Autor Tópico: Reajustando valores de acordo com a região, o que fazer?  (Lida 4849 vezes)

Tupiniquim

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Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:42:06
Mas se vc vai abrir um negócio sem ter nenhuma reserva, já é falta de planejamento.


Olha, uma das maiores causas de mortalidade de empresas (i.e., de empreendimentos) são justamente essas: falta de um capital de reserva e, mesmo, do capital para remuneração inicial do empreendedor.

O primeiro deve ser uma folga financeira existente para cobrir tempos de "vacas magras" e deve ser constituído ao longo do tempo. O segundo deve estar planejado desde o início do projeto e deve remunerar o empreendedor até que o negócio possa fazê-lo.



RafaZ

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Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:50:43
Cobrar abaixo do custo é uma estratégia que pode dar resultado, se for muito bem pensada e executada.

Mas o preço dos concorrentes não pode ser um limite intransponível. Em um mercado que cobra 450, você pode entrar cobrando mil. Basta convencer de alguma forma que seu trabalho vale isso.
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agalons

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Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:06:26
Cobrar abaixo do custo é uma estratégia que pode dar resultado, se for muito bem pensada e executada.

Mas o preço dos concorrentes não pode ser um limite intransponível. Em um mercado que cobra 450, você pode entrar cobrando mil. Basta convencer de alguma forma que seu trabalho vale isso.
o asunto e ter relacionamento com o cliente que paga 1000, ai vc ignora quem cobra 450.
senao vai remando ,com trabalho e persistencia ate chegar no cara dos 1000.
abs.


agalons

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Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:08:46


Olha, uma das maiores causas de mortalidade de empresas (i.e., de empreendimentos) são justamente essas: falta de um capital de reserva e, mesmo, do capital para remuneração inicial do empreendedor.

O primeiro deve ser uma folga financeira existente para cobrir tempos de "vacas magras" e deve ser constituído ao longo do tempo. O segundo deve estar planejado desde o início do projeto e deve remunerar o empreendedor até que o negócio possa fazê-lo.

 Gente aqui se esta falando de UMA pessoa que esta COMEÇANDO a trabalhar com fotografia.
Nao se fala de "abrir negocio", e muitissimo menos da palavra "empresa".
sao coisas diferentes. :eek:


danilo.durigan

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Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:25:53
Ligia, vamos aos fatos:
  • Primeiro faça o cálculo do seu custo;
  • Após saber seu custo, o valor menor cobre seu custo e te dá lucro? Se a resposta for sim, vá para a pergunta seguinte:
    • Seu cliente tem potencial para pagar o valor maior, ou melhor, ele tem percepção que seu trabalho vale o valor maior? Se a resposta for sim, cobre pelo preço maior, senão opte pelo menor;
  • Se a resposta for não, considere o seguinte:
    • Você pode simplesmente não fazer por este valor ou;
    • Fazer pelo valor menor durante um tempo, ganhar reconhecimento no mercado, usando de suas reservas pessoais para cobrir seus custos, até que consiga ser reconhecida.

Espero que possa ter ajudado.

Abs,
Danilo
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Mike Castro

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Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:38:19
Foi um exagero proposital para ilustrar o fato que os custos devem se basear nos preços, e não o contrário.

O mercado, i. e., os clientes e concorrentes, não dá a mínima para os nossos custos. Mas tem todo interesse do mundo nos nossos preços.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Esse é um dos motivos de eu não ter duas FF e um set monstruoso de lentes L

Se meu publico alvo está satisfeito com a qualidade que entrego e com meu preço, trocar tudo e subir a tabela é um risco grande. Prefiro ficar nessa zona de conforto mais um tempinho :D


dimigobbo

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Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:45:21
Em momento algum falei em empresa e tudo o mais. Falei que a reserva inicial caso for viver só disso.
Isso é basico.
E como falei: o upgrade de equipamento vem com o tempo, quando o negócio começa a tocar sozinho.

Abcs
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RafaZ

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Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2014, 10:01:08
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Esse é um dos motivos de eu não ter duas FF e um set monstruoso de lentes L

Se meu publico alvo está satisfeito com a qualidade que entrego e com meu preço, trocar tudo e subir a tabela é um risco grande. Prefiro ficar nessa zona de conforto mais um tempinho :D
Sobe os preços primeiro, DEPOIS troca o equipamento...
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vangelismm

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Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2014, 10:02:35
Conta rasteira pra quem quer um norte:

Investimento em equipamento: 5 mil reais
Depreciação: 36 meses
Custo da depreciação por mês: 139,00
Tempo para recuperar investimento: 36 meses
Custo do investimento por mês: 139,00

Custo mensal: 278,00

Assumindo 2 aniversários por mês, custo fixo por evento: 140,00

Isso pra quem não vive de fotografia!

Senão tem que somar 278,00 + agua + luz + telefone + mercado + etc
Mas vamos colocar um salario minimo para servir como parâmetro:

Custo mensal: 278,00 + 724,00 = 1.002,00

Já temos fácil um custo de 500,00 reais por evento. E ainda não coloquei os custo específicos por evento como: deslocamento, mídia, box, impressão das capas....
E não falamos de lucro, pois os 724,00 estamos assumindo como despesa.

Pode ser feita uma conta mais otimista, 4 eventos por mês, dando custo de 250,00 por evento.

Ainda falta os custos de divulgação, workshops, cursos.
E falta também upgrade, pois a depreciação é para comprar exatamente o mesmo equipamento no fim de 3 anos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

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Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2014, 10:05:28
Em momento algum falei em empresa e tudo o mais. Falei que a reserva inicial caso for viver só disso.
Isso é basico.
E como falei: o upgrade de equipamento vem com o tempo, quando o negócio começa a tocar sozinho.

Abcs

Isso é verdade!

Quando saí do trampo onde estava, juntei dindim pra mais ou menos seis meses de "seca". MAs felizmente só precisei usar um mês e "meio".

Pra abrir o estúdio, mesma coisa: Dinheiro guardado pra aluguel, telefone, etc,  suficiente pra quase um ano :D

Tem que ter essa reservinha se for pular de cara no negócio. O que muita gente faz é tentar conciliar duas carreiras até a fotografia começar a render.


dimigobbo

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Resposta #25 Online: 21 de Outubro de 2014, 10:08:21
Conta rasteira pra quem quer um norte:

Investimento em equipamento: 5 mil reais
Depreciação: 36 meses
Custo da depreciação por mês: 139,00
Tempo para recuperar investimento: 36 meses
Custo do investimento por mês: 139,00

Custo mensal: 278,00

Assumindo 2 aniversários por mês, custo fixo por evento: 140,00

Isso pra quem não vive de fotografia!

Senão tem que somar 278,00 + agua + luz + telefone + mercado + etc
Mas vamos colocar um salario minimo para servir como parâmetro:

Custo mensal: 278,00 + 724,00 = 1.002,00

Já temos fácil um custo de 500,00 reais por evento. E ainda não coloquei os custo específicos por evento como: deslocamento, mídia, box, impressão das capas....
E não falamos de lucro, pois os 724,00 estamos assumindo como despesa.

Pode ser feita uma conta mais otimista, 4 eventos por mês, dando custo de 250,00 por evento.

Ainda falta os custos de divulgação, workshops, cursos.
E falta também upgrade, pois a depreciação é para comprar exatamente o mesmo equipamento no fim de 3 anos.


Mas eu não vivo de fotografia e meu custo envolve a mensalidade do Lightroom/Photoshop, hora de pós (que demanda tempo pra cacete e DEVE ser cobrado).

Enfim... acho...só ACHO que estamos discutindo muito e a dona do tópico não apareceu aqui pra dar um parecer.

Abcs

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vangelismm

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Resposta #26 Online: 21 de Outubro de 2014, 10:59:39
Mas eu não vivo de fotografia e meu custo envolve a mensalidade do Lightroom/Photoshop, hora de pós (que demanda tempo pra cacete e DEVE ser cobrado).

Enfim... acho...só ACHO que estamos discutindo muito e a dona do tópico não apareceu aqui pra dar um parecer.

Abcs

O custo que quem não vive de fotografia não para naquele ponto do meu texto.
Tem tudo que coloquei depois e o que você complementou.
Na ponta do lápis deve ter mais coisa ainda.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 11:01:33 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tupiniquim

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Resposta #27 Online: 21 de Outubro de 2014, 12:37:23
Pessoal, uma pessoa começando com fotografia é uma empresa (ou como dizem os especialistas, uma "empreUsa".
E deve escolher o mercado que quer atingir: de clientela sensível a qualidade, de clientela sensível a preço ou a que é sensível a custo/benefício? É simplório imaginar que a primeira categoria é de pobres, a segunda de ricos e a terceira da classe média. Em serviços de saúde, todo mundo quer qualidade; pra comprar cimento portland (aquele pó que a a gente chama smplesmente de cimento), a qualidade está definida pela norma sei-lá-qual da ABNT; o que vale é preço...
O empreendedor deve ter foco em que clientela quer atingir; e o que sensibiliza seu público alvo.
Só depois é que vale a pena pensar na estratégia.
Um professor de marketing quer tive gostava de contar a piada de um rapaz, tido por portador de deficiência mental. Contava que as pessoas davam para ele escolher duas moedas, uma grande, de 5 centavos de dólar, e uma pequena, de dez centavos de dólar. Ele invariavelmente escolhia a moeda grande. E as pessoas riam.
Todo dia era isso.
Até que um dia alguém perguntou ao rapaz se ele nunca se dera conta de que aquilo era uma chacota e que a moeda menor valia mais; estupefato, ouviu o rapaz dizer "sei disso, se  eu escolher a moeda de maior valor, no dia seguinte ninguém vai me dar moeda alguma".
Ele escolheu o negócio e como se portar; montou uma estratégia de sucesso.
Por que mudar, salvo mudança ocorrida ou previsível no cenário?

Claro que o Mike, só pra citar um exemplo, não é o rapaz da piada (nenhum portador de deficiência mental teria sombra do domínio que ele tem sobre a luz, um mago), mas por que ele deveria em pensar em trocar de equipamento e aumentar preço? Só se ele quiser mudar de clientela.  Se for esse o projeto, a estratégia está correta.
Antes disso, entretanto, é ver que mudar de clientela pode ser mudar de negócio, sem mudar de atividade: outros ambientes, outras pessoas; isso pode impactar até a roupa que ele precisará usar. Ou carro. O "ticket médio" de  custos... 
Nesse movimento, muitas vezes acontece de o faturamento aumentar, mas não necessariamente a grana que sobra no fim do mês.

Para começar um empreendimento ou modifica-lo  é preciso, antes, ou o mais breve possível, ter um plano de negócios disponível.
E aplicá-lo
O SEBRAE disponibiliza cursos, material na internet; dá um suporte legal.
Acho que vale a pena.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 12:39:02 por Tupiniquim »


Danilo_cs

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Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2014, 20:39:24
Dicas interessantes....  :ok:


ligiadias

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Resposta #29 Online: 22 de Outubro de 2014, 00:47:48
Adorei as dicas, eu cobrava R$400,00 pra entregar num dvd simples e case feita em papel sulfite e tinha bastante procura e contratos fechados, agora adquiri uma camera fx, vou fazer um novo portfólio bem mais sofisticado, vou fazer a entrega numa case em MDF personalizada em papel fotográfico, disco personalizado com foto, opção de álbum com abertura 180º, sacolas personalizada para os produtos e opção de pagamento em cartão de crédito.
Calculei meus custos e tomei como base o valor da minha própria cidade mesmo que é de R$750,00 pq eu vivo e vou viver disso, então cheguei a um valor de R$600,00 a R$650,00 para entrega em DVD.
Acredito estar certa e vocês?  :)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 01:12:58 por ligiadias »