Autor Tópico: Fotografia em ambiente apertado e mal iluminado  (Lida 5050 vezes)

Angelita Alves

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Online: 09 de Outubro de 2014, 13:41:25
Fiquei em dúvida sobre onde postar essas fotos, então resolvi postar aqui mesmo.

Fui fotografar uma reunião de médicos numa clínica. O espaço era bem apertado, teto baixo e branco, mas com iluminação nas sancas (luz amarela) e paredes cinza. A luz ambiente era fraca. Tentei usar o flash rebatido no teto, mas não funcionou, o assunto ficou escuro,então flexionei em torno de 45° e subi o iso. Mesmo assim ficou subexposto e ainda sem nitidez, além de bastante ruidosas.  Foi a primeira vez que fiz fotos assim e fiquei muito insatisfeita com o resultado. Estava usando a D7100, lente tamron 17-50 e flash sb 910.
Tentei melhorar um pouco do ruído no LR, mas não ficou bom. Gente, alguém me ajuda a entender porque minhas fotos ficaram tão ruins? Dicas para expor bem o assunto e ter fotos nítidas numa situação assim?  :(
Obrigada!
Exif das fotos:
1/125; f3.5 (na maioria das fotos) e iso 1250

Fachada da clínica:
DSC_3089 by Angelita Alves, on Flickr
1
DSC_3079 by Angelita Alves, on Flickr
2
DSC_3070 by Angelita Alves, on Flickr
3
DSC_3064 by Angelita Alves, on Flickr
4
DSC_3042 by Angelita Alves, on Flickr
5
DSC_2978 by Angelita Alves, on Flickr


vangelismm

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Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2014, 13:56:26
Flexionou 45 para frente?

Daria resultado melhore rebatendo nas paredes laterais ou atras de vc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Angelita Alves

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Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2014, 14:02:30
Flexionou 45 para frente?

Daria resultado melhore rebatendo nas paredes laterais ou atras de vc.

Nas paredes, era difícil. De um lado toda espelhada, de outro uma janela, de outro um quadro colorido enorme. Não tinha muita opção. O jeito era pra frente mesmo. pensei no flash fora da máquina. Mas onde posicionar?


Lucas M. Dias

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Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2014, 15:39:16
Não entendo mto de flash, ainda estou aprendendo, mas posso tentar ajudar com algumas coisas. Não use ISO quebrado, use inteiro como 800 ou 1600. Vc está usando o flash em totalmente automático ne!? Da pra ver que ele expôs corretamente aquilo pra onde vc está fotometrando (no caso roupas brancas, que enganam o fotômetro muitas vezes), vc poderia aumentar manualmente no menu da câmera (uso canon, não sei onde fica na nikon) ou direto no flash.
As primeiras fotos não estão ruins como vc disse, nada q não de pra arrumar via software, talvez o fundo ficasse melhor com ISO em 1600 e velocidade baixa, o problema foi nas q vc tirou nessa salinha
Deixe a abertura em 2.8 e diminua a velocidade até 1/80 em 50mm, talvez menos dependendo da DF q vc usar, com 17mm da pra baixar até 1/30, um difusor pode ajudar tb
Acho q isso já deve resolver bastante :ok:


Angelita Alves

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Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2014, 15:46:25
Não entendo mto de flash, ainda estou aprendendo, mas posso tentar ajudar com algumas coisas. Não use ISO quebrado, use inteiro como 800 ou 1600. Vc está usando o flash em totalmente automático ne!? Da pra ver que ele expôs corretamente aquilo pra onde vc está fotometrando (no caso roupas brancas, que enganam o fotômetro muitas vezes), vc poderia aumentar manualmente no menu da câmera (uso canon, não sei onde fica na nikon) ou direto no flash.
As primeiras fotos não estão ruins como vc disse, nada q não de pra arrumar via software, talvez o fundo ficasse melhor com ISO em 1600 e velocidade baixa, o problema foi nas q vc tirou nessa salinha
Deixe a abertura em 2.8 e diminua a velocidade até 1/80 em 50mm, talvez menos dependendo da DF q vc usar, com 17mm da pra baixar até 1/30, um difusor pode ajudar tb
Acho q isso já deve resolver bastante :ok:

Você disse uma coisa que não tinha pensado... Como todo mundo estava com  roupas brancas, o flash em ttl fotometrou errado. Nesse caso eu deveria ter aumentado a potencia manualmente. Será isso?  :ponder:


Rafael Vega

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Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2014, 15:52:12
Você disse uma coisa que não tinha pensado... Como todo mundo estava com  roupas brancas, o flash em ttl fotometrou errado. Nesse caso eu deveria ter aumentado a potencia manualmente. Será isso?  :ponder:

Eu sempre que uso no modo TTL deixo a compensação de exposição do flash em +1...as vezes até +2 quando rebatido...só que aí as fotos acabam variando muito entre si..o esquema é usar flash no manual, em uma potência só (digamos, 1/2) e se necessário compensar na abertura.
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

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felipemendes

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Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2014, 16:10:26
Não use ISO quebrado, use inteiro como 800 ou 1600.

Desculpe a pergunta meio fora do tópico, mas por quê?


PIERRE MOREIRA

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Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2014, 16:18:15
 :ponder: :ponder: :ponder: :snack: :snack: :snack:


Lucas M. Dias

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Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2014, 16:25:34
ISO quebrado é feito via software :ok:

To com preguiça de escrever, vai a explicação do Alexandre q está ótima

Silvio, acho até que já tem um tópico por aí falando sobre isso. Mas repetindo, é simples. A grosso modo, o aumento de ISO significa uma amplificação do sinal do sensor. Esta amplificação se dá através de um mapeamento interno da câmera. Este mapeamento existe para os ISO's cheios da câmera, com exceção se não me engano à linha 1D, onde ele existe para toda a gama de ISO's utilizáveis.

Para os ISO's que não são base, a câmera simplesmente seta o ISO base mais próximo e corrige a exposição via software. Ou seja, uma foto feita em ISO 2500 apresenta o mesmo resultado do que se ele fosse feita em ISO 3200 superexposta em 1/3 de ponto e depois na conversão do RAW, esse 1/3 de ponto fosse baixado. ISO 2000 é na realidade uma foto feita em ISO 1600 subexposta em 1/3 e depois na conversão do RAW esse 1/3 é puxado para cima. Na 60D, ISO 12800, que é um ISO extendido, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400 subexposto em um ponto e depois na conversão do RAW é puxado 1 ponto para cima - e por isso que é tão ruidoso.

Em palavras simples, a amplificação que se dá quando se utilizam ISO's cheios é analógica, conseguida via hardware. A amplificação que se dá quando se utilizam ISO's intermediários é digital, via software.

Alguns exemplos para ficar mais claro.. Fiz uma foto em casa, no tripé, com travamento de espelho e disparo remoto. Usei uma lente de foco manual  - Takumar 50mm f/1.4 - e fotometrei em manual para ISO 2000. A foto foi essa aqui:


Teste ISO por Alexandre.fotografia, no Flickr

Um crop de uma área que mistura áreas claras com área de sombras


Teste ISO - ISO 2000 por Alexandre.fotografia, no Flickr

No próximo passo, simplesmente abaixei o ISO para 1600 e fiz outra foto, mantendo a mesma exposição. Obviamente, a foto saiu escura. Na conversão do RAW, levantei a exposição em exatos 1/3 de ponto. O resultado foi esse:


Teste ISO - ISO 1600 + 1/3EV por Alexandre.fotografia, no Flickr

Houve uma pequena diferença no WB e também na exposição final porque os mapeamentos de ISO não são totalmente corretos, mas como dá para perceber, o ruído permaneceu exatamente o mesmo mesmo nas áreas de sombra. E esse ruído é muito superior ao ruído apresentado por uma foto em ISO 1600 puro.

Por curiosidade, fiz a mesma foto aumentando o ISO para 3200. Evidentemente a foto estourou, mas na conversão do RAW puxei esses 2/3 de ponto para baixo. O resultado.


Teste ISO - ISO 3200 por Alexandre.fotografia, no Flickr

Nota-se um pouco de perda de contraste e profundidade de cores, mas o ruído também permanece basicamente o mesmo. Esta aliás é uma das vantagens da técnica de expor para a direita. Embora o ISO 3200 seja naturalmente mais ruidoso, como a foto ficou superexposta, o sensor ficou mais "cheio" de informação, e na recuperação da superexposição, o nível de ruído ficou equivalente ao do ISO 2000 graças a essa informação a mais que foi captada pelo sensor.

Ou seja, se vc fotografa em RAW, usar ISO intermediário é uma comodidade, mas vc consegue o mesmo resultado - ou melhor -, usando apenas ISO's base e uma fotometria correta. E ISO's intermediários 1/3 de ponto acima do base devem ser evitados quando possível, já que representam o amplificação do ISO base via software ao invés de hardware, o que tem como consequência um grande aumento no ruído principalmente nas áreas de sombra.

PS: Só para complementar, as fotos acima foram convertidas pelo LR4, conversão padrão, sem redução de ruído além dos 25 de croma que o LR aplica por default. Não foi aplicada redução de ruído de luminância.


Guilherme Augusto

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Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:04:10
Na moral,
Eu acho que as pessoas tem trauma de ISO alto e ruido.
Eu prefiro uma foto com ruido,com foco e nítida do que uma foto sem ruido, escura e sem foco.
Na minha opinião o ISO foi feito pra essas horas criticas de pouca luz, então o negocio e usar ISO alto mesmo...


vinicius83

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Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:11:03
Essa parada de ISO quebrado... n sei não. Li toda a explicação mas não estou muito convencido...

Voltando ao assunto.. eu gostei das primeiras fotos... mas essa salinha realmente é complicada... p/ p flash preencher toda a sala os assuntos em primeiro plano irão ficar muito claros ainda mais por contas dos jalecos... talvez fosse melhor chegar mais perto do palestrante e tirar umas fotos mais do tipo close-up com os rostos do pessoa assistindo.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


PIERRE MOREIRA

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Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:22:55
Também não estou muito satisfeito com a explicação do ISO quebrado, não faz muito sentido... em ISO's altos, tanto faz.

Apesar de toda a dificuldade as fotos ficaram legais, são aproveitáveis... a 1ª parece um pouco inclinada para a direita, ou será o efeito das sombras?


AlexandreS

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Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2014, 19:54:51
Pessoal, essa questão do ISO parcial é bem conhecida e documentada, é só dar uma pesquisada que vcs encontram vasto material sobre isso.

Quanto às fotos em questão, para mim foi cometido um erro bem comum que já foi comentado aqui, a cena predominantemente branca enganou o fotômetro do flash puxando a exposição para baixo. Uma das soluções seria compensar a exposição do flash, ou então, fazer a trava de exposição do flash. Como não conheço Nikon, não saberia como fazer, mas daqui a pouco alguém aparece com a dica.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

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Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2014, 21:11:26
Quanto às fotos em questão, para mim foi cometido um erro bem comum que já foi comentado aqui, a cena predominantemente branca enganou o fotômetro do flash puxando a exposição para baixo. Uma das soluções seria compensar a exposição do flash, ou então, fazer a trava de exposição do flash.


É bem por aí mesmo. Paredes brancas, jalecos brancos e, o pior de todos, espelhos! Quando tem espelho o flash se engana totalmente, é o grande inimigo do TTL, rsrs... Nesses casos, tem que aumentar a compensação da exposição do flash, colocar pra cima. Como a maior parte do cenário é branco, pode jogar até +1.7EV que dificilmente vai estourar. Mas eu começaria compensando +1EV e fazendo uns testes, se precisar, aumenta mais. Sempre vai ter algum desvio, pra cima ou pra baixo, então é bom deixar uma margem de segurança e depois corrigir na pós.


Quando tem luz ambiente de cor muito diferente do flash, o ideal é usar o gel de correção no flash ou reduzir bastante a luz ambiente e iluminar predominantemente com o flash. Eu costumo optar pela segunda opção, rsrs. Nesse caso, pode jogar a velocidade lá pra 1/200s sem medo. Daí as luzes amareladas não vão interferir na cor do assunto.


Eu olhei a primeira foto em tamanho original e não achei muito ruído não, na verdade achei bem pouco. Acho que dá pra recuperar ali pelo menos 1EV no tratamento sem afetar a qualidade da imagem. Tem que pensar no tamanho e formato de saída. Se for impresso em revista, dificilmente vai passar de 9x6cm, aí pode ter mais ruído. Se for apenas pra rede, daí também pode ter mais ruído que o tamanho usado vai ser pequeno.


O que achei foi que faltou nitidez. Não sei se foi erro do foco ou outra coisa. Mas acho que também dá pra recuperar bastante no tratamento. Acho que no geral as fotos estão boas, não ficaram tão ruins como você pensa não. Um pouquinho de dedicação extra no tratamento e vai dar pra salvar bastante elas, tem material aí. E na próxima, aplica essas dicas de flash e exposição que o povo deu!  ;) :ok:


Alex Simões

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Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:13:06
Dicas para expor bem o assunto e ter fotos nítidas numa situação assim?  :(

O que achei foi que faltou nitidez. 

Meu setup é bem parecido com o seu Angelita. Só muda o SB910 pelo 700.
O que percebo, é que a minha Tamron de 17 a 25 mm, pode ser em qualquer abertura, fica devendo em nitidez. Começa ficar razoável lá pelo f9.

No restante de 30 a 50 a nitidez é outra. Já fica nítido a partir de f3.5, f4. Parecem duas lentes diferentes.

A noite em 17mm, desisti já.
Alex Simões