Autor Tópico: Compressão de planos  (Lida 12964 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:47:09
E só um conselho, não só sobre esse assunto, mas sobre qualquer assunto relacionado à fotografia: façam testes pessoalmente. Muitas vezes nós temos alguns conceitos já formados na cabeça mas que na verdade nunca paramos mesmo pra testar ou nem mesmo pensar direito sobre isso. Eu sou a favor de que todo mundo teste tudo e tire sus próprias conclusões.  ;)

Importante também é saber como fazer os testes, como isolar as variáveis, testar cada aspecto isoladamente. Existem muitos mitos acerca da fotografia espalhados pela rede e que não são totalmente verdade. Seja por falta de testes, seja por testes feitos de modo errado. Por isso acho importante que tenhamos essa curiosidade pessoal de ir lá e testar por conta própria.  :ok:

Falou tudo Humberto, assino embaixo!

Quanto ao assunto tratado, uma forma simples de entender e ter isso na cabeça mais automaticamente é que tudo tem a ver com a proporção das coisas, uma em relação a outra.
Quanto mais distante vc estiver dos motivos focados mais eles parecerão proporcionais, ou na sua devida e real proporção ( ou com menos perspectiva ).


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:49:00
Acho que nenhum dos dois, é quem esta atras da câmera.
Ha muito fatores que envolvem isso, não apenas a perspectiva que ao meu ver é o que menos influencia. Nesse caso a distancia do objeto + df( lente usada, fixa no caso ) e abertura influenciam muito na compressão do que outra coisa. No seu exemplo é claro, respeitou a distancia camera/objeto na 2ª foto e desrespeitou na 1ª.
Se usar uma 200mm e uma 50mm vai ter comportamentos bem diferentes ( lógico ), mas podem ficar quase idênticos conforme a distancia camera/objeto usada para cada tipo de lente, mas o frame será outro.
Isso tomando um padrão de camera, sensor e lente para um teste. Tudo isso é alterável, há lentes de mesma df que se comportam muito diferentes em relação a distancia do objeto, bokeh e etc.
É a questão de conhecer a ferramenta que se lida e respeitar seus limites.
Abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:52:36
Acho que nenhum dos dois, é quem esta atras da câmera.
Ha muito fatores que envolvem isso, não apenas a perspectiva que ao meu ver é o que menos influencia. Nesse caso a distancia do objeto + df( lente usada, fixa no caso ) e abertura influenciam muito na compressão do que outra coisa. No seu exemplo é claro, respeitou a distancia camera/objeto na 2ª foto e desrespeitou na 1ª.
Se usar uma 200mm e uma 50mm vai ter comportamentos bem diferentes ( lógico ), mas podem ficar quase idênticos conforme a distancia camera/objeto usada para cada tipo de lente, mas o frame será outro.
Isso tomando um padrão de camera, sensor e lente para um teste. Tudo isso é alterável, há lentes de mesma df que se comportam muito diferentes em relação a distancia do objeto, bokeh e etc.
É a questão de conhecer a ferramenta que se lida e respeitar seus limites.
Abs

Como abertura influencia em compressão de planos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:53:31
entendo perfeitamente que a causa real da compressão seja a perspectiva, mas eu continuo achando que a causa secundária seja a distância focal sim...

Afinal, na prática, quando se muda de objetiva muda a perspectiva e vice versa.. Não vejo como separar uma coisa da outra.

Ou seja, a causa principal é uma coisa, mas que na prática raramente acontece sem a causa secundária...

Não sei se me fiz entender...

A causa é a perspectiva. Mas quando se muda a objetiva não se muda a perspectiva. O que muda é a mudança de posição que você faz pra enquadrar a cena. Uma é a causa a outra é uma conseqüência visando um enquadramento.

E outros fatores como DOF, podem disfarçar a compressão gerada pela mudança de perspectiva.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:54:44
Como abertura influencia em compressão de planos?

Ele dá uma disfarçada, pois os elementos não ficam definidos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:55:56
Patagonico, mas aí você está colocando outras variáveis na conta. Se for pensar apenas em compressão de planos mesmo, e isolar apenas essa variável, ela é função da distância em relação ao objeto, apenas. Fiz umas fotos aqui em casa, mais à noite posto.


A meu ver, a abertura utilizada muda apenas a percepção dos planos, mas não a compressão dos planos em si.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2014, 09:57:59
Patagonico, mas aí você está colocando outras variáveis na conta. Se for pensar apenas em compressão de planos mesmo, e isolar apenas essa variável, ela é função da distância em relação ao objeto, apenas. Fiz umas fotos aqui em casa, mais à noite posto.


A meu ver, a abertura utilizada muda apenas a percepção dos planos, mas não a compressão dos planos em si.

Assim como contraste, cores, conversão, nível de ruído, nitidez, iluminação, etc., são fatores que podem influenciar um pouco na percepção da compressão. Mas se o bokeh dissolve todo o fundo, interfere na percepção também.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:00:10


...
Muitas vezes nós temos alguns conceitos já formados na cabeça mas que na verdade nunca paramos mesmo pra testar ou nem mesmo pensar direito sobre isso. Eu sou a favor de que todo mundo teste tudo e tire suas próprias conclusões.  ;)
...

Ótimo. Gostaria de ampliar a sugestão do Humberto para além da compressão de planos e além da fotografia.

Não deixe os outros pensarem por você, não faça as coisas do mesmo jeito só porque todo mundo faz, não aceite os argumentos falaciosos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:04:03
Assim como contraste, cores, conversão, nível de ruído, nitidez, iluminação, etc., são fatores que podem influenciar um pouco na percepção da compressão. Mas se o bokeh dissolve todo o fundo, interfere na percepção também.

Sim, mas percepção é diferente de compressão real. Por isso eu digo que é preciso analisar cada variável independentemente, pra ver o quanto cada uma vai influenciar em cada aspecto.

No caso específico desse tópico, a pergunta era se a mudança de comprimento focal altera a compressão de planos. Pra testar isso, é preciso "zerar" todas as outras variáveis. Ou seja, manter a mesma distância em relação ao assunto, manter o mesmo ponto de foco, usar aberturas equivalentes e alterar apenas o comprimento focal. Se for possível, usar até mesmo a mesma objetiva (zoom, no caso).

Depois podemos fazer outros testes mudando cada uma das variáveis, mas continuo afirmando, baseado nos meus testes, que o principal fator que influencia a compressão de planos é a distância em relação ao assunto. E que a mudança de comprimento focal não altera a compressão de planos.


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:11:40

" a pergunta era se a mudança de comprimento focal altera a compressão de planos. Pra testar isso, é preciso "zerar" todas as outras variáveis. Ou seja, manter a mesma distância em relação ao assunto, manter o mesmo ponto de foco, usar aberturas equivalentes e alterar apenas o comprimento focal. Se for possível, usar até mesmo a mesma objetiva (zoom, no caso).

Se a pergunta é essa, então vc já tem a resposta...



Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:22:21
Assim como contraste, cores, conversão, nível de ruído, nitidez, iluminação, etc., são fatores que podem influenciar um pouco na percepção da compressão. Mas se o bokeh dissolve todo o fundo, interfere na percepção também.
  Certo, mas no caso do seu exemplo não tem fundo, mas 100% da foto degradada. Porque?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:24:12


...
Depois podemos fazer outros testes mudando cada uma das variáveis, mas continuo afirmando, baseado nos meus testes, que o principal fator que influencia a compressão de planos é a distância em relação ao assunto. E que a mudança de comprimento focal não altera a compressão de planos.

Além dos testes, podemos chegar a alguma conclusão usando o nosso raciocínio lógico. Neste caso a matemática corrobora seus resultados.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:24:59
Esse assunto já foi bastante discutido aqui, mas sempre é bom rever os conceitos. Com certeza melhor do que ficar discutindo qual equipamento é melhor :)

Vou repetir algumas imagens que já postei aqui mesmo no fórum.

A compressão é a relação entre a distância entre os planos e a distância entre o plano focal e o plano principal.

Se vc colocar uma cadeira a um metro de distância de uma parede e se posicionar a meio metro da cadeira, a parede ao fundo parecerá distante.

Se deixar a cadeira no mesmo lugar e se posicionar a 10 metros de distância, a cadeira irá parecer colada à parede.



Esse é o básico. O resto é consequência desta observação básica. Para obtermos o mesmo enquadramento do objeto principal usando uma 50mm e uma 200mm, nesta última teremos que nos mover para trás. É isso que fará com que os planos atrás do objeto principal fiquem "colados", e não a troca da objetiva.

Exemplo clássico de compressão entre os planos, fotos que eu já tinha postado aqui também

85mm


200mm


Isso leva a um outro assunto, que é o uso "indiscriminado" por assim dizer, das lentes zoom. A maioria dos iniciantes não se dá conta que quando muda a distância focal para fazer um enquadramento, não é apenas o enquadramento que está mudando, mas também a compressão entre os planos, que pode afetar o resultado final. Nas fotos acima, o objetivo é o mesmo, fotografar o busto. Mas o resultado difere enormemente de acordo com a distância focal utilizada.

Por isso acho legal o exercício de tentar fotografar com lentes fixas (ou com o zoom travado), usando uma distância focal que forneça as características que gostamos, e a partir dessa distância focal fazermos o enquadramento e não o contrário.

Eu particularmente gosto da linguagem apresentada pela df de 35mm em APS-C, e 90% das minhas fotos de férias são com uma fixa desta distância focal.


« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 10:26:43 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:25:17

Ótimo. Gostaria de ampliar a sugestão do Humberto para além da compressão de planos e além da fotografia.

Não deixe os outros pensarem por você, não faça as coisas do mesmo jeito só porque todo mundo faz, não aceite os argumentos falaciosos.

Boa!

Conforme disse Ansel Adams: " - Tem muita gente por aí fazendo somente aquilo que lhes foi dito pra fazerem... - Não se deixe levar por nada a não ser por suas próprias convicções".


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:26:52
Se a pergunta é essa, então vc já tem a resposta...


Sim. E minha resposta é que alterar apenas o comprimento focal NÃO altera a compressão de planos. Mas é que foi justamente esse o ponto que foi levantado em outro tópico, e que gerou a criação desse aqui.