Autor Tópico: Criança  (Lida 1094 vezes)

bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Online: 20 de Outubro de 2014, 23:26:52
Oi, gente, tudo bom?
Sou nova aqui no fórum (e na fotografia), já o acompanho há alguns dias mas só agora resolvi tomar coragem para postar.
Minha grande paixão é fotografar crianças e bebês, e como só tenho primos mais novos, eles são sempre meus principais "cobaias". Ainda sei pouco sobre fotografia, mas procuro sempre pesquisar muito sobre o assunto e adorei esse fórum logo que descobri sua existência.
Vou deixar uma foto que fiz já tem um tempinho de um dos meus primos, o Cassio.

Nikon D5100, 35mm f/1.8 @f/1.8
Eu não gostava tanto de fotos em p&b até testar essa. Eu não tinha gostado dela colorida, o céu parecia um pouco estourado em uma área e a cor da pele dele não tinha me agradado mesmo depois de tentar arrumar no Lightroom. Isso tudo foi o que eu, com bem poucos conhecimentos técnicos, achei, e queria saber a opinião de vocês a respeito dela em p&b.
Obrigada desde já!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2014, 23:45:31
A única coisa que me incomodou foi o menino estar totalmente no centro da foto. Faltou observar a regra dos terços. Fora isso, a foto está boa!  :ok:


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2014, 23:48:24
A única coisa que me incomodou foi o menino estar totalmente no centro da foto. Faltou observar a regra dos terços. Fora isso, a foto está boa!  :ok:
Tem razão, da próxima vou lembrar! Muito obrigada!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2014, 23:50:49
Tem razão, da próxima vou lembrar! Muito obrigada!

Esqueci de falar, bem vinda ao fórum!  :D


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2014, 00:14:07
Esqueci de falar, bem vinda ao fórum!  :D
Obrigada, Angelita! :ok:


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2014, 01:20:39
Olá bluebell, seja bem vinda.

A simetria do garoto com sua posição e o jogo claro e escuro no garoto funcionou muito bem centralizado, como se dividisse a luz pra um lado e as sombras para o outro.

Em geral centralizar o assunto não funciona muito bem, com excessão de casos onde buscamos a simetria ou o equilíbrio entre as forças dos dois lados do quadro. No seu caso, acho que os dois pontos foram bem explorados (simetria da posição do garoto, incluindo a posição das mãos, e equilíbrio entre luz e sombra) levando a um resultado bem bacana.

Além disso, um dos elementos do fundo está no terço do lado direito, conferindo um mínimo de estrutura à foto.

Mas a dica da Angelita é bem válida: evite centralizar assuntos a menos que vc tenha um bom motivo... rsrsrs

 :ok: :ok:
Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2014, 01:35:07
Olá bluebell, seja bem vinda.

A simetria do garoto com sua posição e o jogo claro e escuro no garoto funcionou muito bem centralizado, como se dividisse a luz pra um lado e as sombras para o outro.

Em geral centralizar o assunto não funciona muito bem, com excessão de casos onde buscamos a simetria ou o equilíbrio entre as forças dos dois lados do quadro. No seu caso, acho que os dois pontos foram bem explorados (simetria da posição do garoto, incluindo a posição das mãos, e equilíbrio entre luz e sombra) levando a um resultado bem bacana.

Além disso, um dos elementos do fundo está no terço do lado direito, conferindo um mínimo de estrutura à foto.

Mas a dica da Angelita é bem válida: evite centralizar assuntos a menos que vc tenha um bom motivo... rsrsrs

 :ok: :ok:

rafapg, muito obrigada pelas dicas! Eu preciso mesmo prestar mais atenção à regra dos terços, muitas vezes acabo deixando ela de lado. Talvez ficasse melhor mesmo com ele menos centralizado.
Eu não entendi o que você quis dizer com o seguinte (desculpa minha ignorância): um dos elementos do fundo está no terço do lado direito. Se pudesse me explicar o que significa eu agradeceria! :)


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:31:33
bluebell, se vc reparar no fundo da cena, do lado direito tem um poste ou alguma coisa do gênero que está praticamente em um dos terços da imagem.
As regras de composição (regra dos terços, ponto áureo, diagonais, ...) nada mais são do que maneiras de deixar uma figura mais agradável ao olho por reconhecer um certo padrão.
Uma regra que vc usa na composição de uma foto não precisa ser aplicada somente no assunto principal. Repare nas diagramações de folders publicitários, por exemplo: eles usam muito a regra dos terços pra dividir o conteúdo pra tornar a publicidade mais agradável aos olhos.
Eu gosto de usar muros, paredes, ruas e postes e nos terços horizontais e verticais da foto, dando uma liberdade pra enquadrar o assunto em alguma posição menos usual.
Espero que eu tenha conseguido explicar mais do que confundir... Rsss
Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2014, 18:09:17
bluebell, se vc reparar no fundo da cena, do lado direito tem um poste ou alguma coisa do gênero que está praticamente em um dos terços da imagem.
As regras de composição (regra dos terços, ponto áureo, diagonais, ...) nada mais são do que maneiras de deixar uma figura mais agradável ao olho por reconhecer um certo padrão.
Uma regra que vc usa na composição de uma foto não precisa ser aplicada somente no assunto principal. Repare nas diagramações de folders publicitários, por exemplo: eles usam muito a regra dos terços pra dividir o conteúdo pra tornar a publicidade mais agradável aos olhos.
Eu gosto de usar muros, paredes, ruas e postes e nos terços horizontais e verticais da foto, dando uma liberdade pra enquadrar o assunto em alguma posição menos usual.
Espero que eu tenha conseguido explicar mais do que confundir... Rsss

Ah, entendi! Sua explicação foi ótima! Obrigada :ok: