Autor Tópico: Lente low-budget para arquitetura e paisagem  (Lida 1815 vezes)

gusthgr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 09 de Outubro de 2014, 18:05:40
Oi pessoal! Estou pesquisando para comprar uma nova lente. No momento tenho a 18-55 e já tive uma 50mm 1.8 que foi roubada. Agora quero uma que seja boa para fotografar paisagem, não necessariamente a uma distância muito grande, mas algo mais relacionado à fotografia urbana, pois irei fazer uma viagem para a Europa e quero fazer bons registros das cidades que irei visitar. E consequentemente, uma que seja boa para fotografia de arquitetura, no caso, sou estudante de arquitetura, portanto meu roteiro "turístico" será mais arquitetônico.

Claro, já pesquisei sobre o tema e anotei algumas lentes que servem para isso. Mas o problema é, só posso investir no máximo 800 reais nessa lente, o que já me faz descartar 90% das lentes que eu queria. Por isso venho pedir a ajuda de vocês, qual a melhor lente custo-benefício para esse meu caso? Não preciso de uma lente muito profissional, como falei, sou estudante ainda! Grato.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2014, 18:09:43
Em Sampa deve encontrar a nova 18-135mm IS STM, bem versátil e com qualidade ótica aprimorada pela Canon, mas tem que ser a versão STM.
Fora isso não conheço, tem a nova 10-18 mas ainda está difícil de encontrar e preço salgado, e é uma lente para fazer parte de um set, fazendo par com a sua 18-55.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 18:10:37 por ArmandoFerreira »


gusthgr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2014, 18:26:26
Em Sampa deve encontrar a nova 18-135mm IS STM, bem versátil e com qualidade ótica aprimorada pela Canon, mas tem que ser a versão STM.
Fora isso não conheço, tem a nova 10-18 mas ainda está difícil de encontrar e preço salgado, e é uma lente para fazer parte de um set, fazendo par com a sua 18-55.

na verdade eu pretendo comprar quando chegar em Londres, portanto "difícil de encontrar" não é um problema pra mim, haha. Achei a 10-18 interessante, conhece alguém que já usou e se recomenda mesmo?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2014, 19:38:51
na verdade eu pretendo comprar quando chegar em Londres, portanto "difícil de encontrar" não é um problema pra mim, haha. Achei a 10-18 interessante, conhece alguém que já usou e se recomenda mesmo?


mas não foge do preço salgado, libras esterlinas...  :shock: A ótica é excelente, não há concorrente no mercado, quer ficar bem servido?
10-18 STM
18-55 (que possui)
55-250 STM

Se vai viajar faz uma força, vai ter um range de 10 à 250mm com qualidade.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2014, 19:41:58
Se já tem a 18-55...

Eu tenho uma 28 1.8 e gosto bastante. Pequena, anel de foco grande e preciso, preço mais do que justo (da pra achar usada por menos de 1000)... É equivalente a 50mm, em aps-c, ou seja, uma "normal".
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:44:30
Se já tem a 18-55...

Eu tenho uma 28 1.8 e gosto bastante. Pequena, anel de foco grande e preciso, preço mais do que justo (da pra achar usada por menos de 1000)... É equivalente a 50mm, em aps-c, ou seja, uma "normal".

Normal não ajuda para lugares pequenos, eu tenho um 20mm e não dá para fotografar um quarto de apt.
a 10-18 é a melhor pedida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2014, 22:53:01
Normal não ajuda para lugares pequenos, eu tenho um 20mm e não dá para fotografar um quarto de apt.
a 10-18 é a melhor pedida.
Verdade... O autor do tópico não foi muito claro sobre o tipo de arquitetura e locais turísticos, eu estou considerando que a 18-55 seria suficiente para estes casos mais apertados
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


gusthgr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2014, 11:22:57
Valeu galera, comprei a 10-18 mesmo! Encontrei ela no EBay por 209 libras (e postagem grátis pro Reino Unido, um amigo irá receber), o que dá mais ou menos os 800 reais do meu orçamento. Pelo visto vou curtir muito essa lente ;)


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2014, 13:11:47
Cara.. Você vai precisar de angulo... Se você ta usando uma DSLR cropada procura lentes com distância inferior a 20mm. Lembra que o fator de multiplicação é 1.5, ou seja, pra uma cam com formato 35mm, uma 20mm é como uma 20mm é realmente isso, mas pra gente é como se fosse uma 35mm.

A 18-55 faria seu papel, mas é uma lente com construção mais simples, que permite pouca passagem de luz.

Nunca testei, mas falam muito bem da 14mm L, da Canon, que acho que é 2.8 e não distorce a imagem. Uma preciosidade da engenharia! :P
Canon EOS 6D user


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2014, 15:24:38
Olá.
Aproveitando o tópico, qual a diferença entre a 10-18  e a 10-22, visto que ambas são apenas para APS-C? E ambas são escuras, não é mesmo?

Tks


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2014, 15:51:20
A 10-18 é mais escura que a 10-22, mas a primeira tem Is e anel de foco silencioso (STM) adequado para captura de vídeo. A segunda tem motor ultrasonico (USM). A primeira tem tambems construção mais simples, sendo mais barata.
JVc.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2014, 16:15:10
Valeu galera, comprei a 10-18 mesmo! Encontrei ela no EBay por 209 libras (e postagem grátis pro Reino Unido, um amigo irá receber), o que dá mais ou menos os 800 reais do meu orçamento. Pelo visto vou curtir muito essa lente ;)

Que bom que comprou mano. Tem uma galera elogiando muito essa lente!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2014, 02:38:23
 Uma "gambiarra" que quebra muito o meu ganho em fotos de cenários estáticos é montagem no Photoshop. Coloco a 50mm onde já não tenho distorção e saio literalmente metralhando o cenário, importo tudo no Photoshop, é só esperar vários minutos que ele monta uma super foto. É gambi e para cenários bem limitado, mas se bem feita é uma foto enorme, sem nenhum Ca, sem nenhuma distorção e com personalidade única.