Autor Tópico: Valores mais baratos para amigos?!  (Lida 1334 vezes)

deividxavier

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Momentos são maiores que o tempo.
Online: 17 de Outubro de 2014, 07:51:40
Olá pessoal.
Dei uma pesquisada antes de abrir este tópico e não achei uma resposta para minha dúvida.
Após comprar um equipamento para iniciante, algumas pessoas me procuraram para realizar pequenos trabalhos, mas todos eles se propuseram a pagar pelos serviços.
Para dar-lhes preços, eu ligo para fotógrafos profissionais da região e faço um orçamento do serviço a ser realizado, mas como são amigos e parentes, não posso cobrar o valor cheio, ou seja, acabo fazendo pela metade do preço de um profissional.
A pergunta é; é anti-ético da minha parte fazer isso?????? A partir de qual momento posso começar a fazer preços cheios?

Grato pessoal...
Canon 6d / 60d / Sony A37 / Xperia z3

http://www.flickr.com/photos/114194975@N07/

Instagram - @deividxavier


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2014, 09:39:53
Quando achares que estás pronto para tal, que o resultado justifica e tua clientela aceita o valor...
JVc.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2014, 09:53:17
Não existe preço tabelado para fotografia. Você cobra o que acha que seu trabalho vale, e se o cliente também achar que vale, ele contrata.

Anti-ético seria enganar o cliente de alguma forma, por exemplo mostrar apenas suas fotos mais top sendo que nem sempre consegue repetir a mesma qualidade. Se ele vir um exemplo bem representativo do seu trabalho e concordar com o preço, estará bom para ambos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2014, 10:01:43
Cada um pratica o quanto acha que vale seu serviço, mas invariavelmente seu serviço encarecerá com a demanda. Digo isso porque ainda que você não mude de equipamento, tampouco se profissionalize ainda mais (apresente mais qualidade), seu serviço vai encarecer assim que a demanda começar a aumentar. Você logo perceberá que se matar madrugada adentro por troco de pão não vale o sacrifício.

Aprendi sozinho que quem cobra barato é quem não sabe o que está fazendo.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2014, 10:01:55 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2014, 17:22:40
Para amigos e parentes você precisa cobrar MAIS CARO.
Se o trabalho ficar bom vão achar que não fez mais nada que sua obrigação.
Se ficar médio ou ruim, a amizade acaba, além do que, tratando-se de amigos ou parentes, a cobrança será em DOBRO.
Meus R$0,02.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2014, 18:00:41
Meus 0,02: antiético me parecer o ato de ligar para alguém e pedir orçamento como se fosse um cliente.


deividxavier

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Momentos são maiores que o tempo.
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2014, 21:14:22
Meus 0,02: antiético me parecer o ato de ligar para alguém e pedir orçamento como se fosse um cliente.

Engraçado que em outros tópicos, o pessoal aqui do fórum diz exatamente o contrário. Como posso ter base de valores do mercado da região em que moro sem ligar para outros profissionais?!
Canon 6d / 60d / Sony A37 / Xperia z3

http://www.flickr.com/photos/114194975@N07/

Instagram - @deividxavier


deividxavier

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Momentos são maiores que o tempo.
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2014, 21:17:18
Para amigos e parentes você precisa cobrar MAIS CARO.
Se o trabalho ficar bom vão achar que não fez mais nada que sua obrigação.
Se ficar médio ou ruim, a amizade acaba, além do que, tratando-se de amigos ou parentes, a cobrança será em DOBRO.
Meus R$0,02.

Entendo seu ponto de vista Adam, mas entre pagarem o mesmo valor entre eu e um profissional, eles irão partir para o profissional. Creio que assim perderei chances reais de adquirir experiência. Me corrija se eu estiver errado. Mas como disse no inicio do texto, "entendo seu ponto de vista".   
Canon 6d / 60d / Sony A37 / Xperia z3

http://www.flickr.com/photos/114194975@N07/

Instagram - @deividxavier


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2014, 22:09:40
Engraçado que em outros tópicos, o pessoal aqui do fórum diz exatamente o contrário. Como posso ter base de valores do mercado da região em que moro sem ligar para outros profissionais?!


Desculpe, eu não fui claro: falo apenas por mim, não por outras pessoas.
Ligar para outros profissionais, OK, me parece.
Problema me parece ser se identificar como cliente, sem o o ser. Afinal o tempo de elaboração do orçamento compõe, imagino, a planilha de custos.
Por falar nisso, a Claudia Regina, do Dicas de Fotografia (nunca sei se pode postar o link), tem uma matéria bem interessante acerca de formação de custo.