Autor Tópico: Quantidade de fotos entregues em casamento - enquete  (Lida 10100 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:56:17
Ahh, entendi, Prefiro vender serviço do que foto.

Eu também, é um trabalho a menos não ter que esperar o cliente escolher as fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2014, 10:26:17
Então imagine uma cerimônia com 300 ou 400 convidados, com igreja, buffet e acompanhamento dos noivos na preparação antes da cerimônia.

Mesmo que a equipe tire 5 mil fotos a escolha/separação (atividade tbm conhecida como edição) precisa ter uma narrativa. O que se pretende é contar a história do evento, os protagonistas são os noivos, a edição precisa estabelecer a relação deles com o evento, ou seja, nos principais momentos, com principais convidados, o fotografo editor tem que selecionar as melhores fotos do ponto de vista artístico/narrativo. Obviamente que precisa tbm um pouco de documentação do ambiente, da decoração, do serviço, etc... mas um pouco.

Algo por volta de 500 fotos é suficiente, dessas, 100 podem ir para o álbum, e ja vai ser difícil escolher 100 fotos no meio de 500 boas selecionadas.

Foto demais atrapalha, alguns clientes/fotógrafos entendem que mais é melhor, porem eu penso que realmente interessa a qualidade, a subjetividade, a narrativa do conjunto de fotos. Colocar milhares de fotos, na frente do cliente escancara problemas que precisam ser controlados pelo fotografo, como fotos repetidas das mesmas coisas, fotos feias/não tão bem produzidas, e a não preocupação com narrativa, com a necessidade de contar a história do evento.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 10:31:04 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Outubro de 2014, 14:20:04
Sábado eu fotografei um aniversário infantil, 4 aninhos.

Eu trabalho sempre com 2 cameras, uma com uma fixa e outra com a do kit, pra não perder aquela foto que não vai dar tempo ou ter jeito de dar o passo pra trás.

No final da festa a mãe perguntou: Quantas fotos mais ou menos você fez? Eu peguei uma das máquinas e olhei, estava com 930. Peguei a segunda, tinha umas 250.

Respondi: umas mil e cem..... mas ainda passa por edição, e cai esse número.

A mulher quase caiu pra trás, e falou: Mas você só vai entregar as melhores, né? porque se não, quando eu for ver, lá pelas 200 eu já dormi...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


respondi que dependia do que ela combinou com a empresa (eu tava de freela) e ela falou: tá, eu vejo com eles lá


ou seja: o próprio cliente detesta receber milhares de fotos.....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 13 de Outubro de 2014, 14:37:03
ou seja: o próprio cliente detesta receber milhares de fotos.....

Mas isso varia, viu. Eu vejo que atualmente o pessoal tem preferido menos fotos mesmo, assim como vídeos mais curtos. Mas eu já peguei alguns casais que vinham com a famosa frase "quanto mais fotos você puder entregar, melhor". Fazer o quê, entreguei mais de mil pra esses casais, e eles ficaram super contentes com isso.  :shock:


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2014, 15:07:24

No final da festa a mãe perguntou: Quantas fotos mais ou menos você fez?


Não sei vocês, mas não curto muito que cliente fica perguntando isso, da uma impressão que nós não estamos trabalhando! :(


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2014, 15:09:19
Quando eu casei e fechei o contrato com o fotografo, no pacote dele garantia 100 fotos já editadas. Ele foi organizando da seguinte forma, primeiras fotos eram as da noiva(eu) no salão, depois fotos da igreja, decoração, noivo, ai ele colocou as fotos dos padrinhos entrando na igreja, da cerimonia, e já foi pra fotos pra festa, eu pedi pra ele não colocar foto do Bufet porque seria inútil, então foram as fotos da decoração do salão, do pessoal dançando, e as fotos clássicas dos noivos. Não ficou aquela coisa CHATA de muita foto repetida .. no fim em DVD deram em torno de 250 fotos, mais do que ele tinha me garantido, mas não me foi cobrado a parte. Enfim, uma ideia do que eu recebi  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2014, 15:16:51
Não sei vocês, mas não curto muito que cliente fica perguntando isso, da uma impressão que nós não estamos trabalhando! :(

Não acho não, na maioria das vezes é mera curiosidade mesmo, ou então estão apenas puxando papo. No começo eu até ficava mais encanado, hoje em dia não ligo mais. Mas costumo sempre falar igual ao Adalberto, digo que foram X mil fotos, mas que ainda vou selecionar e reduzir bastante o número.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2014, 22:00:15
800? 1000? 600? Ou vocês tão tudo louco ou eu é que estou!

Eu, como cliente, nao teria paciencia pra ver mais de 200 fotos, no fim das contas é tanta foto que as realmente boas se perdem no meio das medianas e ruins. Prefiro muito mais entregar 130, 200 fotos BEM tratadas, com esmero (preset no LR e tocar pra proxima nao é esmero) do que entregar 1000 fotos que vou ter que editar rapidão porque é o jeito e o cliente vai ter uma imagem mais ou menos de mim. Pra ensaios, mesma coisa, meu pacote que entrega mais fotos de um ensaio é 60 fotos entregues, e ja acho um monte.

Hoje em dia as pessoas estão muito convencionadas a quantidades, a ter tudo em montão ao invés de ter qualidade e uma boa imagem do trabalho, eu, particularmente, não gosto desse rumo da fotografia não...
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2014, 22:15:38
Eu não uso preset nenhum não, trato cada uma das 600 fotos individualmente, dedico o tempo que for necessário mas não uso preset. Eu acho que cada foto é diferente e precisa ser tratada de modo diferente. E com muito esmero, rsrs.

Mas estou tentando realmente diminuir a quantidade. Mas geralmente acontece tanta coisa no casamento, e tem tanta foto que eu gosto que é tarefa difícil, viu!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2014, 22:34:09
Eu acho 800 muito, mas geralmente entrego até mais do que isso. Gostaria de diminuir...rs

Mesmo fazendo uma edição positiva (escolher as melhores ao invés de apagar as piores), edição é algo complicado.

Nunca nenhum cliente reclamou que recebeu muitas fotos, tão pouco achou que eram poucas..

Trato todas individualmente, uma a uma e depois ainda faço uma revisão pela biblioteca, para ver se passou algo e faço um rápido ajuste ali mesmo, caso tenha passado.

Alguns clientes acham pouco, quando coloco no contrato mínimo de 500 fotos...então, aumentei esse número para 800 no contrato, até porque, como eu disse, acho difícil entregar menos. Claro que para um mini wedding com pouco assunto, 400 - 500 já é muito.

Eu sempre faço uma prévia com as 80 - 100 melhores antes de entregar tudo, justamente para não misturar as tops com as mais comuns (decoração, grupos de convidados, etc).



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2014, 22:36:23
Mesmo fazendo uma edição positiva (escolher as melhores ao invés de apagar as piores), edição é algo complicado.


Bota complicado nisso! Não sei vocês, mas eu acabo tendo certo apego com algumas fotos, e tem algumas que fica difícil apagar, mesmo que já tenha outras bem parecidas... Mas estou desapegando aos poucos, tentando desapegar!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2014, 23:26:32

Bota complicado nisso! Não sei vocês, mas eu acabo tendo certo apego com algumas fotos, e tem algumas que fica difícil apagar, mesmo que já tenha outras bem parecidas... Mas estou desapegando aos poucos, tentando desapegar!

Sim...e olha que eu edito uma vez e a minha esposa, que é quem trata as fotos, reedita uma segunda vez.

Acho que o ideal seria umas 3 ou 4 edições, sendo uma na ordem de captura das cameras, outra por camera e uma terceira e quarta feita por outra pessoa...rsrs
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 23:27:27 por viniciustb »


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #27 Online: 13 de Outubro de 2014, 23:27:56
Vi agora aqui na minha galeria...
Os últimos três casamentos (12 de Julho, 02 de agosto e 30 de agosto) entreguei 575, 657 e 632 fotos, respectivamente.  :ponder:
Geralmente realizo também um ensaio pré-casamento com os noivos, que resultam cerca de 120 fotos a mais, também entregues a eles.

« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 23:41:20 por padilhadim »


luanoliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2014, 00:02:59

Não sei vocês, mas não curto muito que cliente fica perguntando isso, da uma impressão que nós não estamos trabalhando! :(

Também não, uma vez em um casamento bem simples, a noiva veio me perguntar quantas fotos fiz, até o momento eu tinha feito 800. Entreguei a ela cerca de 400, ela veio perguntar das outras, se eu não podia passar pra ela, ai tive que explicar que não é assim, que não são todas que ficam boas, repetidas e tal...


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:39:19
800? 1000? 600? Ou vocês tão tudo louco ou eu é que estou!

Eu, como cliente, nao teria paciencia pra ver mais de 200 fotos, no fim das contas é tanta foto que as realmente boas se perdem no meio das medianas e ruins. Prefiro muito mais entregar 130, 200 fotos BEM tratadas, com esmero (preset no LR e tocar pra proxima nao é esmero) do que entregar 1000 fotos que vou ter que editar rapidão porque é o jeito e o cliente vai ter uma imagem mais ou menos de mim. Pra ensaios, mesma coisa, meu pacote que entrega mais fotos de um ensaio é 60 fotos entregues, e ja acho um monte.

Hoje em dia as pessoas estão muito convencionadas a quantidades, a ter tudo em montão ao invés de ter qualidade e uma boa imagem do trabalho, eu, particularmente, não gosto desse rumo da fotografia não...

Por um lado acho ate interessante isso!!

classifico assim:

Veja bem... meta de 500 fotos pra mim entregar seria ideal, em um casamento medio, 800 em um evento de grande proporção e casamento pequeno e simples umas 300.

Conheço um que entrega 2000 fotos (o minimo) em casamento pequeno, só make e cerimonia. :shock:

E no caso de tratamento concordo com voce Andre J.... mas faço um pouquinho diferente, eu mesmo já tenho um preset feito em base de outros pra meu estilo.

A respeito ao seu ultimo paragrafo, realmente é dificio fazer as pessoas (clientes) entenderem que tem que buscar qualidade (criatividade) não quantidade, no qual seria pra mim muito importante como cliente!