Autor Tópico: INDIGNADO COM A ATITUDE DE UM POLICIAL MILITAR.  (Lida 6172 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Outubro de 2014, 20:55:32
Desculpem pessoal... a postagem é um pouco longa... mas não mais que minha indignação


INDIGNADO COM A ATITUDE DE UM POLICIAL MILITAR.
Infelizmente é este o relato que tenho a fazer.
Hoje saindo do trabalho e indo pra casa, pego a Avenida dos Bandeirantes em direção à Imigrantes. Estou lá tranquilo na faixa da esquerda; trânsito lento; horário de pico... algo entre 18h50 e 19h00.
Ocorre que no cruzamento das avenidas Bandeirantes e viaduto Santo Amaro estava uma viatura da PM (sob o viaduto). No canteiro central, uma pequena ilha entre os semáforos, um policial militar (não sei dizer se pelo uniforme há distinção de batalhões de trânsito e policiamento). Este cidadão estava com seu talonário de multas em mãos. Olhando para o OUTRO lado da avenida, no sentido da Marginal Pinheiros. De repente, não mais que de repente, ele se volta para o meu lado da pista e “do nada” aponta enfaticamente seu dedo indicador para mim e diz em alto e bom som... “vou anotar você, vou anotar você”. Não sei se anotou ou não, mas pelo teatro contorcionista que ao olhar pelo retrovisor pude vê-lo fazer, imagino que tenha anotado minha placa sim.
A questão é: PORQUE?
Qual motivo levou este cidadão a me dar a sensação de que seu dever era escolher um ser qualquer que transitava pela avenida para descontar sua ira por estar trabalhando naquele horário e naquele local?
No horário de verão ainda estava lusco-fusco. Como sou praticante de direção defensiva e extremamente cuidadoso ao volante, estava de faróis acesos, cinto de segurança, mantendo distância segura do carro à minha frente, com os dois semáforos em verde mais verde que o verde da bandeira Nacional.
O que teria levado este ser a me “sortear” e ainda sadicamente apontar o dedo indicador e me fazer pensar que o que se passava pela sua mente era “preciso foder alguém, manter minha meta de multas... e adivinha.... o escolhido foiiiiii... uni, duni, tê.... o escolhido foi VOCÊÊÊ”!!!
Muito indignado procurei o primeiro retorno. Queria saber o motivo daquela ira e deboche. Com o trânsito lento, consegui retornar ao local por volta de 15 a 20 minutos depois. Para minha decepção, nem a viatura nem o Bravo Paladino da Ordem e da Lei estavam mais por lá.
Ainda muito indignado fui então ao 27 DP ali do Campo Belo... pra saber se era possível fazer algo para preservar os meus direitos... infelizmente fui informado que naquele momento não... que eu deveria procurar o batalhão de trânsito que ficava a cerca de 8 ou 9 quadras do local.
Desisiti.
Agora só me resta esperar pra ver se chega algo aqui em casa e tentar me defender.
Sinto por todos os policias que cumprem suas funções com dignidade, ter entre eles um ser mau caráter como este... sim porque se ele fez qualquer anotação é um mau caráter... indigno de vestir a farda que um dia prometeu honrar.
Espero ao menos que ele seja criativo em sua anotação... e me multe por algo de estar dirigindo meu CARRO sem capacete.
A meu ver, a única infração que eu poderia ter cometido.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2014, 21:22:52
Espere qualquer coisa menos coerência dessa instituição retrógrada.

Já passou da hora de acabar com a militarização da polícia mas acho que o povo ama um homem de farda.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2014, 22:20:04
Aqui em minha cidade colegas já presenciaram reuniões da PM em que a pauta consistia em "cota mensal de multas a aplicar".

Dizer mais o quê?   :(
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 22:20:46 por fs_isa »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2014, 23:22:53
Paulao, fica de olho no site do Detran, pra nao perder o prazo e conseguir os 20% de desconto no pagto.
da multa.  :hysterical:  :hysterical:
Tenho muitos amigos policiais, e admiro a classe.
infelizmente, como em todas as profissoes, existem os bons e maus.
 :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2014, 23:48:53
Costumo usar uma dashcam (câmera de console) que grava o tempo todo o que ocorre à frente (e também atrás) da viatura. Tal vídeo pode ser usado como prova em caso de colisão, bem como de eventuais abusos... Os melhores modelos são os coreanos. Uso um par de FineVu CR500HD em uma viatura e uma BlackVue DR650GW-2CH na outra. A qualidade do vídeo é excepcional (e pode provar que um sinal estava verde, que quem avançou foi o outro veículo, etc.). Se alguém se interessar, uma empresa no Canadá que envia para o Brasil (e dá garantia, que já usei com acessórios) é www.blackboxmycar.com (eles tem exemplos de vídeos de vários modelos no canal deles do youtube).
JVc.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2014, 08:41:25
Lamentável.

Vc tentou ao menos ver a placa da viatura ou o nº dela? Alguma identificação do individuo ?


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:49:58
Lamentável.

Vc tentou ao menos ver a placa da viatura ou o nº dela? Alguma identificação do individuo ?

Não Raphael... a viatura estava do outro lado do canteiro. Não dava pra ver a identificação dele.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2014, 11:39:52
Brasil cara...cada um quer levar vantagem sobre o outro.

Por isso q coloquei uma câmera dentro do carro...desses xing-ling mesmo, pra tentar evitar malandragens.


 


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2014, 12:01:20
Costumo usar uma dashcam (câmera de console) que grava o tempo todo o que ocorre à frente (e também atrás) da viatura. Tal vídeo pode ser usado como prova em caso de colisão, bem como de eventuais abusos... Os melhores modelos são os coreanos. Uso um par de FineVu CR500HD em uma viatura e uma BlackVue DR650GW-2CH na outra. A qualidade do vídeo é excepcional (e pode provar que um sinal estava verde, que quem avançou foi o outro veículo, etc.). Se alguém se interessar, uma empresa no Canadá que envia para o Brasil (e dá garantia, que já usei com acessórios) é www.blackboxmycar.com (eles tem exemplos de vídeos de vários modelos no canal deles do youtube).

Jauvane,

Você tem um conjunto da CR500HD num carro e um DR650GW em outro. Qual a diferença de ambos?

E você comprou por esta empresa mesmo? Pagou taxas de alfândega?
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2014, 12:41:35
Espere qualquer coisa menos coerência dessa instituição retrógrada.

Já passou da hora de acabar com a militarização da polícia mas acho que o povo ama um homem de farda.

Já ouvi bastante essa questão de desmilitarizar a PM, mas o que mudaria??? Eu realmente não sei o que mudaria e olha que já fui militar do Exército.

Alguém saberia me responder essa?
Fábio Pedro.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2014, 14:13:22
Jauvane,

Você tem um conjunto da CR500HD num carro e um DR650GW em outro. Qual a diferença de ambos?

E você comprou por esta empresa mesmo? Pagou taxas de alfândega?

Sim, comprei tudo da BlackBoxMyCar. O proprietário (Alex) é muito acessível e honra a garantia do que vende (ele é revendedor autorizado dos fabricantes, volta e meia indo á Coréia ver novidades). Recebi cerca de 5 pacotes de lá, todas tendo sido tarufadas pela alfândega. Sempre fiz compras respeitando o limite de US$500 para usar o modelo simplificado de importação (no meu estado não é cobrado ICMS de itens importados, o que é uma boa ajuda).

Depois de MUITO pesquisar a respeito, concluí à época da compra que o melhor modelo disponível, contando qualidade de vídeo e disponibilidade de acessórios era o modelo FineVu CR500HD (Full HD), que eu decidira usar como câmera frontal de ambas as viaturas. A câmera traseira eu estava ainda decidindo se seria mais um par de CR500HD ou se seria o modelo FineVu Pro (HD). Na época que comprei uma CR500HD custava bem mais do que o que custa hoje, de tal modo que foram duas compras separadas, cada uma incluindo uma CR500HD, lente polarizadora, a unidade GPS externa (para gravar a velocidade que a viatura está andando), bem como alguns suportes extras, clips, hardwiring kit e afins. Em uma compra em separado, adquiri três unidades nobrak portátil Lukas Batery Pack. A câmera fica ligada mesmo quando a viatura está desligada (em um estacionamento). De tal modo que se alguém bater na viatura na garagem terei como ver quem foi, etc. Só quando paro o caro com sol a pino eu retiro a câmera e guardo-a (não creio ser necessário a tortura do equipamento). A idéia da bateria Lukas era permitir que a cãmera continuasse gravando mesmo que a voltagem da bateria da viatura baixasse mais que o limite (a cãmera se desliga se a voltagem cai abaixo de 11.8V, evitando que descarregue a bateria demais. Com a bateria eu configurava para ela parar de puxar carga quando a voltagem chegasse a 12V e ela alimentaria a câmera enquanto necessário. O problema é que a bateria Lukas provê 14.5V quando a bateria está acima do limite, mas a voltagem cai para 11.7V/11.8V quando ela para de puxar corrente da viatura, o que infelizmente é o limite de ligar/deslligar da câmera. Isso fazia a câmera ligar e desligar com frequ~encia, o que acabou por queimar os módulos externos de GPS (que a BlackBoxMyCar recebeu de volta e me deu crédito. Devolvi também duas das três baterias Lukas, já que ela não funciona bem com a câmera da FineVu (deve funcionar bem com a câmera da própria Lukas). Adquiri outros módulos GPS para as câmeras mas ainda não as instalei. Eu o farei usando uma bateria de lítio auxiliar que fará o serviço do UPS que não funcionou bem.

Com esta coisa toda, embora a disponibilidade de filtro polarizador (que permite a pessoa cortar o reflexo do parabrisa no vídeo) acabei mudando os planos. Uso as duas FineVU CR500HD na viatura ue minah esposa usa no dia a dia (hoje está apenas uma delas ligada, a outra está guardada, vretornando à viatura quando as baterias de lítio chegarem) e selecionando a BlackVue 650, que foi lançada depois da compra das CR500HD. Aquele modelo BlackVue permite que a acione conexão WiFi e conecte um ipad/iphone/android nela, visualizando o vídeo no tablet, tando ao vivo quanto o que está armazenado. Em caso de colisão dá para mostrar o vídeo sem ter de tirar o cartão de memória da cãmera (e mesmo com a viatura travada).  OFineVu CR500HD usa sensor Xmor da Sony (o melhor para este tipo de câmera) e o da BlackVue usa este sensor na cãmera dianteira (FullhD) e outro que não é da sony na cãmera traseira (HD). mais recentemente lançaram um modelo (750 acho) que tem Full HD Xmor na frente e traseira, mas resolvi ficar com a BlackVue 650 que já comprei mesmo :)

Tem MUITO mis coisa a comentar a respeito. Aprendi muito (e testei bastante coisa também) com respeito ás viaturas. Não sou do tipo que troca de viaura frequentemente. prefiro ficar com uma viatura por MUITO tempo, mantê-la a pão de ló trate bem sua viatura que ela te trata bem também, sendo em geral mais confiável que viaturas novas e mal tratadas). Minha viatura está parada a mais de um ano agora, pois resolvi blindá-la ano passado (gosto muito de viajar de carro e em 2009 levamos tiro em tentativa de assalto em Angra dos Reis), mas tive azar de selecionar uma blindadora do Rio que é famosa mas simplesmente parou o serviço na metade... Acabei acertando com a empresa de SP que estava efetivamente realizando o serviço e eles concluiram a; blindagem e me entregaram a viatura, mas ela continua parada aguardando a documentação (que a empresa do Rio, que a faria também não fez). Com isso tudo a BlackVue 650 que comprei para esta segunda viatura está guardada (e a viatura da minha esposa fazendo hora extra. Até viajar do Rio para Fortaleza ela fez na virada do ano. Acho que já estamos nis desviando do tópico, que continuo, caso interesse, em outra oportunidade. Em tempo, ambas as viaturas sao Suzuki :)

Em resumo, e respondendo tua pergunta mais diretamente, a FineVu CR500HD tem excelente qualidade de vídeo e excelente disponibilidade de acessórios, mas não tem conexão WiFi. É possível conectar um monitor nela e assistir o vídeo dela diretamente para o monitor RCA, ou levar o cartão de memória para um computador. A BlackVue 650 tem WiFi, msa não tem disponibilidade de acessórios (não tem lente polarizadora, por exemplo). A câmera traseira é apenas HD (a dianteira é FullHD). E mprincípio eu escolhi a FineVu porque eu queria poder escolher a câmera traseira que me conviesse, podendo substituí-la. Com a BlackVue, é possível descartar a câmera traseira (usando apenas a dianteira) e usar outra atrás, ma acabei aquietando o facho e ficando com o set FullHD/HD mesmo. Se calculares o envio para ficar abaixo de US$500, o que terás a pagar são os 60% de importação, ICMS se teu estado cobrar, e a taxa de R$12 dos correios (que não paguei proque na época que comprei esta taxa não existia).

Eu estou SEMPRE testando e fuçando muita coisa. Sempre passo muitas dicas a amigos. A propósito, se viajas de carro e tua viatura é automática (não pega no tranco em caso de bateria arriada) um dispositivo EXCEPCIONAL é a bateria de partida de lítio que pesa menos de meio quilo e pode dar partida mais de dez vezes em uma viatura com bateria completamente descarregada! tenho uma em cada viatura, mas já estou fazendo upgrade...
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2014, 19:16:57
À propósito, o modelo da BlackVue que peguei é o DR550GW 2CH, e não o 650...
JVc.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2014, 06:44:21
Já ouvi bastante essa questão de desmilitarizar a PM, mas o que mudaria??? Eu realmente não sei o que mudaria e olha que já fui militar do Exército.

Alguém saberia me responder essa?

Eu nao estou certo de mim, mas conheco um cara que eh filho e neto de policiais militares e de militares e ele odeia de alma a instituicao policialmilitar.

Ele diz, por exemplo, que quando alguem fala deabuso militar seu pai so diz "eh, tem que respeitar". Mas quando o pai dele eh parado por alguma viatura para inspecao ou ate mesmo pequenas irregularidades, ele apenas se apresenta e os policiais pedem desculpas e liberam ele.

Entao, eu suponho que a militarizacao da direitos a quem tem patente maior, que se nao fosse militarizada talvez, so pq o cara eh capitao ou o que for, nao pode mandar o soldado raso nao parar ele, nao averiguar o carro dele e nao multar ele. Ou simplesmente ferrar alguem com apenas uma simples ordem sem regras juridicas.

Mas isso eh so suposicao minha. Pq esse cara vive falando de quanto policiais militares abusam do poder e do quanto ele eh contra a militarizacao.



Mas eu mesmo nao sei. Quando ouco sobre policia civil ou militar, a primeira coisa que me vem a cabeca sao soldados fazendo teatros desnecessarios e frustrados pq ninguem leva a "brincadeira" (teatro deles) a serio. Como no exemplo do OP onde no lugar de simplesmente anotar a placa, o policial ficou apontando o dedo, gritando e ameacando sem motivo algo.

Ou quando eu via algumas vezes em Sao Paulo policiais cantando pneu de forma muita forcada, tambem desnecessariamente (e meses depois reclamam que nao tem viaturas em condicoes).

Ou quando um policial recebeu um chamado de agressao domestica ha muitos quarteroues de distancia e o policial saca o revolver e usa como se fosse um pedaco de pau ou um dedo da mao, para pedir passagem as pessoas, apontando na cara delas.

Muitos vao dizer que sao apenas alguns policiais que sujam a corporacao... Mas esses alguns sao super numerosos.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2014, 09:10:00
Já ouvi bastante essa questão de desmilitarizar a PM, mas o que mudaria??? Eu realmente não sei o que mudaria e olha que já fui militar do Exército.

Alguém saberia me responder essa?

Policiais Militares quando entram para a corporação são pessoais normais. Ao chegarem lá são tratados como bichos, são punidos por qualquer coisa, desde uniforme amassado até algum procedimento burocrático feito de forma incorreta. E o pior, são punidos por oficiais que na maioria das vezes nunca pisaram na rua, já entraram direto como oficiais através de um concurso (absurdo dos absurdos). Em algum lugar vão descontar essa frustração, não? Isso não é invenção, é relato que ouço de parentes policias, principalmente de um civil que faz plantão e fica muito tempo conversando com PMs em virtude de atendimentos.

Outra coisa: qual o sentido de "treinamento militar" e hierarquia rígida para atender ocorrências de trânsito e bêbados que estão batendo na mulher?

Todos países ditos civilizados não possuem "Polícia Militar", mesmo a polícia ostensiva está subordinada a um comando civil.

Acho que na verdade a pergunta deve ser: "Por que a Polícia tem que ser Militar"?


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2014, 10:11:41

Policiais Militares quando entram para a corporação são pessoais normais. Ao chegarem lá são tratados como bichos, são punidos por qualquer coisa, desde uniforme amassado até algum procedimento burocrático feito de forma incorreta. E o pior, são punidos por oficiais que na maioria das vezes nunca pisaram na rua, já entraram direto como oficiais através de um concurso (absurdo dos absurdos). Em algum lugar vão descontar essa frustração, não? Isso não é invenção, é relato que ouço de parentes policias, principalmente de um civil que faz plantão e fica muito tempo conversando com PMs em virtude de atendimentos.

Outra coisa: qual o sentido de "treinamento militar" e hierarquia rígida para atender ocorrências de trânsito e bêbados que estão batendo na mulher?

Todos países ditos civilizados não possuem "Polícia Militar", mesmo a polícia ostensiva está subordinada a um comando civil.

Acho que na verdade a pergunta deve ser: "Por que a Polícia tem que ser Militar"?

Perfeito.

Nunca é demais lembrar que as polícias militares do Brasil são herança da ditadura.

Eu acho muito difícil uma mudança que a nossa geração veja. É mexer num vespeiro, no mingau de muito "cidadão de bem".