Autor Tópico: Limpeza de lente  (Lida 2020 vezes)

thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Online: 25 de Setembro de 2014, 10:45:35
Vou compartilhar minha história....

Faz uns 2 meses, comprei na feira de antiguidades da Benedito Calixto aqui em São Paulo uma lente 400mm mount T.

O último elemento da lente estava bem embaçado... a princípio achei q era condensação... q era só abrir e passar um pano q blz...

Tive que comprar no ebay ferramental para abrir a lente... até ai ok..

Quando finalmente consegui deixar o elemento óptico na minha mão, vi que não era só condensação, tinha uma película que não saia por nada...
Resumindo a história, tentei de tudo parar limpar a lente e nada adiantava, após algums minutos de pesquisa na internet resolvi apelar,

limpei a lente com KAOL.... polidor de metais...

E não é q deu certo... pelo menos aparentemente...

Assim q eu conseguir coloco algumas fotos com a lente para mostrar o resultado final

Alguém ai tem experiência com algo parecido?


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2014, 11:41:39
Olha só, Kaol ou qualquer outro polidor age por meio de um princípio simples: remoção de camadas.

Lembro de meu velho pai polindo o vidro do relógio dele. Ele pegava uma lixa d'agua 600 e lixava todo o vidro. Ficava completamente embassado, claro, já que estava todo riscado pelo lixamento. Em seguida ele pegava massa de polir carro e polia o vidro. Tem uma massa branca para polir pinturas automotivas que é fininha e serve para polimento de acabamento. Em seguida ele polia com Kaol. Todos os riscos do vidro sumiam. E ficava uma beleza, completamente brilhante.

Sendo assim, o princípio que você utilizou está correto e deve mesmo ter funcionado. A diferença é que por tratar-se de uma lente, de um produto ótico que tem como princípio a transparência absoluta, já que vai possibilitar a passagem de luz e deixar registrar imagens (em um sensor ou em um filme fotossenvível), por melhor que você tenha conseguido polir, por mais bem feito que tenha sido elaborado o trabalho de polimento, não se trata mais de um vidro novo, de fábrica. Com o polimento você removeu uma camada finíssima de elementos do vidro e não dá pra saber o quanto isto pode comprometer as imagens. Pode até ser que para um olho comum e para uma foto comum, isto não tenha qualquer efeito e você vai ser muito feliz com sua lente...que deve ter pago baratinho.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2014, 12:33:37
Olha só, Kaol ou qualquer outro polidor age por meio de um princípio simples: remoção de camadas.

Lembro de meu velho pai polindo o vidro do relógio dele. Ele pegava uma lixa d'agua 600 e lixava todo o vidro. Ficava completamente embassado, claro, já que estava todo riscado pelo lixamento. Em seguida ele pegava massa de polir carro e polia o vidro. Tem uma massa branca para polir pinturas automotivas que é fininha e serve para polimento de acabamento. Em seguida ele polia com Kaol. Todos os riscos do vidro sumiam. E ficava uma beleza, completamente brilhante.

Sendo assim, o princípio que você utilizou está correto e deve mesmo ter funcionado. A diferença é que por tratar-se de uma lente, de um produto ótico que tem como princípio a transparência absoluta, já que vai possibilitar a passagem de luz e deixar registrar imagens (em um sensor ou em um filme fotossenvível), por melhor que você tenha conseguido polir, por mais bem feito que tenha sido elaborado o trabalho de polimento, não se trata mais de um vidro novo, de fábrica. Com o polimento você removeu uma camada finíssima de elementos do vidro e não dá pra saber o quanto isto pode comprometer as imagens. Pode até ser que para um olho comum e para uma foto comum, isto não tenha qualquer efeito e você vai ser muito feliz com sua lente...que deve ter pago baratinho.

Bem por ai Diogenes,

a lente foi baratinha e do jeito que estava não dava....
Assim que eu conseguir fazer uns testes eu posto o resultado nas fotos

Abraço


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2014, 22:00:00
Wow! Se deu bem, heim?
Canon EOS 6D user


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2014, 13:32:55
Agora aos testes!!
Toda as fotos com o mesmo ajuste... O prédio da foto está a cerca de 600 metros de distância

1- 6D + 24-105mm @ 24mm / f8
TesteTele-1 by thiagoyk, on Flickr

2- 6D + 24-105mm @ 105mm / f8
TesteTele-2 by thiagoyk, on Flickr

3- 6D + 70-200mm @ 200mm / f8
TesteTele-3 by thiagoyk, on Flickr

4- 6D + 400mm @ 400mm / f11
TesteTele-4 by thiagoyk, on Flickr

5- 6D + 400mm @ 400mm + TeleConverter 3x / f11
TesteTele-5 by thiagoyk, on Flickr
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 13:42:37 por thiagok »


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2014, 13:52:40
 :eek: :eek: :eek: Barbada. O resultado ficou muito bom cara!  :clap:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2014, 08:02:14
Valeu tua tentativa,as fotos ficaram ótimas.no meu caso eu teria levado numa óptica,essas que polem óculos mas deu certo.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2014, 00:59:01
Aproveitando a lua cheia de hoje pra continuar testando a lente

Full Moon by thiagoyk, on Flickr


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2014, 17:54:00
Excelente!!!!  :clap: :clap:
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4