Autor Tópico: Reajustando valores de acordo com a região, o que fazer?  (Lida 4843 vezes)

ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Online: 20 de Outubro de 2014, 14:25:38
Pessoal, to a um ano trabalhando com fotografia de crianças e festa infantil e agora fiz a compra de um novo equipamento, câmera fx e tudo mais, e quero arrumar o meu preço de acordo com os da região.
Os melhores estúdios da minha cidade cobram em torno de R$750,00 pela cobertura da festa entregue em DVD, mas não vejo eles publicarem muitos trabalhos de festa infantil, o que me faz pensar que eles não conseguem muitos trabalhos pelo valor talvez? Enfim, mas tem uma moça em uma cidade vizinha que fica a uns 10m daqui, a cidade é super pequena e a minha também, então ela ta conhecida já e ela é uma ótima fotógrafa, tem fotos incríveis, mas ele cobra R$420,00 pela cobertura da festa, um ensaio e ainda da de brinde um banner.
Então qual realmente está certo e o que eu devo fazer?
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 14:26:16 por ligiadias »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2014, 14:37:07
Nossa...

Se vc fizer isso aqui em Sampa vai ter trabalho todo fim de semana. Não será dos lugares mais bonitos e nem as festas mais legais, mas terá trabalho.

Acho que você deve sim refazer as contas dos seus custos de acordo com a depreciação do equipamento e ver o que vc entrega aos clientes.

R$450,00 num ensaio, festa e mais um banner eu acho pouco de mais. Eu cobro mais que isso e nem entrego todas as fotos. E esse preço é fora o album.

Vai também de acordo com o tempo que vc fica num evento. Se ficar 2h, cobra X. Se ficar 4h, 2X e assim vai.

Acho válido isso tbm.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2014, 15:15:27
Se você for só pelo preço dos outros você pode acabar quebrando.
Os valor mais baixo, 420,00, cobre seus custo e lhe da lucro?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2014, 18:33:10
O valor que você deve cobrar é o que o mercado está disposto a pagar, de acordo com a percepção de qualidade e de valor do seu trabalho.

Seus custos não devem ser usados para determinar seu preço.

Se os potenciais clientes estiverem dispostos a pagar, por exemplo, 500 reais pelo seu serviço, e seu custo for de 600, você pode tentar aumentar a percepção de valor (melhorar a qualidade, o atendimento, etc) ou diminuir seus custos. O ideal, claro, é sempre fazer os dois.

Pesquise o mercado, entenda a expectativa dos clientes, e tenha uma estratégia bem definida.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2014, 18:57:11
Pela tua colocaçao tal vez começar com 500 x DVD de fotos poderia funcionar.
Antes de grandes calculos teoricos, seria bom saber quanto paga o cliente medio.
e a partir dali começar a fazer giro, na quantidade dividir os 500 em 2x,etc.
Cobrar 400 e ter trabalho e bem melhor que cobrar 750, e ninguem te olhar na cara.
O ponto e conseguir avaliar o potencial do cliente, ou seja o que ele vai gastar, esse e o preço para comecar.
abs.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2014, 20:26:36
O valor que você deve cobrar é o que o mercado está disposto a pagar, de acordo com a percepção de qualidade e de valor do seu trabalho.

Seus custos não devem ser usados para determinar seu preço.

Se os potenciais clientes estiverem dispostos a pagar, por exemplo, 500 reais pelo seu serviço, e seu custo for de 600, você pode tentar aumentar a percepção de valor (melhorar a qualidade, o atendimento, etc) ou diminuir seus custos. O ideal, claro, é sempre fazer os dois.

Pesquise o mercado, entenda a expectativa dos clientes, e tenha uma estratégia bem definida.
Concordo plenamente.
Acho que você pode se basear pelo valor da fotógrafa e incluir alguns brindes para atrair a clientela. As pessoas gostam de extras. Uma ampliação 15cm x 21 cm por exemplo custa menos de R$ 2,00 e agrega valor ao seu serviço.  ;)
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2014, 22:36:05
O valor que você deve cobrar é o que o mercado está disposto a pagar, de acordo com a percepção de qualidade e de valor do seu trabalho.

Seus custos não devem ser usados para determinar seu preço.

Se os potenciais clientes estiverem dispostos a pagar, por exemplo, 500 reais pelo seu serviço, e seu custo for de 600, você pode tentar aumentar a percepção de valor (melhorar a qualidade, o atendimento, etc) ou diminuir seus custos. O ideal, claro, é sempre fazer os dois.

Pesquise o mercado, entenda a expectativa dos clientes, e tenha uma estratégia bem definida.

É assim que muitos fotógrafos quebram.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2014, 22:38:37
É assim que muitos fotógrafos quebram.

Também acho, como vou conseguir viver e trabalhar só com fotografia se eu não conseguir pagar nem meus custos?  :ponder:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2014, 22:47:35
É assim que muitos fotógrafos quebram.
Você não leu o parágrafo seguinte, né?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2014, 22:53:32
Também acho, como vou conseguir viver e trabalhar só com fotografia se eu não conseguir pagar nem meus custos?  :ponder:
Nem você. Só leu o negrito. Então vai lá, compra duas D810 (backup é essencial), com um conjunto de lentes zoom 2.8, flashes à altura, um iMac topo de linha, um i30 para chegar com segurança, e joga seus custos no preço.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2014, 07:15:53
Nem você. Só leu o negrito. Então vai lá, compra duas D810 (backup é essencial), com um conjunto de lentes zoom 2.8, flashes à altura, um iMac topo de linha, um i30 para chegar com segurança, e joga seus custos no preço.
Acho que aí é exagero né Rafa.
Custo tem relação direta com a hora de trabalho e o desgaste do equipamento. Equipamento novo vem com o tempo de trabalho.
Acho que o valor cobrado deve sim cobrir os custos de deslocamento, hora de click, hora de pós (essa um pouco mais cara) e depreciação.
Os mimos também precisam estar embutidos no preço.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:06:26
Acho que aí é exagero né Rafa.
Custo tem relação direta com a hora de trabalho e o desgaste do equipamento. Equipamento novo vem com o tempo de trabalho.
Acho que o valor cobrado deve sim cobrir os custos de deslocamento, hora de click, hora de pós (essa um pouco mais cara) e depreciação.
Os mimos também precisam estar embutidos no preço.

Abcs
Foi um exagero proposital para ilustrar o fato que os custos devem se basear nos preços, e não o contrário.

O mercado, i. e., os clientes e concorrentes, não dá a mínima para os nossos custos. Mas tem todo interesse do mundo nos nossos preços.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:09:49
Nem você. Só leu o negrito. Então vai lá, compra duas D810 (backup é essencial), com um conjunto de lentes zoom 2.8, flashes à altura, um iMac topo de linha, um i30 para chegar com segurança, e joga seus custos no preço.

Cara, para chegar com segurança o i30, tem que ser blindado. :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Enquanto voce tem dinheiro para pagar as contas, toda essa teoria de calculos magicos e linda.
mas a realidade da rua e outra, as vezes voce tem que cobrar muito barato porque precisa esse $$ para pagar contas.
depois recupera com outro que pode cobrar melhor, a historia e longa....
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:10:38
Foi um exagero proposital para ilustrar o fato que os custos devem se basear nos preços, e não o contrário.

O mercado, i. e., os clientes e concorrentes, não dá a mínima para os nossos custos. Mas tem todo interesse do mundo nos nossos preços.

 :clap: :clap: :clap: :clap:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2014, 08:14:07
Mas se vc vai abrir um negócio sem ter nenhuma reserva, já é falta de planejamento.
A coisa está ruim e tal, mas planejar é sempre bom.
Agora... Pelo que a moça disse, ela cobra os 450 em todos os eventos.
Aí já não tem como cobrar mais em outro e tudo o mais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM