Autor Tópico: Crítica sobre a iluminção.  (Lida 1255 vezes)

Jefferson Gaino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
    • https://www.flickr.com/photos/116849936@N06/
Online: 19 de Outubro de 2014, 23:30:55
Desde já agradeço pela visita!
Eu sou iníciante e estou tendo dificuldade em dominar o flash! :aua: :aua:
Gostaria de saber se essa iluminação está correta ou exagerada? Para direcionar o flash para o teto usei uma gambiarra com caixinha de fosforo!
Desde já agradeço pelas dicas!  :ok:

1
_DSC6703 by jefesarah, on Flickr

2
_DSC6707 by jefesarah, on Flickr

3
_DSC6711 by jefesarah, on Flickr

4
_DSC6756 by jefesarah, on Flickr


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2014, 04:43:32
Acompanhando. Tenho muito mais a ouvir que a falar.
Talvez, entretanto, o pessoal venha a pedir para saber que equipamento você usou, inclusive a gambiarra.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2014, 10:03:26
Não estou avaliando a foto, mas a iluminação como é de sua dúvida! :ok:

A luz obtida com o rebatimento no teto está bem difusa e uniforme, veja que não há presença de sombras fortes, mas EU achei que perdeu talvez 1 ponto de luz por esse rebatimento exceto a 3 que está bem fechada.

Na edição voce consegue compensar ajustando 1 ponto acima a exposição nas outras fotos. Faça esse teste e veja se gosta do resultado! :ok:
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2014, 12:07:24
Com ISO 800 e abertura de 5 e 5.6, e sem saber como estava a iluminação natural,  fica difícil avaliar qual a real influência da iluminação artificial (do flash rebatido) nestas fotos.
Não vejo como se possa dar um parecer diante do q expus.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2014, 12:35:00
Com ISO 800 e abertura de 5 e 5.6, e sem saber como estava a iluminação natural,  fica difícil avaliar qual a real influência da iluminação artificial (do flash rebatido) nestas fotos.
Não vejo como se possa dar um parecer diante do q expus.

Já tentou olhar no Flickr...

Lembre-se que o Flash segue a exposição que foi setada... implica em mais ou menos luz no strobo! :ok:
Por ai você consegue ver a proporção que se usa na câmera em Lâmpadas frias e Lâmpadas incandecentes.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2014, 12:44:26 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2014, 12:58:00
Vu analisar a foto da carne.

Você está caindo no que chamamos carinhosamente de "luz de padaria". Onde a luz é predominantemente frontal e apaga as sombras.

Tente um ataque lateral ligeiramente traseiro e um preenchimento frontal.

Iluminar frontalmente sem difusão não vai funcionar para este tipo de tema.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2014, 12:21:00
Já tentou olhar no Flickr...

Lembre-se que o Flash segue a exposição que foi setada... implica em mais ou menos luz no strobo! :ok:
Por ai você consegue ver a proporção que se usa na câmera em Lâmpadas frias e Lâmpadas incandecentes.

Sei bem disso :ok:
Mas, de qualquer forma, fica difícil diferenciar ou "quantificar" e , logo, avaliar a iluminação do flash nas fotos. Pode rolar uma resposta superficial, mas não creio q seria de algum valor para aprendizado dele ou outros colegas, ao menos nesta questão e dúvida específica... :ok:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 12:31:06 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2014, 13:32:44
Sei bem disso :ok:
Mas, de qualquer forma, fica difícil diferenciar ou "quantificar" e , logo, avaliar a iluminação do flash nas fotos. Pode rolar uma resposta superficial, mas não creio q seria de algum valor para aprendizado dele ou outros colegas, ao menos nesta questão e dúvida específica... :ok:

Bom, de olhar saber 100% é meio difícil, mas se pode ter uma idéia de 80% de certeza como a luz do ambiente estava pela foto que você faz de antes e depois, ou seja antes só usando a ISO 800 sem flash e usando a ISO 800 com flash.

Como o flash também vai se regular para aquela velocidade ISO, sem levar em conta a abertura e velocidade(eu tô contando só com o fator ISO) você consegue observar pelos tons mais escuros da foto sem flash em oposição da foto com flash, onde os tons mais escuros começam a ficar lavados e ruidosos, faça o teste :ok:

Essas fotos foram provávelmente feitas a noite e com lâmpada econômica que não ilumina muita coisa, se fizer a mesma foto sem usar o flash você vai ver quanto ruído ela terá nas partes escuras, mas como ele usou o flash rebatido poucas sombras ficaram, sinal de que a luz foi forte o suficiente para zerar o fotômetro da câmera e dizer que a exposição estava correta, mas a luz rebatida perde pontos de luz, por isso sugeri que ele compense 1 ponto.

Essas fotos também poderiam ter sido feitas de dia em uma casa mais escura e o resultado com o flash seria o mesmo.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 13:33:56 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2014, 16:08:11
Bom, de olhar saber 100% é meio difícil, mas se pode ter uma idéia de 80% de certeza como a luz do ambiente estava pela foto que você faz de antes e depois, ou seja antes só usando a ISO 800 sem flash e usando a ISO 800 com flash.

Como o flash também vai se regular para aquela velocidade ISO, sem levar em conta a abertura e velocidade(eu tô contando só com o fator ISO) você consegue observar pelos tons mais escuros da foto sem flash em oposição da foto com flash, onde os tons mais escuros começam a ficar lavados e ruidosos, faça o teste :ok:

Essas fotos foram provávelmente feitas a noite e com lâmpada econômica que não ilumina muita coisa, se fizer a mesma foto sem usar o flash você vai ver quanto ruído ela terá nas partes escuras, mas como ele usou o flash rebatido poucas sombras ficaram, sinal de que a luz foi forte o suficiente para zerar o fotômetro da câmera e dizer que a exposição estava correta, mas a luz rebatida perde pontos de luz, por isso sugeri que ele compense 1 ponto.

Essas fotos também poderiam ter sido feitas de dia em uma casa mais escura e o resultado com o flash seria o mesmo.

Nestas 3 fotos o flash foi usado e em TTL...Não entendi !
Creio q deva estar havendo um erro de entendimento entre a gente.
Claro q vamos perceber a iluminação do flash, em certa medida e com boa vontade. Mas qualificar o quão bom  (nem seria "Bom", depois acho um termo mais adequado), continuo achando inviável nesta questão específica. :ok:

Mas, quer saber? Isso me parece mais um daqueles assuntos onde a escrita não vai ajudar muito. Seria mais para uma mesa e bate papo pessoal. :ok:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 16:10:31 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2014, 18:10:52
Nestas 3 fotos o flash foi usado e em TTL...Não entendi !
Creio q deva estar havendo um erro de entendimento entre a gente.
Claro q vamos perceber a iluminação do flash, em certa medida e com boa vontade. Mas qualificar o quão bom  (nem seria "Bom", depois acho um termo mais adequado), continuo achando inviável nesta questão específica. :ok:

Mas, quer saber? Isso me parece mais um daqueles assuntos onde a escrita não vai ajudar muito. Seria mais para uma mesa e bate papo pessoal. :ok:

Isso é mesmo as vezes pela escrita não conseguimos passar tudo ou entender.

Vou continuar a observar esse tópico :ok:
Fábio Pedro.