Autor Tópico: Fotos no Jardim Botânico/RJ - Existem regras ou restrições ?  (Lida 3631 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Outubro de 2014, 11:41:05
Pediram para eu fazer um ensaio infantil no Jardim Botânico do RJ, mas deve ter uns 20 anos que não vou lá. Sabem me dizer se existe alguma restrição para fotografar ? Posso sentar nos gramados normalmente ? Pretendo fazer um "smash the cake". Teria algum tipo de problema ?
No site, pelo que entendi, preciso de autorização se fosse para reportagem ou algo assim.
Alguma outra informação relevante, fico muito agradecido.

obrigado  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2014, 12:49:47
não tem problema nenhum... costumo fotografar lá pelo menos uma vez por mês... alguns ações você não deve fazer, tipo, subir em uma árvore... no mas é tranquilo.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2014, 12:59:08
não tem problema nenhum... costumo fotografar lá pelo menos uma vez por mês... alguns ações você não deve fazer, tipo, subir em uma árvore... no mas é tranquilo.
:ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2014, 13:50:00
O JBRJ é um dos locais mais simpáticos para fotógrafos e cinegrafistas. Só peço que não exagerem, para que ele continue simpático como é, e se possível se associem à AAJB, que inclusive têm benefícios a quem deseja ir lá com frequência (estacionamento adicional exclusivo, entrada mais cedo e saída mais tarde do horário público, etc.), além de apoiá-los de algum modo.
JVc.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2014, 13:56:07
O JBRJ é um dos locais mais simpáticos para fotógrafos e cinegrafistas. Só peço que não exagerem, para que ele continue simpático como é, e se possível se associem à AAJB, que inclusive têm benefícios a quem deseja ir lá com frequência (estacionamento adicional exclusivo, entrada mais cedo e saída mais tarde do horário público, etc.), além de apoiá-los de algum modo.
Interessante. Tem algum link com informações desta associação ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2014, 14:05:31
Faltou dizer que a entrada no JB é gratuita para associados :). Sou sócio a pouco mais de um ano. Definitivamente subutilizei a associação, mas o apoio fica :)

http://www.amigosjb.org.br/participe/associe-se/

Minha idéia era exatamente aproveitar o horário antes e depois do horário normal para fazer fotos com mais calma, sem tanta gente alarecendo, etc. Um dia começo este projeto tb :)
JVc.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2014, 17:07:55
Dica mais simples: se não for levar tripé, rebatedor e afins, vai numa boa.
Se for precisar de uma produção mais complexa, tem que pagar uma taxa. No site tem informação.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2014, 17:41:43
Aproveitando, alguém tem dicas de locações para fotografar, estilo o Jardim Botânico?

Eu conheço o Parque Laje, também é legal.


fredabrantes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2014, 17:44:47
Bosque da Barra na Barra da Tijuca.


lcrc

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2014, 17:05:04
Parque Laje é muito legal para fotografar. :ok:
Luiz Cláudio Ribeiro                       
Câmera Sony ILCE A6000
Várias lentes prime antigas


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2014, 17:51:43
O Parque Laje é antipático a fotografias. Se chegares perto da construção principal com uma cãmera SLR, a segurança normalmente o impede de fotografar, dizendo que é preciso autorização da diretoria. Tal autorização (da diretoria de uma associação e não do parque em si) não é barata. A desculpa é evitar o uso comercial de fotos do parque... Somente em eventos específicos. A área de piqueniques é normalmente mais tranquila. Já tiraste foto no Parque Laje sem ser em evento especial? A não ser que tenha mudado recentemente...
JVc.


bscoutinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2014, 23:51:29
Tive problemas pra tirar foto no Jardim botânico - RJ. Além de não ter mais estacionamento lá dentro, tendo que estacionar no Jockey Club  :aua: :aua:
No dia que eu fui (27/09/14), os guardinhas não deixavam ninguém pisar na grama.... em grama nenhuma  :eek:  :eek: . Tive que me virar pra conseguir despistar o guardinhas pra tirar foto lá.  :D  .... Além disso estava proibido a entrada de bola (aquelas bolas grandes infantis) e balões. Vi uma família brincando de "fresbie" e o guardinha também vetou. Os fotógrafos que estavam fazendo trabalho lá, todos estavam reclamando.

Não sei se foi um caso a parte daquele dia, mas foi tenso demais. Se alguém souber de alguma coisa eu fico no aguardo!!!  :snack:
Nikon: D5300 + 18-55mm f/3.5-5.6G VRII + 35mm f/1.8g + Yn-565ex