Autor Tópico: Fotografia em ambiente apertado e mal iluminado  (Lida 5073 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:16:35
Esquece o TTL. Até eu que sou um zero à esquerda em fotografia e só uso modo de prioridade, com flash deixo tudo no manual. É bem fácil.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:57:48
Eu gosto muito do TTL durante o dia em ambientes abertos, raramente falha! Mas quando o sol se põe e a diversidade de fotos e situações começa a variar, só o Sr. Manual salva! O fluxo de trabalho e o resultado final ficam muito mais padronizados! O TTL é cômodo e evita perdas totais, mas o manual quando bem utilizado é super eficaz! Como não tenho fotômetro de luz incidente e tampouco sou um gênio da matemática, antes de começar a fotografar testo alguns disparos com potencias alternadas no assistente e escolho a que melhor me agrada e se eu não mudar de ambiente, aquela configuração manual fica a noite inteira!  :hysterical:

Mas confesso que antes de arriscar no manual, usei tanto o TTL que me acostumei com o flash e sei exatamente quando devo compensar!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 23:59:04 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2014, 09:08:57


... subi o iso...

Lembrando que o TTL é o "verdinho" do flash. Ele decide a exposição, se você aumenta o ISO não adianta nada, porque a potência do flash vai diminuir proporcionalmente para manter a exposição.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:04:52
Lembrando que o TTL é o "verdinho" do flash. Ele decide a exposição, se você aumenta o ISO não adianta nada, porque a potência do flash vai diminuir proporcionalmente para manter a exposição.

Que maldade, o TTL não é o verdinho, mas sim o P (ou Av, ou Tv). Porque dá pra mudar a compensação da exposição, dá pra fazer trava de exposição, então ele não é um modo automático, e sim um semi-automático. Sabendo usar bem a compensação de exposição e/ou a trava de exposição, é bem eficiente e quase tão consistente como o flash em manual.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:29:38
ISO quebrado é feito via software :ok:

To com preguiça de escrever, vai a explicação do Alexandre q está ótima

Eu já tinha lido alguma coisa sobre o iso quebrado, mas confesso que ainda não ficou muito claro o porque de não usar. Vou ler novamente com calma.

Obrigada pelas dicas!  :ok:


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:36:40
Eu já tinha lido alguma coisa sobre o iso quebrado, mas confesso que ainda não ficou muito claro o porque de não usar. Vou ler novamente com calma.

Obrigada pelas dicas!  :ok:

Então...de forma simples é assim: quando vc aumenta a exposição no lightroom o ruído não fica mais evidente?? O iso quebrado é isso...Por exemplo, se vc tirar uma foto com ISO 2000 é a mesma coisa que usar ISO1600 e puxar a exposição 1/3 na pós. Acaba gerando ruido.

Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:38:33

É bem por aí mesmo. Paredes brancas, jalecos brancos e, o pior de todos, espelhos! Quando tem espelho o flash se engana totalmente, é o grande inimigo do TTL, rsrs... Nesses casos, tem que aumentar a compensação da exposição do flash, colocar pra cima. Como a maior parte do cenário é branco, pode jogar até +1.7EV que dificilmente vai estourar. Mas eu começaria compensando +1EV e fazendo uns testes, se precisar, aumenta mais. Sempre vai ter algum desvio, pra cima ou pra baixo, então é bom deixar uma margem de segurança e depois corrigir na pós.


Quando tem luz ambiente de cor muito diferente do flash, o ideal é usar o gel de correção no flash ou reduzir bastante a luz ambiente e iluminar predominantemente com o flash. Eu costumo optar pela segunda opção, rsrs. Nesse caso, pode jogar a velocidade lá pra 1/200s sem medo. Daí as luzes amareladas não vão interferir na cor do assunto.


Eu olhei a primeira foto em tamanho original e não achei muito ruído não, na verdade achei bem pouco. Acho que dá pra recuperar ali pelo menos 1EV no tratamento sem afetar a qualidade da imagem. Tem que pensar no tamanho e formato de saída. Se for impresso em revista, dificilmente vai passar de 9x6cm, aí pode ter mais ruído. Se for apenas pra rede, daí também pode ter mais ruído que o tamanho usado vai ser pequeno.


O que achei foi que faltou nitidez. Não sei se foi erro do foco ou outra coisa. Mas acho que também dá pra recuperar bastante no tratamento. Acho que no geral as fotos estão boas, não ficaram tão ruins como você pensa não. Um pouquinho de dedicação extra no tratamento e vai dar pra salvar bastante elas, tem material aí. E na próxima, aplica essas dicas de flash e exposição que o povo deu!  ;) :ok:

Ótima explicação! obrigada pelas dicas! :ok: :ok:
Essas fotos não foram nenhum trabalho não. Foram feitas informalmente e esses médicos tem essa reunião lá toda semana, não era nada de importante. No máximo vão colocar as fotos no facebook da clínica. Foi bom pra eu saber que preciso estudar mais o flash e iluminação. Imagina se cometo um vacilo desse num casamento? só fico pensando isso... Pelo menos tenho consciência da minha limitação e não pego nada além de aniversários infantis e books externos. Tenho muito ainda pra estudar.
Nessas fotos aí eu já tinha melhorado um pouco o ruído, e isso fez a foto perder ainda mais nitidez. Não tem muito jeito não, estão ruins. Já prometi que volto lá na próxima reunião pra fazer fotos melhores.  :D


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:40:35

Lembrando que o TTL é o "verdinho" do flash. Ele decide a exposição, se você aumenta o ISO não adianta nada, porque a potência do flash vai diminuir proporcionalmente para manter a exposição.

Eu percebi isso na hora... subia o iso e ainda ficava escuro. Foi falta de experiencia com o flash mesmo.


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:41:05
Posta os novos resultados depois
Alex Simões


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:41:55
Então...de forma simples é assim: quando vc aumenta a exposição no lightroom o ruído não fica mais evidente?? O iso quebrado é isso...Por exemplo, se vc tirar uma foto com ISO 2000 é a mesma coisa que usar ISO1600 e puxar a exposição 1/3 na pós. Acaba gerando ruido.


Tem alguns testes por aí. E ocorre o oposto nos ISOs fracionados para baixo, se usar ISO1250, a câmera faz superexposta em ISO1600 e depois baixa 1/3. Nos ISOs mais baixos, isso acaba gerando bem menos ruído que o fracionado para cima. Ou seja, em muitas câmeras, ISO1250 gera menos ruído que ISO1000....


Ótima explicação! obrigada pelas dicas! :ok: :ok:
Essas fotos não foram nenhum trabalho não. Foram feitas informalmente e esses médicos tem essa reunião lá toda semana, não era nada de importante. No máximo vão colocar as fotos no facebook da clínica. Foi bom pra eu saber que preciso estudar mais o flash e iluminação. Imagina se cometo um vacilo desse num casamento? só fico pensando isso... Pelo menos tenho consciência da minha limitação e não pego nada além de aniversários infantis e books externos. Tenho muito ainda pra estudar.
Nessas fotos aí eu já tinha melhorado um pouco o ruído, e isso fez a foto perder ainda mais nitidez. Não tem muito jeito não, estão ruins. Já prometi que volto lá na próxima reunião pra fazer fotos melhores.  :D

Que bom, Angelita, achei que já era um trabalho pago, e tal, por isso o seu medo, rsrs. Se tiver essa abertura, volte lá mais vezes sim, esses eventos menores são ótimos para praticar! Ah, e eu curti a pose da primeira foto!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 10 de Outubro de 2014, 10:58:50
Que maldade, o TTL não é o verdinho, mas sim o P (ou Av, ou Tv). Porque dá pra mudar a compensação da exposição, dá pra fazer trava de exposição, então ele não é um modo automático, e sim um semi-automático. Sabendo usar bem a compensação de exposição e/ou a trava de exposição, é bem eficiente e quase tão consistente como o flash em manual.
Meu ponto é que não adianta mudar o ISO...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 10 de Outubro de 2014, 11:03:17
Meu ponto é que não adianta mudar o ISO...


Sim, sim, só tô perturbando mesmo.  ;)


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 10 de Outubro de 2014, 11:07:10

Sim, sim, só tô perturbando mesmo.  ;)
Denunciado para a moderação por perturbar um tópico sério.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:27:22
Então...de forma simples é assim: quando vc aumenta a exposição no lightroom o ruído não fica mais evidente?? O iso quebrado é isso...Por exemplo, se vc tirar uma foto com ISO 2000 é a mesma coisa que usar ISO1600 e puxar a exposição 1/3 na pós. Acaba gerando ruido.

Agora entendi!  :ok:


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:31:34
Meu setup é bem parecido com o seu Angelita. Só muda o SB910 pelo 700.
O que percebo, é que a minha Tamron de 17 a 25 mm, pode ser em qualquer abertura, fica devendo em nitidez. Começa ficar razoável lá pelo f9.

No restante de 30 a 50 a nitidez é outra. Já fica nítido a partir de f3.5, f4. Parecem duas lentes diferentes.

A noite em 17mm, desisti já.

Também já percebi que perde nitidez perto de 17mm, bem como perto do 50 também. Gosto de usar entre 25 e 45mm, a não ser que a situação exija abrir ou fechar mais.  :ok: