Autor Tópico: Medição pontual ou centralizada, qual você utiliza em casamentos?  (Lida 5986 vezes)

andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Qual medição vocês costumam utilizar (mais especificamente em casamentos)?

Eu estou utilizando atualmente a centralizada ( ponderado ao centro), mas vejo muitos amigos que utilizam a pontual.

Fui fazer alguns testes com a pontual e para não baixar muito a velocidade, tive que aumentar bem o ISO para 'zerar' o fotometro. Problema com o ruído não cheguei a ter, mas fotos parecem mais superexpostas em alguns casos onde tem uma iluminação maior próxima ao assunto.

É isso mesmo? Como vocês trabalham?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2014, 02:31:27
Em relação à fotografia digital, eventos com luz ambiente (sem flash):

Eu procuro a melhor exposição observando como ficou a foto, digo, como ficou a relação entre a luz e o assunto que estou fotografando. Não existe uma regra, então tanto faz o modo de medição, o que importa é a foto que eu quero, é encontrar a melhor exposição para a foto ficar do jeito que eu quero.

Tão simples como bater uma foto e ver como ficou, mas tem um jeito mais fácil, usando o live view com simulação de exposição. Pelo live view vc vê a foto simulada, e dai vai ajustando manualmente os parâmetros a luz pra ficar do jeito que vc imaginou, com abertura e velocidade adequada para a cena, mexendo no ISO sem medo de ser feliz (dentro dos limites da câmera), se a foto ja ficar com um pouco de ruido, adoro, se ficar sem ruido, coloco um pouco depois no tratamento!!!

As câmeras modernas tbm tem o histograma, isso ajuda muito no entendimento de como a foto foi registrada, então eu sempre presto atenção no histograma, mas o histograma não é tudo, tem que entender direitinho a relação entre o histograma e a foto pra poder explorar bem as situações.

Mas e se for com o flash???

Normalmente nos eventos, as pessoas são o assunto principal das fotos, e os ambientes são grandes enormes (quase sempre fora do alcance de um flash na sapata da câmera).

Se eu fritar todo mundo com o flash, as pessoas vão ficar bem clarinhas e o ambiente ao fundo escuro, então existe é uma relação de exposição, entre a luz do flash que vai alcançar as pessoas e a luz do ambiente.

O ideal é encontrar a melhor relação de exposição, diminuindo ou aumentando a potencia do flash para que haja um equilíbrio entre a luz do flash e a luz do ambiente. Para que as pessoas fiquem iluminadas de maneira equilibrada com o ambiente.

Para fotografar pessoas com o flash, quanto mais perto melhor, em fotos tiradas a longa distancia o flash não responde legal, o resultado pode não ser bom.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2014, 02:34:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2014, 02:38:52
Zerar o fotometro, a menos que você tenha o cartão cinza 18%, nunca vai ser o melhor. Como em casamento sempre tem bastante coisa branca, deve ser fácil fotometrar em spot nas altas luzes, deixando alguns pontos para cima logo antes de estourar.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2014, 10:13:00
Eventos sempre deixo na medição matriz, exponho pro fundo e as pessoas ficam por conta do flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2014, 11:19:46
Eu gosto da ponderada central e sempre deixo o flash em segunda cortina, desta forma para capturar o fundo é só não usar grandes velocidades e deixar o ISO um pouco acima (utilizo em média ISO 800 nas duas câmeras, pendendo para até 3200 na d800).
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2014, 15:32:04
Boa tarde !!

Amigo ..é complicado !!! rs ...muito assunto pra isso ...mas ..

vou dar minha opnião do que as vezes faço , pois tudo depende da situação ...do ambiente ..iluminação , roupas das pessoas , qual configuração vc quer usar ...ou seja , usar desfoque , usar mais profundidade , ISO mais baixo pra melhor qualidade sem ruído , ou mais artístico com ruído , tem que ver se é na igreja ou no salão o casamento , se vai usar flash ou não etc ...etc etc...

mas primeiramente quanto ao que perguntou ... eu acho que pode usar todas as medições ... eu prefiro pontual ... mas nada impede de ser as outras .. o mais importante é o que deseja ...

geralmente a primeira coisa eu observo a iluminação ..claro né ...rs .. se vou usar muito o flash ou não ...ou seja ... se vou usar ele como preenchimento ou como luz principal ... isso é o que penso no momento quando chego no local e vejo a iluminação

em seguida , se for boa iluminação , eu parto pra flash pra preenchimento , tento usar o maximo de luz ambiente , pois eu prefiro tentar tirar fotos mais natural possível das pessoas com aquele aspecto de que quase não foi usado flash ...

e como prefiro sempre dessa maneira e se a ocasião me proporcionar ...aí o que faço ...

sempre fotometro para o fundo ou em caso vestido da noiva que já é branco , subo  mais +2  e rebato o flash em TTL em qualquer local que esteja branco ...mesmo que longe , pois se estiver longe , aumento a potencia do flash também ... mas geralmente isso é na igreja que estou dizendo ...cada caso é um caso...

assim que faço isso , sempre verifico o histograma na hora ...na verdade cada foto quase , eu verifico o histograma ...e observo mais os brancos se estão estourando ou não ...pois não gosto de ver vestido da noiva sem textura alguma e também muito cinza , por falta de compensação ...

procuro o maximo em ver se o histograma chega lá no cantinho direito sem encostar ...não pode encostar ele no canto direito ...pois vai estourar branco se aparecer encostado ...

nisso ...procuro as regulagens com o maximo de ISO mais baixo possível , pois gosto mais de qualidade em nitidez, mas as vezes inverto...quero bastante ruído , principalmente em p & B ...

mas geralmente prefiro ISO baixo ... mas sendo assim como uso DX , no caso uma D90 e uma 18-50 2.8 e uma 70-200 2.8 ... e dois SB 900 um em cada D90 minha pendurada ... não posso subir muito o ISO , pois a D90 não é tão boa assim ...

então , resumindo , faço medição pontual geralmente no branco do vestido da noiva , subo dois pontos a mais , depois coloco o flash rebatido e com gelatina de acordo com o tipo de luz ambiente , para igualar as cores flash e luz ambiente , pra depois corrigir mesmo no PS ou até na maquina , ja acerto o balanço de branco na máquina mesmo , pra evitar tanto trabalho na pós ..

alem de tentar usar o mínimo de ISO ...no caso não gosto de passar na minha D90 de 1600 ou 2000 no maximo ....isso com a 18-50 ...mas como na 70 -200 2.8 eu preciso de velocidade mais alta ...aí subo mais o ISO ..Uso em torno de 3200 não mais que isso ...

As vezes gosto de ser segundo fotógrafo pra poder usar um monopé de longe com a 70 - 200 e baixar um pouco a velocidade pois estou mais estável com o monopé ...nisso eu ganho em ISO mais baixo e também em luz ambiente , pois estarei usando flash ...

outra coisa ...geralmente uso em TTL mesmo o flash , com o gel como disse , mas sempre rebatido e também com um Snoot caseiro mesmo pra direcionar a luz pro teto branco ou parede lateral , pra que a luz venha pela lateral , pois acho melhor a foto , parece que dá mais textura e relevo em tudo...

Sobre o flash ...sempre na máquina quando estou sozinho ... claro que prefiro fora ..mas não tenho muito treino em casamento nisso e nem vivo disso ... sou mero amador ...apesar de vir desde a era analógica há muitos anos atrás ...nao me considero jamais um profissional ...nem por capacidade e nem por não ser profissão mesmo ...

e masi alguma coisa que queria ressaltar é que tudo depende mesmo ...

vai do gosto , da regulagem, do ambiente , do que equipamento que vc tem em mãos que não sei seu caso ... suas lentes ...

no meu caso eu adoro fixa ...mas uso muito essas zooms pela versatilidade ...mas assim que tenho tempo eu dentro do evento ....corro logo pra fixa ...pois aí muda tudo amigo..

muito mais qualidade , pois ganha em ISO mais baixo , em luz de flash mais fraca , economia nas pilhas , além de usar mais a luz ambiente , onde acho mais natural registrar como estava o local mesmo ... alem de um detalhe importante ... com as fixas no meu caso ...como posso baixar o ISO , eu posso explorar a abertura de maior nitidez da lente ...ou seja ...na minha 35mm 1.8 e na 50 mm 1.8 que tenho de momento ...usando em F5 ou F4 ...tenho a maior nitidez da lente possível ...onde as imagens ficam bem mais sharpen ...

enfim ...desculpa dizer tanto ....mas teria muita coisa pra dizer ...tudo depende ... por isso a arte fotográfica é lindo e um mundo enorme de técnica e beleza pra se explorar ...basta ir estudando e praticando sempre...

quanto ao que perguntou ... eu acho que pode usar mais a pontual do que as outras , pois acho que vc terá mais controle da situação em questão de exposição ... mas nada impede de usar o que achar melhor ...mas lembre-se que a Matrix no caso ...vc não está usando totalmente manual a máquina ...pois ela está pegando um banco de dados enorme de medição pré estabelecidas pra variás situaçoes ...não é o fotografo que está decidindo certinho o que quer ..


obs: tudo que disse aqui , é como se fosse um exemplo dentro da igreja por exemplo e usando o flash como luz de preenchimento e não como luz principal ..se não ...mudaria muita coisa do que falei

espero que entenda ...


um grande abraço e boa imagens ..se possível poste algumas pra gente aqui ...

até mais 


Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2014, 17:09:55
Eu acho que o método de medição varia muito de acordo com o workflow de cada um.
Mais importante é saber ler o histograma na câmera para saber se a foto ficou boa.
Fica a dica.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


andreswm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
    • Andres Oliveira - Fotografo de Casamento
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2014, 19:00:00
Stalone, li tudo o que disse. Realmente é uma série de fatores que influenciam na exposição. Senti mais dificuldade com a medição pontual, mas vou praticar mais.