Autor Tópico: Quantidade de fotos entregues em casamento - enquete  (Lida 10005 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Outubro de 2014, 21:49:36
Senhores,

Estou em uma discussão (construtiva) com um parceiro sobre quantas fotos devem ser entregues ao cliente.

Gostaria de saber como os parceiros pensam sobre o assunto. Particularmente penso que umas 800 fotos bem feitas é um número bacana.

Nao sou fã de entregar fotos muito parecidas e, claro, de investir mais tempo em edição.

Como os senhores trabalham?


Abraço.

 
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2014, 21:52:21
Eu, como cliente, não ia ter saco nenhum para ver 800 fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2014, 22:29:08
Geralmente de 800 a 1000 fotos são todas fotos tiradas do evento, no caso pode o fotógrafo escolher as melhores, suponhamos que fique 600 fotos ótimas então passa elas para o cliente escolher um número bem menor para que vc faça os dvds com fotos e também álbum, mas cada um cada um, sei que quanto maior o número de fotos menor ainda terá que ser seu tamanho perdendo assim qualidade.


David c.silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2014, 22:38:13
Opa, acho que 800 é muita foto faça um pre seleção com o casal é entregue de 300 a 400 fotos (minha opnião0 :) boa sorte !


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2014, 00:27:37
Acho que esse assunto já foi debatido algumas vezes por aqui. Mas enfim, depende muito do tipo de evento, meus números já variaram entre 400 e 1.000 fotos entregues. Mas estou cada vez mais tentando reduzir esses números. Atualmente coloco no orçamento e no contrato que entrego uma média de 500 fotos, mas pra um casamento completo com making of, ainda não consigo baixar de 700 fotos. Eu sempre evito entregar fotos parecidas, geralmente escolho só 1 ou 2 por momento, no máximo 3 se for algo importante.


PS: acho 800 uma quantidade muito grande de fotos.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2014, 00:27:58 por Humberto Yoji »


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2014, 06:48:59
Conheço quem faz casamento com 3 profissionais e entrega 6000 fotos em 3 dvd, um de cada câmera.... E acha ruim quando a noiva reclama!!! E reclama quando faço freela pra ele e entrego menos de 1500 fotos.....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2014, 08:01:38
Conheço quem faz casamento com 3 profissionais e entrega 6000 fotos em 3 dvd, um de cada câmera.... E acha ruim quando a noiva reclama!!! E reclama quando faço freela pra ele e entrego menos de 1500 fotos.....

Vi num grupo do face coisa parecida.
Pelo que percebi, o pessoal confunde fotojornalismo com colocar a câmera no modo de disparo continuo e sentar o dedo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2014, 08:09:08
tô por fora do assunto...
mas EU particularmente não esperaria receber como cliente mais do que umas 300 fotos... 400 no máximo se tivesse muitos convidados..



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2014, 08:14:23
Não chega a esse ponto, mas minha prima recebeu quase 4.000 fotos pra escolher as 100 do álbum. Foram todas as fotos que os fotógrafos clicaram, até mesmo foto sem querer do chão tinha. Um monte de fotos parecidas, sem tratamento algum, e ainda todas fora de ordem porque os fotógrafos não sincronizaram as câmeras. Minha prima ficou puta da vida!

Eu, como cliente, não ia ter saco nenhum para ver 800 fotos.

tô por fora do assunto...
mas EU particularmente não esperaria receber como cliente mais do que umas 300 fotos... 400 no máximo se tivesse muitos convidados..

É ótimo ter esse tipo de retorno, ajuda bastante na minha decisão de reduzir a quantidade de fotos entregues!  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2014, 08:52:58
Eu, como faço CD "copião" prp cliente montar o álbum, não tenho esse rigor todo na hora de apagar as fotos. MAs ainda assim eu apago muitas.

Meu ultimo casamento, 28/09, em dois fotógrafos fizemos 3000 fotos. Consegui reduzir pra 1800. Ainda é muito, mas já melhorou bastante.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:01:46
O que é um cd copião?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:17:10
O que é um cd copião?

CD com as fotos em baixa resolução, pros casais escolherem as fotos.
Geralmente entrego com 1200px no lado maior, com logo pequena no canto.


luanoliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:31:54
Para que entregar as fotos em baixa? Eu particularmente entrego em alta já pro cliente escolher as do álbum.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:40:34
Para que entregar as fotos em baixa? Eu particularmente entrego em alta já pro cliente escolher as do álbum.

Quem vende X fotos geralmente entrega todas em baixa pra o cliente escolher as X fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


luanoliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:53:15
Ahh, entendi, Prefiro vender serviço do que foto.