worship: :worship:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2014, 08:00:38
Galera, estou tendo frustrações para fotografar a lua, ainda não consegui a foto que eu quero!

Estou tentando com uma lente 55 250 m. No modo foco automático, não consigo aproximar bem a lua, no modo manual sim, mas não foca direito. Já tentei aproximar a lua com o foco manual, que dá para aproximar bem e ir para o automático, mas no automático ela volta a se distanciar. Alguém tem uma dica? Valeu!

foco não tem nada a ver com aproximação... tá estranha essa dúvida sua.

Mas já explicaram..

use foco manual se não conseguir focar direito com AF, de preferência com tripé, velocidade não muito baixa pra não tremer, abertura perto de f/8 a f/11.

Com 250mm ainda vai ficar pequena na tela da câmera, vai precisar recortar a imagem digitalmente depois pra aproximar mais


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2014, 08:02:59
Por curiosidade, ontem fui na casa de um amigo que tem um telescópio feito em casa com um tubo de PVC e umas lentes, estilo aquelas lentes teleobjetivas de espelho pra DSLR (não me perguntem como fez).

É algo impressionante quando se vê pela primeira vez. Recomendo a todos que procurem ver a luz cheia num telescópio pelo menos uma vez na vida!

Segue uma foto que fiz com o celular, colocando-o bem perto do ocular do telescópio. Dá pra ter uma ideia da aproximação que é possível ver a lua:

« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 08:04:43 por Luciano.Queiroz »


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2014, 10:13:03
ontem que era lua cheia, eu fiz alguma algumas com a minha 250 realmente, não fica muito próximo e é preciso recortar.
acho que o que vc está falando de aproximação, é o af trabalhando, ele "aproxima" ou "distancia" a imagem um pouco para encontrar o melhor foco. e sobre isso, você não vai ter muito controle. se você aproximar de mais, vai ficar fora de foco dai, vai precisar distanciar um pouco mais até encontrar o equilibrio...
acho que é isso.
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2014, 10:53:31
Por curiosidade, ontem fui na casa de um amigo que tem um telescópio feito em casa com um tubo de PVC e umas lentes, estilo aquelas lentes teleobjetivas de espelho pra DSLR (não me perguntem como fez).

É algo impressionante quando se vê pela primeira vez. Recomendo a todos que procurem ver a luz cheia num telescópio pelo menos uma vez na vida!

Segue uma foto que fiz com o celular, colocando-o bem perto do ocular do telescópio. Dá pra ter uma ideia da aproximação que é possível ver a lua

:ok: :ok: :ok:


spiderpoison

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2014, 15:02:28
É algo impressionante quando se vê pela primeira vez. Recomendo a todos que procurem ver a luz cheia num telescópio pelo menos uma vez na vida!

Realmente a lua cheia é algo muito legal para se observar com telescópios, eu mesmo adoro ficar observando ela e o espaço as vezes.
Para quem está iniciando um binóculos 20X50 proporciona uma ampliação igual essa da foto. A vantagem de usar um binóculos é que a imersão no 3D ao usar as duas vistas provoca uma experiência mais agradável.


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:52:15
Galera, estou tendo frustrações para fotografar a lua, ainda não consegui a foto que eu quero!

Estou tentando com uma lente 55 250 m. No modo foco automático, não consigo aproximar bem a lua, no modo manual sim, mas não foca direito. Já tentei aproximar a lua com o foco manual, que dá para aproximar bem e ir para o automático, mas no automático ela volta a se distanciar. Alguém tem uma dica? Valeu!
Na moral relaxa,
Pior sou eu com a lente do kit(18-55) a lua fica tão medonha e pequena que vou dando crop, quando vou ver ta com mais pixel estourado que jogo de atari... :hysterical:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2014, 19:59:51
IMO, mesmo com uma 400mm, é 'necessário' cropar depois.

No pós, é importante atentar para Aberrações Cromáticas na borda da Lua. Ou trabalhar em modo monocromático.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 20:01:50 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2014, 20:42:32
SuperZoom ( Canon SX50), dá um resultado razoável

IMG_0936-PMX by JNelson.Foto ( Jorge Nelson ), on Flickr

szuper hold by JNelson.Foto ( Jorge Nelson ), on Flickr

la Luna by JNelson.Foto ( Jorge Nelson ), on Flickr

Der Mond über dem Kopf by JNelson.Foto ( Jorge Nelson ), on Flickr

Só no zoom ótico ( equiv 1200mm), se usar o digital, a lua fica maior que o "quadro".
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 20:44:18 por JNelson »


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2014, 19:19:51
Legal as fotos,vou tentar.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2014, 10:44:30
Não é recomendado utilizar o zoom digital. Apesar de parecer que houve um ganho, quase na totalidade das vezes obtemos melhores resultados quando cropamos depois. Pois teremos um software mais robusto e talvez a possibilidades de algoritmos que podem oferecer melhor ou pior resultado conforme o caso.

Sem falar que a câmera altera o modo de foco, talvez o de medição, etc....

Melhor usar só o ótico mesmo. E até digo: se a finalidade da foto não é uma impressão ou exibição em tamanho grande, vale tentar evitar utilizar a maior distância focal (maior zoom) geralmente elas apresentam qualidade inferior nesse ponto.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Lay_86

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2014, 00:19:03
Vou tentar no bom e velho crop  :ok: