Autor Tópico: Compressão de planos  (Lida 12923 vezes)

Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:51:19

PS: Estou com a impressão que estamos falando a mesma coisa, de formas diferentes   :ponder: :ponder: :ponder: rsrssrs
  Sim, estamos. Pelo que eu entendi é lógica essa mudança!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #46 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:56:26
É por causa dessa confusão que particularmente eu acho desnecessário querer ensinar pra quem tá começando que o que muda a compressão é a perspectiva... as duas coisas (perspectiva e DF) sempre estão relacionadas!

Ninguém na prática vai fazer uma foto com 20mm e recordar pra ficar igual 200mm..

Nos cursos de iniciação que faço eu só menciono sobre isso, mas prefiro que quem esteja começando aprenda que é a DF que faz mudar a compressão, justamente porque não enxergo uma coisa separada da outra. É uma mentirinha que não vai influenciar tanto assim na vida dele.

Tem coisas que acho que quando partem pro lado técnico demais, não dá pra falar pra todo mundo.

Cara, mas o que tem que ser feito é tentar descomplicar ao máximo esse assunto.
Em vez de ficar tentando fazer cálculos o esquema aqui é muito mais uma questão de observação "em campo" mesmo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #47 Online: 14 de Outubro de 2014, 10:59:50
É por causa dessa confusão que particularmente eu acho desnecessário querer ensinar pra quem tá começando que o que muda a compressão é a perspectiva... as duas coisas sempre estão relacionadas!

Ninguém na prática vai fazer uma foto com 20mm e recordar pra ficar igual 200mm..

Nos cursos de iniciação que faço eu só menciono sobre isso, mas prefiro que quem esteja começando aprenda que é a DF que faz mudar a compressão, justamente porque não enxergo uma coisa separada da outra.

Tem coisas que acho que quando partem pro lado técnico demais, não dá pra falar pra todo mundo.

Luciano, na grande maioria das vezes eu concordo com vc, desta vez vou discordar.

Se vc disser que é a DF que faz mudar a compressão, terá que dizer também que este é um dos fatores que muda a compressão, porque ele não é único.

A alguns anos atrás houve uma discussão infindável no Digiforum em relação a isso. Começou porque alguém disse que uma determinada lente era a melhor lente para retratos porque esta lente proporcionava uma relação entre os planos (nariz/orelha) que tornavam os retratos agradáveis, com uma proporcionalidade bonita. Aí alguém retrucou que isso era verdade, mas caso a câmera utilizada fosse uma FF e não uma cropada, para obter a mesma proporcionalidade teria que ser utilizada outra lente, já que o que determina essa relação entre os planos é a distância entre o plano focal e o fotografado, e não a distância focal da lente e para manter o mesmo enquadramento, alterando-se o fator de crop, tem-se que utilizar outra DF. E aí começou a confusão que rendeu páginas e páginas já que existia este conceito de que a DF é que determina a compressão dos planos, cada um defendendo conceitos "achados na internet" até que através de exemplos práticos e algumas referências a literaturas bem conhecidas, concluiu-se que que a DF não tem efeito sobre a compressão dos planos, e sim a distância como estamos falando aqui.

Então, eu sempre opto por relacionar compressão dos planos à distância. Para relacionar com a DF teria que relacionar também com o fator de crop do sensor, já que a compressão de planos entre uma 50mm em FF e 50mm em APS-C, mantido o mesmo enquadramento, é bem diferente.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:01:03 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:03:18
Vamos lá a DF cropa! Aproximação do objeto altera a cp! Isso? Me respondam :D


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #49 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:08:24
Vamos lá a DF cropa! Aproximação do objeto altera a cp! Isso? Me respondam :D

A compressão de planos nada mais é do que a perda da perspectiva ou a mudança da proporção entre os diversos motivos, coisa que só acontece quando vc se move em relação a esses motivos.
Simples!


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:17:28
A compressão de planos nada mais é do que a perda da perspectiva ou a mudança da proporção entre os diversos motivos, coisa que só acontece quando vc se move em relação a esses motivos.
Simples!
Ai ai. PQP disso eu sei! Ma pelo amor do senhor estamos discutindo o ridículo!  Então eu não entendi o sentido da discussão !!!

O exemplo dele então era só mostrar que a distância ( cam/objeto ) altera a perspectiva??? :shock:  É isso???


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:24:48
Se a compressão é perceptível a olho nu, à medida que o ponto de vista muda, e sim, algumas pessoas conseguem facilmente percebê-la, fica aqui resolvida a questão.

É uma questão de saber quem realmente origina isso. É como o frio e os casacos. Ora, faz frio eu coloco o casaco, mas não foi o casaco que fez esfriar.

Outro dia vi um novato falar, "puxa, minha câmera desfoca o fundo bem menos quando está claro". Eu pensei, bem, ele deve estar no automático e a abertura muda automaticamente. Então não foi a claridade de aumentou a profundidade de campo, foi a abertura. Embora, naquele caso, na prática, no modo auto, realmente a luminosidade vai aumentar o dof por conseqüência.

« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:28:20 por Claudio Rombauer »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #52 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:29:40
Ai ai. PQP disso eu sei! Ma pelo amor do senhor estamos discutindo o ridículo!  Então eu não entendi o sentido da discussão !!!

O exemplo dele então era só mostrar que a distância ( cam/objeto ) altera a perspectiva??? :shock:  É isso???

Rodrigo, o tópico foi criado por outro motivo.

Em outro tópico, começou-se a discutir porque um forista disse que a compressão dos planos não mudava quando se usava a mesma objetiva em sistemas diferentes. Em outras palavras, usando uma 50mm em FF e uma 50mm em APS-C ou 50mm em MFT, a compressão dos planos seria sempre igual porque esta seria uma característica da objetiva, o que não é verdade.

É claro que mantendo-se fixo um dos fatores, o crop do sensor por exemplo, o outro fator caminha junto com a compressão dos planos, o que dá essa impressão errada de que a DF é que é a responsável pela compressão dos planos e que gerou este mito defendido por muitos.

Mas isso não é verdade, mantendo-se fixo o enquadramento e a distância focal, e mudando-se o tamanho do sensor, a compressão também muda, novamente porque a distância necessária para manter o enquadramento muda.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:35:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #53 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:30:13
Ai ai. PQP disso eu sei! Ma pelo amor do senhor estamos discutindo o ridículo!  Então eu não entendi o sentido da discussão !!!

O exemplo dele então era só mostrar que a distância ( cam/objeto ) altera a perspectiva??? :shock:  É isso???

Pois é, mas tem muita gente que não acha isso tão simples, ou tlvz até tenha entendido já, mas não sabe explicar ou se fazer entender que já entendeu..... :hysterical:..... :ponder:.... :aua:
Acho que compliquei agora... :D


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #54 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:30:17
Tá pior que Canon x Nikon   :shock:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:31:36
Veja, é importante entender isso. Eu já dei WS de fotografia de produtos e em mais de um caso, eu, usando uma objetiva 90mm, falei para o aluno afastar um pouco para que o produto ficasse mais ortogonal, mas ele falou pra mim que não ia mudar nada se ele não trocasse de objetiva, já que tinham ensinado ele que a "perspectiva da 90mm" era perfeita para aquele tipo de foto. Então esta confusão de conceitos atribui compressão e perspectiva a uma determinada objetiva e todo mundo esquece que mover ela pra frente e pra trás é que muda isso.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:33:27 por Claudio Rombauer »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #56 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:33:26
Luciano, na grande maioria das vezes eu concordo com vc, desta vez vou discordar.

Se vc disser que é a DF que faz mudar a compressão, terá que dizer também que este é um dos fatores que muda a compressão, porque ele não é único.

A alguns anos atrás houve uma discussão infindável no Digiforum em relação a isso. Começou porque alguém disse que uma determinada lente era a melhor lente para retratos porque esta lente proporcionava uma relação entre os planos (nariz/orelha) que tornavam os retratos agradáveis, com uma proporcionalidade bonita. Aí alguém retrucou que isso era verdade, mas caso a câmera utilizada fosse uma FF e não uma cropada, para obter a mesma proporcionalidade teria que ser utilizada outra lente, já que o que determina essa relação entre os planos é a distância entre o plano focal e o fotografado, e não a distância focal da lente e para manter o mesmo enquadramento, alterando-se o fator de crop, tem-se que utilizar outra DF. E aí começou a confusão que rendeu páginas e páginas já que existia este conceito de que a DF é que determina a compressão dos planos, cada um defendendo conceitos "achados na internet" até que através de exemplos práticos e algumas referências a literaturas bem conhecidas, concluiu-se que que a DF não tem efeito sobre a compressão dos planos, e sim a distância como estamos falando aqui.

Então, eu sempre opto por relacionar compressão dos planos à distância. Para relacionar com a DF teria que relacionar também com o fator de crop do sensor, já que a compressão de planos entre uma 50mm em FF e 50mm em APS-C, mantido o mesmo enquadramento, é bem diferente.


Entendo perfeitamente... eu só acho que pra galera que tá começando isso é muito complicado de entender. Pra quem tá habituado é tranquilo, mas pra quem tá tendo os primeiros contatos com a teoria acho muito difícil porque já tem muita coisa pra tentar relacionar..

Falar pra essa galera que a DF muda a compressão é uma meia-mentirinha que na minha opinião deixa mais fácil de entender... e uma mentirinha que não vai mudar muita coisa na vida pessoal dela..

Acho que é um assunto pra quem se liga mais na parte teórica das lentes e equipamentos do que pro usuário em geral...



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #57 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:35:36
Em outro tópico, começou-se a discutir porque um forista disse que a compressão dos planos não mudava quando se usava a mesma objetiva em sistemas diferentes. Em outras palavras, usando uma 50mm em FF e uma 50mm em APS-C ou 50mm em MFT, a compressão dos planos seria sempre igual porque esta seria uma característica da objetiva, o que não é verdade.

De certa forma é verdade, não prq "é uma característica" da objetiva, mas se vc pegar o centro da cena ele será o mesmo, porém em APS será um quandro menor ( com um crop ).
Mas se vc tiver uma árvore lá ao fundo e uma montanha atrás, 50mm tanto em FF quanto em APS a proporção dos dois será a mesma, desde que vc não se mexa.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:36:58
Para simplificar, muita gente pode afirmar que  "quanto mais luz, menor o desfoque", ou "quando maior o ISO, maior a profundidade de campo", etc. Mas sabemos que isso não é 100% verdade em todas as situações, mas alguém vai dizer que na prática é o que ocorre na câmera dele.

Quando a gente fala que aumentar a profundidade de campo "deixa tudo em foco", já aparece alguém dizendo que foco só tem um plano, o resto esta "aceitavelmente nítido". E aí já vem os tais "círculos de confusão".

Fotografia é isso. Eu, na verdade, tentei separar este conceito do equipamento, mostrar que ele é perceptível a olho nu, pra simplificar as coisas. Mas o que é simples pra alguns realmente pode ser uma tormenta pra outros.

O importante é que estamos entre amigos, e discutindo um pouco de fotografia.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:41:04 por Claudio Rombauer »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #59 Online: 14 de Outubro de 2014, 11:48:50
Tem bastante lenda, principalmente na internet.

É queném a história de que usar uma lente com a mesma df em APS é melhor pra fotografar pássaro do que em uma FF, quando na verdade a APS é só um crop da FF....

Desculpa, não quero complicar... :D