Autor Tópico: [Ajuda] Problema com foco da D610  (Lida 16463 vezes)

Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Online: 21 de Outubro de 2014, 10:36:04
Bom dia amigos!

É meu primeiro post aqui, e decidi entrar em contato para pedir ajuda à vocês.

Estou enfrentando um problema com a D610. Não tenho certeza se são minhas lentes ou se realmente é a câmera.

Comprei minha D610 nova, em Brasília. Pensando eu que todos meus problemas estavam resolvidos. Começei a fotografar com ela e me apaixonei pela qualidade dela. Até então tudo bem. Após uma série de casamentos, comecei a perceber que às vezes o foco dela travava e não terminava de focar e assim sendo, eu perdia aquele momento.

No último casamento que participei, perdi uma foto importante por causa disso. Quando apertava para focar e disparar, ela simplesmente parava.

Gostaria de saber se alguém já teve um problema similar, ou quem sabe possa ser alguma regulagem que fiz incorretamente que está ocasionando esse problema.

Aguardo e muito obrigado.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2014, 11:13:39
Você tentou fazer a foto em um dia normal, com luz normal?

Pode ser a quantidade de luz e o contraste na hora da foto.

Geralmente as cameras focam mais rápido em locais com mais contraste.

Como está configurado o foco?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2014, 11:17:56
A minha D7100 tbm tem esse problema. Em um lindo dia de sol ela simplesmente fica maluca na hora de focar...
Já aconteceu uma 3 vezes, eu desligo a cam e ao reiniciar ta tudo certo.

Só que eu não tenho problema prq não to num evento aonde tudo acontece rapidamente e não se pode perder os acontecimentos.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2014, 11:42:45
Olha, nas configurações vc pode setar para fazer a foto mesmo q o o foco não tenha sido feito corretamente. No modo standard, se o foco não for achado ela não permite a foto. Se for isso, o erro é de operação do fotógrafo e não da Máquina. Aliás, a maioria esmagadora destes ditos problemas, são na verdade erros de operação do equipamento...
Se não fez o foco , ela não dispara...
Use ponto único de AF (o central) - AFSe sempre faça o foco em áreas q facilite o trabalho do AF.
Quem usou foco manual com bipartido, faz isso de forma bem natural. Eu faço isso e não perco foto alguma, ou quase nada...
Um conhecido teve problema semelhante e demonstrei onde ele estava errando. Ele aprendeu e não teve mais "problemas".
Não espere milagres em situações onde não existe condições de AF. Quando em situações críticas, o usuário é q tem q saber onde vai colocaro ponto do AF para fazer o foco.
Dito isso, verifique como vc está usando o AF e como está focando.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2014, 12:24:48
Ambientes mal iluminados costumam dar problemas para focar. A melhor saída é usar a luz de AF auxiliar da câmera ou então um radioflash que auxilia na focagem (ou até mesmo um flash externo com infravermelho para focar).
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2014, 16:22:57
Olha, nas configurações vc pode setar para fazer a foto mesmo q o o foco não tenha sido feito corretamente. No modo standard, se o foco não for achado ela não permite a foto. Se for isso, o erro é de operação do fotógrafo e não da Máquina. Aliás, a maioria esmagadora destes ditos problemas, são na verdade erros de operação do equipamento...
Se não fez o foco , ela não dispara...
Use ponto único de AF (o central) - AFSe sempre faça o foco em áreas q facilite o trabalho do AF.
Quem usou foco manual com bipartido, faz isso de forma bem natural. Eu faço isso e não perco foto alguma, ou quase nada...
Um conhecido teve problema semelhante e demonstrei onde ele estava errando. Ele aprendeu e não teve mais "problemas".
Não espere milagres em situações onde não existe condições de AF. Quando em situações críticas, o usuário é q tem q saber onde vai colocaro ponto do AF para fazer o foco.
Dito isso, verifique como vc está usando o AF e como está focando.

Obrigado à todos pelas respostas. Sim, configurei ela pra prioridade de foco. E estou utilizando o flash SB800 com o infravermelho dele. De qualquer forma, vou mudar o modo de foco pra prioridade de disparo então e testar. Meu maior medo é tipo ela disparar sem se importar muito com o foco. Imagino também que possa ser mesmo um erro meu, mas tinha necessidade de saber maiores informações para saber se seria um erro meu ou da câmera. Espero que seja o meu erro mesmo.

Ah, estou utilizando o foco no ponto central, e testei também o 3D e como disse, às vezes ela fica como se tivesse tentando focar e não dispara.

Vou continuar testando e se mais alguém tiver uma ideia de o que possa ser, fiquem à vontade para responder.

Novamente, muito obrigado pelas informações.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2014, 16:35:42
Você tentou fazer a foto em um dia normal, com luz normal?

Pode ser a quantidade de luz e o contraste na hora da foto.

Geralmente as cameras focam mais rápido em locais com mais contraste.

Como está configurado o foco?

Abcs

Amigo, já testei nos diversos modos que ela tem. Aquele central com 39 pontos, Acompanhamento em 3D... Nos dois já aconteceu de eu perder determinada foto. Eu focava e terminava de apertar o disparador e a máquina simplesmente não registrava. Mas creio que possa ser a configuração mesmo da prioridade de foco.

Era um casamento à noite, mas o ambiente tinha uma luz regular. Além disso, estava com o SB800 nela, o que tecnicamente facilitaria o foco.

Mas se tiver alguma dica sobre como configurar corretamente, me fale.

« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 16:37:04 por lizandrojunior »
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2014, 16:38:14
Ambientes mal iluminados costumam dar problemas para focar. A melhor saída é usar a luz de AF auxiliar da câmera ou então um radioflash que auxilia na focagem (ou até mesmo um flash externo com infravermelho para focar).

Obrigado por responder.

Estava utilizando sim o flash externo SB800 com infravermelho. E mesmo assim ela não disparou o clique.

Vou tentar arrumar uma configuração correta do foco na prioridade de disparo e testar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2014, 16:38:54
O macete é apontar o ponto de foco onde tenha algum contraste. No rosto das pessoas temos um monte de lugares para isso: entre o olho e o rosto (na divisão/ encontro), na junção entre o Nariz e o rosto, boca....
Se a distância e abertura permitir (para evitar a pouca Profundidade de campo) podemos focar numa parte do vestuário e recompor a cena, uma área iluminada no assunto ou próxima...E muitos outros lugares.
faço isso de forma tão instintiva q normalmente nem tenho problema com AF. Mesmo tendo máquinas com diferentes AF, pouca diferença prática tenho. Ao menos nada q me impeça de fazer um bom trabalho.

Dito isso: Lisandro, NÃO mude o a prioridade de foco. Deixe ela, pois assim vc vai saber quando errou. Treine o uso do AF. Aprenda a escolher os melhores lugares para ele ser efetivo, pense na foto e não sai fazendo zilhões de cliques. Melhor poucas fotos muito boas do q um monte irrelevantes.
Com treino e experiência vc não vai ter problemas dignos de nota e vai fazer tudo de forma muito natural. Acredite!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, 16:40:21 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2014, 17:00:48
Obrigado pelas dicas.

O que não estou entendendo é que com a minha D90 antiga isso nunca aconteceu.

Outro fato, aproveitando seu comentário, é que quando faço o foco e depois enquadro, todas as fotos saem desfocadas. Se coloco o foco no rosto e seguro e faço o enquadramento (Coisa que eu fazia na D90 sem problema algum) na D610 eu perco completamente o foco.

O que eu estou fazendo agora é selecionando o ponto de foco aonde eu vou fotografar, ou seja, se for pra deixar o rosto focado e depois enquadrar, deixo o ponto de foco no lado que o rosto está.

Acho que ainda estou apanhando dela, mas como já trabalho há bastante tempo com fotografia, nunca tive esse problema principalmente porque sou chato com foco. E depois de comprar a D610 andei perdendo muitas fotos por falta de foco.

Espero sinceramente que eu esteja apanhando porque se for a câmera ou lente estou perdido  :D
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2014, 17:48:30
Mas neste caso entra outra variável: A profundidade de campo, q tem relação entre abertura usada, distância da máquina até o assunto, comprimento focal da lente. O q vc vai fazer depende sempre de muitos fatores. Não é só em relação ao AF. A fotografia é um apanhado de coisas q se relacionam e geram um resultado. Sabendo como tudo funciona, vc faz melhores e diferenciadas fotos e também sabe identificar problemas....
Outra coisa: A D600/10 tem regulagem fina para as lentes. Pode ser o caso de verificar o AF de cada lente, usando um target para verificação e posterior ajuste.
Mas não creio q seja isso, em princípio. De qualquer forma é algo muito fácil de descobrir, desde q se tenha conhecimentos relativamente básicos sobre técnica fotográfica.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2014, 23:26:05
Mas neste caso entra outra variável: A profundidade de campo, q tem relação entre abertura usada, distância da máquina até o assunto, comprimento focal da lente. O q vc vai fazer depende sempre de muitos fatores. Não é só em relação ao AF. A fotografia é um apanhado de coisas q se relacionam e geram um resultado. Sabendo como tudo funciona, vc faz melhores e diferenciadas fotos e também sabe identificar problemas....
Outra coisa: A D600/10 tem regulagem fina para as lentes. Pode ser o caso de verificar o AF de cada lente, usando um target para verificação e posterior ajuste.
Mas não creio q seja isso, em princípio. De qualquer forma é algo muito fácil de descobrir, desde q se tenha conhecimentos relativamente básicos sobre técnica fotográfica.

Pode ser que a lente e a câmera porventura estejam fora de especificação. Tu já tentou fotograr usando o liveview nas mesmas situações em que ela nao dispara pelo viewfinder? Pelo liveview o foco demora, mas vem cravado! Com isso voce consegue ver se é problema mesmo...
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2014, 08:32:34
Pode ser que a lente e a câmera porventura estejam fora de especificação. Tu já tentou fotograr usando o liveview nas mesmas situações em que ela nao dispara pelo viewfinder? Pelo liveview o foco demora, mas vem cravado! Com isso voce consegue ver se é problema mesmo...

Ainda não testei. Acho que pode ser um problema unificado, como por exemplo a distância focal mesmo e outros.

De qualquer forma, vou testar outras opções de focagem e trocar a lente também.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Oromeia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2014, 10:22:53
Com a minha anda acontecendo um problema com o foco, o foco só sai cravado mesmo quando uso o live view. Como resolver esse problema de "câmera e lente fora de especificação"?


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2014, 10:52:46
Oromeia, já tentou fazer o AF fine tune na câmera?
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4