Autor Tópico: Flash Ligado = ISO baixo???  (Lida 3874 vezes)

rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Online: 14 de Outubro de 2014, 14:18:22
Pessoal,

Sou iniciante com flash externo e tenho uma dúvida:

Ao ativar o flash para um evento noturno ou pouco iluminado (como uma festa de aniversário de noite, ao ar livre) devo aumentar a potência do flash e diminuir o ISO ou manter o ISO em um nível aceitável e o flash na potência normal?

Estou em dúvida porque tirei fotos de um aniversário, com as pessoas na mesa, e senti as fotos ficaram muito parecida com fotos tiradas por compactas cyber-shot, mesmo apontando o flash para cima com aquele rebatedor que vem no flash aberto. Nessas fotos, utilizei o TTL do flash, abaixei o ISO para 100 e potência 1/1 no flash.
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:25:18
Provavelmente essa impressão se deu porque o fundo ficou escuro.

Lembre-se que o flash tem um alcance relativamente pequeno, e a intensidade da luz decai muito rapidamente com a distância. Usando um ISO muito baixo, o flash vai disparar com intensidade para iluminar o que está em foco, normalmente o primeiro plano. Atrás dele, a luz não vai alcançar e vai continuar escuro, dando a impressão de foto de compacta.

Não existe regra, vá experimentando até chegar ao ponto que vc gosta. Fotografe em RAW para ter maior controle na redução de ruído na pós. E não esqueça de olhar o resultado impresso, olhar fotos em 100% no monitor não vai adiantar muito.

Eu daria como ponto de partida ISO 800 para fotos com flash em ambiente com uma boa iluminação ambiente.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:28:17
Não entendi, usou ttl ou usou potencia manual definida em 1/1?

Iso alto ajuda o flash a reciclar mais rápido alem de não drenar as baterias.
Eu sempre uso 800 ou 1600 em eventos noturnos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:31:05
Não entendi, usou ttl ou usou potencia manual definida em 1/1?

Iso alto ajuda o flash a reciclar mais rápido alem de não drenar as baterias.
Eu sempre uso 800 ou 1600 em eventos noturnos.

Coloquei no MODE "TTL" e, nos botões + e - alterei deixei a potência em 1/1... pelo menos foi isso que eu entendi...
Eu acho que estou fazendo alguma coisa errada rsrsrrs já até comprei, ontem, o livro "Flash Dedicado", do Neil van Niekerk, pra ver se consigo entender melhor o significado de cada coisa e evitar de fazer besteiras rsrsrrsr
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:33:38


Não existe regra, vá experimentando até chegar ao ponto que vc gosta. Fotografe em RAW para ter maior controle na redução de ruído na pós. E não esqueça de olhar o resultado impresso, olhar fotos em 100% no monitor não vai adiantar muito.

Eu daria como ponto de partida ISO 800 para fotos com flash em ambiente com uma boa iluminação ambiente.

Essa é a grande dica. A experimentação vai te ensinar com o tempo como o seu equipamento se comporta. Como antecipar isso? Tirando fotos, simule na sua casa, leve sua camera para eventos onde voce não é o fotografo e por aí vai.

Outra coisa, ESQUEÇA o rebatedor do flash, aquilo não serve para muita coisa porque a luz do flash não está direcionada para ele. Use aqueles rebatedores universais se for o caso!

Abs,
WB


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:39:09
Coloquei no MODE "TTL" e, nos botões + e - alterei deixei a potência em 1/1... pelo menos foi isso que eu entendi...
Eu acho que estou fazendo alguma coisa errada rsrsrrs já até comprei, ontem, o livro "Flash Dedicado", do Neil van Niekerk, pra ver se consigo entender melhor o significado de cada coisa e evitar de fazer besteiras rsrsrrsr

Grande referencia, li o site dele todo.
Se era no modo TTL você ajustou a compensação para +1, não?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rcschettino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
  • Sexo: Masculino
  • "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!"
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2014, 14:42:07
Grande referencia, li o site dele todo.
Se era no modo TTL você ajustou a compensação para +1, não?

Ah... com esse seu questionamento, agora entendi então... na verdade, eu deixei "sem compensação". Eu achava (por burrice minha) isso era 1/1.... desculpem minha ignorância...
Canon PowerShot S110 - Canon EOS Rebel T3i + Canon EOS 60D + 18-135mm f/3.5-5.6 IS + 18-200mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 II + Flash Canon 580 EX-II + Flash YongNuo YN468-II


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2014, 15:47:59
não tem receita pronta pra isso... o fotometro é o teu melhor guia, o ideal é que não fique muito sub... até uns -2 acho que vai bem usando o flash pra preencher o assunto, mas depende da cena.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2014, 16:36:44
Quer receita pronta?

Testa essa.

ISO 1600 + obturador em 1/60 e abertura do diafragma fixa em 5.6

Flash em TTL com +1EV



waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2014, 17:53:28
Duas dicas que valem a pena testar, como ponto de partida:

(Câmera em modo manual e flash em TTL)

Opção 1-Fotometrar a cena normalmente sem flash e depois ligá-lo com compensação do TTL em -1 EV

Opção 2-A partir da fotometria correta para a cena, configurar a câmera para sub-expor em 1 EV (exemplo, diminuir o ISO) e deixar o flash TTL sem compensação.

Acho que dessa forma o flash fica bem suave na cena e o fundo não fica escuro.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, 17:54:01 por waage »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2014, 23:24:20
Quer receita pronta?

Testa essa.

ISO 1600 + obturador em 1/60 e abertura do diafragma fixa em 5.6

Flash em TTL com +1EV

Uso 1600 + 1/100 + f/3.2 ou f/3.5 ( Na situação descrita, claro) :ok:

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


ThiagoRei

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2014, 10:42:16
Faço a medição da cena com flash Desligado antes. Ajusto a luminosidade com a combinação Velocidade/Abertura/Iso, aí ligo o flash e clico. Se for rebater o flash pode ser preciso compensar a exposição do flash.

Se quer um caminho p/ te direcionar: Iso 1600, Velocidade em 1/100, dificilmente baixo muito disso p/ evitar os rastros do movimento das pessoas, e abertura em 5.6 já deve te dar uma luz legal. A partir daí você compensa o que precisar. Para mais ou p/ menos. Só tente priorizar os ajustes de abertura e velocidade antes de ir subindo o ISO que tende a sacrificar a qualidade da imagem.
Liga o flash e pronto!

Abs,
Canon: 5D Classic + 60D + 50D + T2i
Tamron 17-50 f/2.8 + Canon 50 f/1.8 + 50 f/1.4 + 10-22 + 85 f/1.8 + 70-200L f/4 + 50 f/2.5 Macro
Canon 580 EXII + 430 EXII