Autor Tópico: acertando a digitalização Epson V550 e PBs  (Lida 2213 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 23 de Outubro de 2014, 12:47:35
Há cerca de 1 mê comprei um scanner Epson Perfection V550 (muito similar ao V600, só que é um modelo mais novo) e levei um booom tempo até conseguir "entender" o processo de digitalização.

Antes eu mandava os filmes para o lab e pedia que revelassem e ampliassem todas as fotos sem alteração em 10x15, aí digitalizava a ampliação no scanner da multifuncional do trampo.

Aí deletei todas as fotos que havia digitalizado dessa foto tanto de meus arquivos quanto do meu flickr e estou digitalizando-as e subindo conforme o tempo me permite.

Comecei pelos PBs, por conta do processo com eles ser mais fácil.

Então vamos às fotos:


Kodak Tri-X:

1.
KodaTriX024 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

2.
KodaTriX015 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

3.
KodaTriX032 by L.Augusto Estacheski, on Flickr


Fuji Acros (120)

4.
FujiAcros005 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

5.
FujiAcros004 by L.Augusto Estacheski, on Flickr


Kodak BW400CN

6.
KodakBX400CN005 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

7.
KodakBX400CN011 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

8.
KodakBX400CN018 by L.Augusto Estacheski, on Flickr


Ilford XP2 @ISO-200

9.
IlfordXP2019 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

10.
IlfordXP2020 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

11.
IlfordXP2014 by L.Augusto Estacheski, on Flickr


Ilford HP5+

12.
Ilford HP5022 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

13.
Ilford HP5017 by L.Augusto Estacheski, on Flickr

14.
Ilford HP5025 by L.Augusto Estacheski, on Flickr



ps: Como estou postando isso no "Galeria de Fotos" minha intenção é, logicamente, que vocês falem e vejam as fotos. Mas se caso queiram falar sobre o processo de digitalização e sobre dicas e afins eu, particularmente, não veria grandes problemas (embora ache que isso seja um assunto para o "Câmeras de Filme").

Abraços!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2014, 18:09:01
De uma forma geral eu gostei das fotos.

Admiro quem faz street com foco manual (estou supondo que é foco manual), gosto de lentes manuais mas sou muito lerdo para focar.

Só achei estranho a perda de contraste perto da torre direita na foto 1, não sei se foi no escaneamento.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2014, 00:39:41
De uma forma geral eu gostei das fotos.

Admiro quem faz street com foco manual (estou supondo que é foco manual), gosto de lentes manuais mas sou muito lerdo para focar.

Só achei estranho a perda de contraste perto da torre direita na foto 1, não sei se foi no escaneamento.

Obrigado.

Quando eu tava usando a FE, que tem o visor bipartido, fazia o foco com uma velocidade relativamente boa com a 50mm. Agora que estou com a F100 que tem apenas o "rangefinder eletrônico" (como das digitais) ainda me bato um pouco. Mas não tem segredo, é costume apenas.

Aquilo ali é alguma coisa da foto mesmo, flare ou sei lá o que, mas não é do sacan não (ao contrário da pequena faixa preta na mesma foto que só vi quando postei aqui no tópico  :no:).
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2014, 23:27:05
up
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2014, 03:53:19
Esse scanner escaneia a foto ou o negativo? Gostei demais da imagem. Tem como postar uma foto na maior resolução possível dele? Gostei demais mesmo! Aqui em casa tenho 2 Zenits antigas paradas, com lentes helious 44mm e 50mm, com visor bipartido etc.

Sempre tive vontade de comprar um filme para usar ela (me considero fotógrafo há apenas 1 ou 2 anos).
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2014, 10:10:56
Esse scanner escaneia a foto ou o negativo? Gostei demais da imagem. Tem como postar uma foto na maior resolução possível dele? Gostei demais mesmo! Aqui em casa tenho 2 Zenits antigas paradas, com lentes helious 44mm e 50mm, com visor bipartido etc.

Sempre tive vontade de comprar um filme para usar ela (me considero fotógrafo há apenas 1 ou 2 anos).

Digitaliza a partir do negativo.

Coloquei os arquivos em uma pasta do drive, segue o link: https://drive.google.com/folderview?id=0B5--cpl0rcH2Z3lkQ1ZHaTdCX1k&usp=sharing

abraço!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2016, 13:20:11
Coloquei os arquivos em uma pasta do drive, segue o link: https://drive.google.com/folderview?id=0B5--cpl0rcH2Z3lkQ1ZHaTdCX1k&usp=sharing

Pesquisando sobre digitalização de negativos achei seu tópico. O link não está mais disponível, teria como fazer o upload de um arquivo na maior resolução permitida pelo scanner [acredito que seja 6400 dpi/16 bit], por favor?

Você está usando o Vuescan? EPSON Scan? Qual tem sido seu processo de digitalização? Tudo direto no programa, ou flat pra depois editar no Photoshop/Lightroom/Capture One?


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:44:44
Pesquisando sobre digitalização de negativos achei seu tópico. O link não está mais disponível, teria como fazer o upload de um arquivo na maior resolução permitida pelo scanner [acredito que seja 6400 dpi/16 bit], por favor?

Você está usando o Vuescan? EPSON Scan? Qual tem sido seu processo de digitalização? Tudo direto no programa, ou flat pra depois editar no Photoshop/Lightroom/Capture One?

Posso sim, mas não agora. Me manda uma MP que daí cai no email e não esqueço.

Mas assim ó... o V550 só tem um 'ganho' de resolução até 3200dpi (segundo a Epson é até 6400, mas é mentira deles), acima disso o efeito é quase que o mesmo que você abrir a imagem no PS e dar um resize.

Sobre o processo... eu já me ferrei pra cacete nessa parte e quase cheguei a tentar vender o scanner pq não conseguia resultados 'oks', mas depois q vc aceita/entende que todo scanner flatbed só tem um um resultado legal com médio formato aí tu passa a "aceitar" que as digitalizações de 35mm deixem muito a desejar. Mas oq faço hj em dia é usar o VueScan com configurações em que o programa interfira o menos possível e me entregue um RAW (DNG no caso) com maior quantia de informações para que possa editar da maneira que quero no LR/PS.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:52:01
Mas assim ó... o V550 só tem um 'ganho' de resolução até 3200dpi (segundo a Epson é até 6400, mas é mentira deles), acima disso o efeito é quase que o mesmo que você abrir a imagem no PS e dar um resize.

Na real ? 2400 é o limite até para os V700/750


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:55:15
Posso sim, mas não agora. Me manda uma MP que daí cai no email e não esqueço.

Combinado! :ok:

Sobre o processo... eu já me ferrei pra cacete nessa parte e quase cheguei a tentar vender o scanner pq não conseguia resultados 'oks', mas depois q vc aceita/entende que todo scanner flatbed só tem um um resultado legal com médio formato aí tu passa a "aceitar" que as digitalizações de 35mm deixem muito a desejar.

Tô nessa! :hysterical:

Você chegou a fazer algum teste com médio formato?

Na real ? 2400 é o limite até para os V700/750

 :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:03:49
Concordo 100% que scanner de mesa é no máximo "mais ou menos" para filme 35mm. Em médio formato a partir de 6x4.5 o resultado é bem melhor. Na verdade quanto maior o formato, melhor a digitalização, pois as falhas ficam menos aparentes.

Não uso acima de 2400 nos Epson. Não vale a pena. Ultimamente tenho escaneado somente em raw e tratado a saida depois.

Tem gente que usa camera digital para fotografar o filme, mas isso não é tão simples quanto parece. A camera tem que estar perfeitamente perpendicular ao filme, o foco tem que estar cravado, e também usar uma excelente macro. Funcionar, funciona.




bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:05:59
Tem gente que usa camera digital para fotografar o filme, mas isso não é tão simples quanto parece. A camera tem que estar perfeitamente perpendicular ao filme, o foco tem que estar cravado, e também usar uma excelente macro. Funcionar, funciona.

Pois é! Minha pesquisa começou a ir pra este lado e percebi o tamanho do trabalho que dá pra fazer isso bem feito. A opção vai ser scanner dedicado mesmo, e pelo jeito as opções se limitam a seria EPSON Perfection. :ponder:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2016, 16:45:31
Já pensei até em usar uma Sigma SD-1 em uma mesa de reprodução, mas o problema é que irá causar um numero absurdo de clicks, e é uma câmera bem cara. O ideal é usar um sistema de sensor não Bayer, por uma série de razões que não vem ao caso discutir aqui.

Uma outra opção seria usar uma câmera com obturador eletronico,  mas cai no mesmo problema do alinhamento e da iluminação.