Autor Tópico: Reajustando valores de acordo com a região, o que fazer?  (Lida 4927 vezes)

Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 22 de Outubro de 2014, 03:46:58
Ainda acho que vale a pena dar uma olhada no SEBRAE.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 22 de Outubro de 2014, 08:16:28
A grande questão é convencer o cliente que seu serviço vale mais que do concorrente, que o seu serviço vale 1,5X enquanto o mercado cobra X.
Aí além da qualidade, entra principalmente a propaganda e marketing.
Gostei da ideia da caixinha em mdf  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:03:07
Adorei as dicas, eu cobrava R$400,00 pra entregar num dvd simples e case feita em papel sulfite e tinha bastante procura e contratos fechados, agora adquiri uma camera fx, vou fazer um novo portfólio bem mais sofisticado, vou fazer a entrega numa case em MDF personalizada em papel fotográfico, disco personalizado com foto, opção de álbum com abertura 180º, sacolas personalizada para os produtos e opção de pagamento em cartão de crédito.
Calculei meus custos e tomei como base o valor da minha própria cidade mesmo que é de R$750,00 pq eu vivo e vou viver disso, então cheguei a um valor de R$600,00 a R$650,00 para entrega em DVD.
Acredito estar certa e vocês?  :)

e uma otima opçao.
Atençao,pelo menos aqui em SP,
voce nao aumenta teu contrato ao dobro porque dobrou o valor dos equipamentos.
Conserva teu padrao inicial de clientes, aumenta as indicaçoes e aos poucos aumenta os preços.
Conserva os 2 pacotes o simples de 400 e o incrementado de 600, ali tem 2 clientes diferentes, o importante a fazer giro.
E muito infantil dizer: "este e meu preço", e ficar em casa olhando as paredes!!!! :hysterical: :hysterical:
Agora se voce nao precisa do trabalho de fotografia para pagar contas ,
ou papai paga tudo, ali voce pode viajar na maionesse a vontade, :hysterical: :hysterical:
No sebrae, ha muita informaçao muito boa.
abs.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 09:05:19 por agalons »


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:43:13
Conserva os 2 pacotes o simples de 400 e o incrementado de 600, ali tem 2 clientes diferentes, o importante a fazer giro.

Como vou fazer dois pacotes pra festas infantis onde sempre entrego todas as fotos e um DVD?  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:47:09
Como vou fazer dois pacotes pra festas infantis onde sempre entrego todas as fotos e um DVD?  :ponder:

Um pacote com dvd simples e outro com caixa em mdf.
É bom para cliente barateiro, quando pedir desconto no mdf, vc oferece o pacote com dvd simples.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #35 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:51:50
Um pacote com dvd simples e outro com caixa em mdf.
É bom para cliente barateiro, quando pedir desconto no mdf, vc oferece o pacote com dvd simples.

Mas ai eliminaria só R$50,00 e ainda teria o valor do dvd simples  :(


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:54:37
Mas ai eliminaria só R$50,00 e ainda teria o valor do dvd simples  :(

Eu li o simples por 400,00 e o mdf por 600,00.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 22 de Outubro de 2014, 15:22:49
Como vou fazer dois pacotes pra festas infantis onde sempre entrego todas as fotos e um DVD?  :ponder:

pacote 1- dvd com fotos em envelope de papel
pacote 2- dvd com fotos com caixinha de mdf
isso e o que eu entendi
duas opçoes
facil,facil.
abs.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 15:33:15 por agalons »


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 23 de Outubro de 2014, 09:40:46
Vou dar minha opinião de engenheiro que estuda indústria e mercado:
-Sempre é importante e essencial saber o seu custo; Sempre!!
-Apesar de ser essencial saber o custo, ele não determina o valor que tu tem que cobrar. Quem determina isso é o mercado e a concorrência (a não ser que tu esteja num cartel, ou seja o único fornecedor e os clientes não tenham opção).
-Se o custo for maior que o valor que o mercado coloca para o teu serviço, há um problema grande, porque você é ineficiente de alguma forma... afinal se alguém faz o mesmo serviço que você, e cobra um X que para você é inviável, a estratégia desse concorrente é melhor de alguma forma que a tua. Solução para isso não é mágica: ou você baixa o custo, ou melhora o seu produto, para que o mercado se disponha a pagar mais pelo teu produto.

Observações: O mercado em cidade grande e pequena é muito diferente.. o que pessoas estão dispostas a pagar em cada caso é brutamente diferente. Entretanto o custo de equipamento é igual em ambos os casos. Não tem magia nisso aí também.. Se você compra duas FF, um zilhão de lentes L, vai querer cobrar por isso.. mas a pergunta é: adianta investir assim para um mercado que não vai pagar por isso?

Sei que a gente sempre quer fazer o melhor, investir, aumentar a qualidade.. mas é que nem um restaurante famosão desses que cobram R$500 o prato, abrir uma filial numa cidade de 30 mil habitantes.. ele sobrevive? Provavelmente vai ter 10 pessoas na cidade dispostas a gastar isso com comida, e o cara vai falir...

Então minha opinião sobre o dilema que iniciou o tópico: baixe o custo fixo ao máximo que a cabeça de artista permitir, tenha equipamentos e estrutura mais simples e condizentes com o mercado que você está atuando. Também agregue valor ao produto.. faça marketing, mostre que vale pagar um pouco mais pelo teu produto. Dessa forma você chega num meio termo entre as duas estratégias, e se torna mais eficiente.

O negócio de trabalhar abaixo do custo um tempo, eu pessoalmente não acho bom para a fotografia. Você vai conseguir clientes, vai quebrar os concorrentes, mas e depois? vai ter que subir o preço. Nesse ponto chega alguém cobrando mais barato de novo, e tu se da mal... Um hora as reservas para queimar acabam.
Essa prática (chama dumping = cobrar mais barato que o custo para quebrar concorrente e ganhar mercado) funciona somente em nichos que a barreira de entrada de concorrentes é grande.. Tipo supermercado, indústria pesada.. algo assim. Onde para um concorrente novo entrar, ele precisa ter muita grana, muita tecnologia, ou algum fator que dificulte, que não seja qqr um que consiga.. Onde qqr um entra (como sabemos que é a fotografia hoje em dia, onde a tia com Tekpix vende serviço), não acho uma boa estratégia não..
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 09:44:16 por tarcisioal »
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 23 de Outubro de 2014, 09:47:25
Mas foi o que falamos desde o início.

rs...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #40 Online: 23 de Outubro de 2014, 10:00:04
Desculpa aí então.

Achei que valia mensagem, principalmente pelo fato de que a dúvida não é exclusiva de fotógrafo. Só quis dizer que é uma questão de mercado, e qqr empresário passa pelas mesmas dúvidas. Mas se só fui repetitivo, peço desculpas.    ;)

Em tempo: não sou fotógrafo, só gosto da arte e acompanho o fórum há um bom tempo. Achei que poderia finalmente ser útil depois de ter tirando tanta informação daqui. =)

Abss
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #41 Online: 23 de Outubro de 2014, 10:08:15
pacote 1- dvd com X fotos em envelope de papel
pacote 2- dvd com Y (>X) fotos com caixinha de mdf e uma impressão 20x30


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 23 de Outubro de 2014, 10:35:03
Desculpa aí então.

Achei que valia mensagem, principalmente pelo fato de que a dúvida não é exclusiva de fotógrafo. Só quis dizer que é uma questão de mercado, e qqr empresário passa pelas mesmas dúvidas. Mas se só fui repetitivo, peço desculpas.    ;)

Em tempo: não sou fotógrafo, só gosto da arte e acompanho o fórum há um bom tempo. Achei que poderia finalmente ser útil depois de ter tirando tanta informação daqui. =)

Abss

Todo comentário é válido.

Só não acho que o ramo de fotografia social seja um negocio onde minimizar custos faça muita diferença.
Como faz na produção de produtos em larga escala. Onde a % de lucro em cima do custo é baixa em cada unidade, ganhando em escala.

O máximo que um fotografo pode fazer é comprar equipamento no exterior e não ser taxado.
O resto dos custos são dos mesmo fornecedores para todos os fotógrafos, com pouquíssimas diferenças de preços expressivas em produtos equivalentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 23 de Outubro de 2014, 10:59:14
Vou dar meu pitaco :) , crie 3 pacotes:
1- O mais simples, pode ser somente as fotos no DVD;
2- Um intermediário, as fotos no DVD com um fotolivro simples;
3- Um top, as fotos no DVD com um fotolivro melhor, um DVD mais caprichado, um poster e algumas impressões.

Assim vc consegue atingir um nível maior de clientes, aqueles que querem investir pouco vão receber pouco e seu custo vai ser menor, e aqueles que quiserem investir um pouco mais irão receber mais, seu custo e trabalho serão maiores, porém seu lucro tb será.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #44 Online: 23 de Outubro de 2014, 10:59:42
Todo comentário é válido.

Só não acho que o ramo de fotografia social seja um negocio onde minimizar custos faça muita diferença.
Como faz na produção de produtos em larga escala. Onde a % de lucro em cima do custo é baixa em cada unidade, ganhando em escala.

O máximo que um fotografo pode fazer é comprar equipamento no exterior e não ser taxado.
O resto dos custos são dos mesmo fornecedores para todos os fotógrafos, com pouquíssimas diferenças de preços expressivas em produtos equivalentes.

Obrigado!!  :ok:

Eu acho que vale sim a diferença de equipamento... E não falo em equipamentos equivalente não.. falo em níveis diferentes de equipamentos. Porque um fotógrafo pode escolher entre ter duas 5DmkIII, com várias lentes de 5 mil, ou trabalhar com uma 70D e algumas lentes mais simples.. é um setup que varia de 10 mil a 50 mil fácil, onde ambos cumprem seu papel.
 O drama é que o maior crítico do trabalho do fotógrafo é o próprio fotógrafo..  Então sempre se quer comprar equipamentos e ter o melhor... Normal isso. Mas dependendo do mercado consumidor (e volto aqui a falar na cidade pequena), vale ter menos equipo, e um set mais condizendo com o que o cliente esta disposto a pagar.
Tem uma teoria que fala que se a qualidade 90% custa R$900, a qualidade 95% custa R$1500.. a qualidade 97% custa R$5000, e a qualidade 99% custa R$50 mil.. Isso valei para o fotógrafo pensando em equipamentos, e também para o cliente procurando o fotógrafo. Então o negócio é achar o ponto ótimo do teu mercado consumidor, e com isso ver o que tu precisa de equipamentos.

Aliás, fica uma dica minha aqui para quando forem calcular custo:  na maioria das vezes as pessoas esquecem do custo do dinheiro quando calculam custo mensal. Se você tem 20 mil em equipamento, coloque no custo mensal o quanto vocês deixam de ganhar por não ter esses 20 mil investido, rendendo juros. No investimento mais pífio que é poupança, esses 20 mil rendem R$100 por mês. Parece  pouco, mas se o set custa 50 mil, e tu considerar que consegue render 0,8% investindo em CDI, o valor começa a subir e se tornar relevante.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal