Autor Tópico: Fotografia de moda  (Lida 1422 vezes)

Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Online: 09 de Outubro de 2014, 23:34:12
Meus sobrinhos foram convidados para fazer umas fotos para uma marca de confecção bem conhecida (em que ocultei a publicidade da foto), na minha cidade... Acho que o dono da franquia resolveu tentar um up na publicidade...

Não sei quem fez a foto e nem quero desmerecer, mas eu, no lugar, teria feito diferente. Não sei especificar muito bem no que, mas acredito que faria as fotos fora da loja, talvez utilizasse um tema mais adulto, pondo os moleques em um carro.. usando óculos escuros, sem dar legal, mas fazendo pose... sendo no ambiente da loja, evitaria o flash e faria alguns desfoques pra dar destaque apenas na roupa que estão utilizando...

Enfim, só tentei me colocar no lugar do fotógrafo... qual a opinião dos colegas pra melhorar as fotos?





« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 23:48:56 por Bruno Souto »
Canon EOS 6D user


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:38:17
Pois é, parece foto point-and-shot.



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:44:09
Bruno, entendi sua proposta, mas a Galeria, conforme as regras do fórum, é exclusiva para análise de fotos próprias.  :ok:

"Espaço destinado a exposição, ao estudo e a análise de fotos feitas pelos PRÓPRIOS USUÁRIOS. Nesta sala é permitida a postagem de um número ilimitado de imagens e são permitidas réplicas e discussões sobre as imagens postadas"


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:52:30
Bruno, entendi sua proposta, mas a Galeria, conforme as regras do fórum, é exclusiva para análise de fotos próprias.  :ok:

"Espaço destinado a exposição, ao estudo e a análise de fotos feitas pelos PRÓPRIOS USUÁRIOS. Nesta sala é permitida a postagem de um número ilimitado de imagens e são permitidas réplicas e discussões sobre as imagens postadas"

Ô Alexandre, Obrigado pela dica.... Nesse caso, como devo proceder? Será que a moderação pode mover? Acho que seria em "Arte fotográfica" ou "Papo furado".

Eu tinha até desconfiado, procurei as regras da Galeria e não encontrei, só depois que você me alertou, procurando encontrei.
Canon EOS 6D user


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2014, 23:54:05
Alguém do Staff já moveu  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2014, 17:22:12
Essas fotos nao sao de moda (se caso estao se referindo a "fashion"). O maximo que elas poderiam ser eh comercial.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2014, 17:37:36
Parece fotos que a mãe das crianças fez pelo celular pra registrar... não tem nada de fashion, moda, comercial, ou seja lá o que.
Abs.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2014, 22:41:39
o que eu faria de diferente? Tudo.

Primeiro gostaria de dizer que nunca fotografei moda infantil e não sou fotografo de moda, não é mercado pra mim, porém isso ai não é fotografia de moda, na moda existe o conceitual e o comercial.

Conceitual:



Comercial:



Essas ai não se encaixam em nenhum dos dois
@jacobfotografiacriativa


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2014, 02:23:01
Eu num queria dar o título de pseudo-fotografia de moda, né?

Mas vocês disseram muito do que eu já suspeitava. Achei bem simples registros, daqueles que a gente faz pelo celular só pra lembrar com que roupa tava... Talvez isso esteja relacionado à falta de recursos também...

Fiquei com uma dúvida: Croix diz que isso não é moda/fashion, no máximo comercial. Já o André Jacob diz que o comercial está inserido na moda... E então?

Canon EOS 6D user


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2014, 03:22:39
Eu nao comentei sobre a qualidade das fotos, apenas sobre o proposito/execucao delas.

De maneira bem resumida, fotos comerciais vende produtos e servicos (no caso aqui eh roupa) de maneira direta. Ou seja, na foto a mensagem eh o produto que se vende em si: "olha essa roupa como fica legal na crianca". Em regal, xostumam ser aquelas fotos destinadas para catalogos por exemplo.

Fotos de moda vende estilo de vida, tendencia, personalidade: "olha so que cara/mulher/crianca bacada, tem uma vida legal, ou atividade legal, ou uma personalidade especial... E ele/ela usa tal produto". Ou seja, associa a roupa/marca a um estilo de vida, ou algo assim. Em geral, costumam ser aquelas fotos em revista com modelos em um cenario/ambiente legal fazendo mostrando um estilo de vida legal.

Moda e comercial nao sao as mesmas coisas, mas ambas fazem parte da propaganda.

Ja fotos concentuais vendem historias, marrativas, enrredo. O fotos conceituais ja nao fazem mais parte da propaganda mas sim da arte. Sao as series de fotos que vc encontra na Vogue, Bazaar, Elle, etc.

Ou seja, nao eh qualquer foto de roupa ou marcas de roupa que eh chamada de moda.


Logo, as fotos feitas com essas criancas na loja, nao sao de moda. Nao vendem estilo de vida, personalidade, tendencias, etc. Elas apenas mostram as criancas usando a roupa que procuram vender. Ou seja, sao fotos comerciais, "catalogando as roupas a serem mostradas".

Ja sobre a qualidade das dotos ou qualidade da execucao das fotos eh algo que nao comentei, mas somente sobre o proposito/proposta delas.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2014, 08:40:49
Eu já acho que as fotos postadas se enquadram no perfil de foto de moda, o fotografo só não foi muito feliz na execução das fotos (em todos os aspectos), então referente a pergunta "qual a opinião dos colegas pra melhorar as fotos?" eu acho que poderia fazer na loja mesmo (ou indiferente de onde seja, não tem por que ficar ruim sendo na loja), sem problema algum, só precisaria como disse acertar na elaboração do trabalho, o que inclui, luz (com ou sem flash vai depender da iluminação do local e da maneira como o fotografo trabalha, mas não tem problema em usar flash, se souber usar), direção dos modelos, produção, enquadramento...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:34:22

Fiquei com uma dúvida: Croix diz que isso não é moda/fashion, no máximo comercial. Já o André Jacob diz que o comercial está inserido na moda... E então?


Na verdade é um comercial, porém para mim o comercial atrelado ao mercado textil é normalmente o que chamamos de lookbook, ou seja, uma foto em que a unica proposta seja mostrar a roupa, nada demais, nada elaborado, nenhum conceito ou idéia por trás disso. Pode até ser considerado as fotos como comerciais, porém estão mal executadas, não consigo imagina-las impressas num catalogo, p ex
@jacobfotografiacriativa