Autor Tópico: Compressão de planos  (Lida 12969 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:26:57
Sim, mas percepção é diferente de compressão real. Por isso eu digo que é preciso analisar cada variável independentemente, pra ver o quanto cada uma vai influenciar em cada aspecto.

No caso específico desse tópico, a pergunta era se a mudança de comprimento focal altera a compressão de planos. Pra testar isso, é preciso "zerar" todas as outras variáveis. Ou seja, manter a mesma distância em relação ao assunto, manter o mesmo ponto de foco, usar aberturas equivalentes e alterar apenas o comprimento focal. Se for possível, usar até mesmo a mesma objetiva (zoom, no caso).

Depois podemos fazer outros testes mudando cada uma das variáveis, mas continuo afirmando, baseado nos meus testes, que o principal fator que influencia a compressão de planos é a distância em relação ao assunto. E que a mudança de comprimento focal não altera a compressão de planos.

Acho que o teste do espelho ajuda bastante a endender isso. Sem objetiva, sem camera. Eu uso isso muito na prática, pois um passo pra trás muda toda a minha foto. Faz uma roda de um produto aparecer, faz uma lateral parecer maior.

Faz assim, encontra um objeto cúbico, ou aproximadamente cúbico, pode ser uma caixinha, um cubo mágico, uma embalagem de produto. Fica se aproximando e se afastando dele. Prontinho, ta aí a compressão.

Outra coisa é a impressão de convergência de retas paralelas, outro fenômeno que os livros de fotografia básica atribuem às objetivas. É, mais uma vez, uma questão de perspectiva.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:28:14
Esse assunto já foi bastante discutido aqui, mas sempre é bom rever os conceitos. Com certeza melhor do que ficar discutindo qual equipamento é melhor :)

Vou repetir algumas imagens que já postei aqui mesmo no fórum.

A compressão é a relação entre a distância entre os planos e a distância entre o plano focal e o plano principal.

Se vc colocar uma cadeira a um metro de distância de uma parede e se posicionar a meio metro da cadeira, a parede ao fundo parecerá distante.

Se deixar a cadeira no mesmo lugar e se posicionar a 10 metros de distância, a cadeira irá parecer colada à parede.

Conforme comentei, é a proporção entre os motivos diversos que se altera.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:32:12
E é muito importante a gente separar as coisas do equipamento, ajuda a ver a fotografia a olho nu, coisa que falta em muitos fotógrafos, e me incluo na lista.

Quando a gente sair sem a câmera, vamos olhar mais pra este tipo de coisa, aguçar nossa percepção, perceber a luz, os pontos de vista.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:36:32
E é muito importante a gente separar as coisas do equipamento, ajuda a ver a fotografia a olho nu, coisa que falta em muitos fotógrafos, e me incluo na lista.

Quando a gente sair sem a câmera, vamos olhar mais pra este tipo de coisa, aguçar nossa percepção, perceber a luz, os pontos de vista.

Importantíssimo! Até prq muitas vezes algo nos chama a atenção ( a olho nu ) vendo tridimensionalmente e caímos no erro de achar que aquilo será bem representado na fotografia ( bidimensional ).
A que se estudar qual a melhor forma de se transmitir essa mensagem....e observar bem primeiro é a chave.


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:36:43

Sim. E minha resposta é que alterar apenas o comprimento focal NÃO altera a compressão de planos. Mas é que foi justamente esse o ponto que foi levantado em outro tópico, e que gerou a criação desse aqui.
  NÃO?? Olha o exemplo do AlexandreS! No caso é de uma 85mm para uma 200, pega uma zoom e faça um teste semelhante, se não alterar eu não sei o que é a compressão de planos!!



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #35 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:36:45
Esse assunto já foi bastante discutido aqui, mas sempre é bom rever os conceitos. Com certeza melhor do que ficar discutindo qual equipamento é melhor :)

Vou repetir algumas imagens que já postei aqui mesmo no fórum.

A compressão é a relação entre a distância entre os planos e a distância entre o plano focal e o plano principal.

Se vc colocar uma cadeira a um metro de distância de uma parede e se posicionar a meio metro da cadeira, a parede ao fundo parecerá distante.

Se deixar a cadeira no mesmo lugar e se posicionar a 10 metros de distância, a cadeira irá parecer colada à parede.



Esse é o básico. O resto é consequência desta observação básica. Para obtermos o mesmo enquadramento do objeto principal usando uma 50mm e uma 200mm, nesta última teremos que nos mover para trás. É isso que fará com que os planos atrás do objeto principal fiquem "colados", e não a troca da objetiva.

Exemplo clássico de compressão entre os planos, fotos que eu já tinha postado aqui também

85mm


200mm


Isso leva a um outro assunto, que é o uso "indiscriminado" por assim dizer, das lentes zoom. A maioria dos iniciantes não se dá conta que quando muda a distância focal para fazer um enquadramento, não é apenas o enquadramento que está mudando, mas também a compressão entre os planos, que pode afetar o resultado final. Nas fotos acima, o objetivo é o mesmo, fotografar o busto. Mas o resultado difere enormemente de acordo com a distância focal utilizada.

Por isso acho legal o exercício de tentar fotografar com lentes fixas (ou com o zoom travado), usando uma distância focal que forneça as características que gostamos, e a partir dessa distância focal fazermos o enquadramento e não o contrário.

Eu particularmente gosto da linguagem apresentada pela df de 35mm em APS-C, e 90% das minhas fotos de férias são com uma fixa desta distância focal.


tô contigo.  :clap: :clap: :clap:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:40:14
  NÃO?? Olha o exemplo do AlexandreS! No caso é de uma 85mm para uma 200, pega uma zoom e faça um teste semelhante, se não alterar eu não sei o que é a compressão de planos!!


No exemplo do AlexandreS foi alterado o comprimento focal, mas foi alterada também a distância em relação ao assunto, para manter o mesmo enquadramento. O que todos estamos dizendo aqui é que se alterar apenas o comprimento focal, mantendo a distância em relação ao assunto, não existe alteração na compressão de planos.




AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #38 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:41:04
  NÃO?? Olha o exemplo do AlexandreS! No caso é de uma 85mm para uma 200, pega uma zoom e faça um teste semelhante, se não alterar eu não sei o que é a compressão de planos!!

Patagônico, mas a alteração da compressão aqui foi porque tive que me mover para fazer o mesmo enquadramento. Por isso que mudou. Se tivesse permanecido no mesmo local e cropado a foto de 85mm para ficar igual à 200mm, a compressão teria sido idêntica.

A alteração da compressão foi em função da alteração da posição, e não da alteração da distância focal em si.

PS: Estou com a impressão que estamos falando a mesma coisa, de formas diferentes   :ponder: :ponder: :ponder: rsrssrs
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 10:43:29 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:44:18
PS: Estou com a impressão que estamos falando a mesma coisa, de formas diferentes   :ponder: :ponder: :ponder: rsrssrs


Pior que também acho, eu acho que não estou conseguindo explicar direito o meu ponto de vista... Vou ter que sair agora, volto só amanhã de noite, aí posto aqui o último teste que acabei de fazer, acho que pode ajudar a entender o que estou tentando dizer.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #40 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:44:55
Nos exemplo é mostrado que justamente ao mudar a objetiva não se muda a perspectiva.

A causa é a perspectiva. Mas quando se muda a objetiva não se muda a perspectiva. O que muda é a mudança de posição que você faz pra enquadrar a cena. Uma é a causa a outra é uma conseqüência visando um enquadramento.

quis dizer com a movimentação pra reenquadrar
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 10:47:47 por Luciano.Queiroz »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:46:10
Fiquei com a impressão de que ao invés de ajudar, acabei confundindo mais ainda :doh: :doh:

Cláudio, desculpa aí pela intromissão no teu tópico  :shock:


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #42 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:47:27
A alteração da compressão foi em função da alteração da posição, e não da alteração da distância focal em si.

Sim, é só pegar uma fotografia qualquer feita com, sei lá, 20 mm e cropa-la ( fazer um recorte de uma parte ao fundo da imagem, por exemplo ).
Isso é a mesma coisa que se tivesse feito a foto no mesmo lugar só que com uma tele ( só não teria a mesma qualidade..hehe ) prq vc não teria mudado a sua posição em relação aos motivos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:48:38
Acho muito importante desassociar a perspectiva da distancia focal utilizada.
Isso fica evidente ao usar formatos diferentes.

Se colocarmos 3 fotógrafos, alinhados ombro com ombro, e usando os seguintes equipamentos:

1- Câmera micro 4/3 com 25mm, fator de crop 2x
2- Câmera aps-c com 35mm, fator de crop 1,5x
3- Câmera FF com 50mm

Teremos 3 fotos com praticamente a mesma perspectiva e enquadramento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #44 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:49:32
É por causa dessa confusão que particularmente eu acho desnecessário querer ensinar pra quem tá começando que o que muda a compressão é a perspectiva... as duas coisas (perspectiva e DF) sempre estão relacionadas!

Ninguém na prática vai fazer uma foto com 20mm e recordar pra ficar igual 200mm..

Nos cursos de iniciação que faço eu só menciono sobre isso, mas prefiro que quem esteja começando aprenda que é a DF que faz mudar a compressão, justamente porque não enxergo uma coisa separada da outra. É uma mentirinha que não vai influenciar tanto assim na vida dele.

Tem coisas que acho que quando partem pro lado técnico demais, não dá pra falar pra todo mundo.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 10:53:33 por Luciano.Queiroz »