Autor Tópico: Canon 6D com problemas na Exposição  (Lida 4425 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Online: 23 de Outubro de 2014, 23:37:52
Tenho uma Canon 6D e desde o começo tenho notado que as fotos estão ficando escuras!
Quando vou fazer a edição no Lr, apenas clicando no Automático, a exposição das fotos é mudada em 0,70 à 1,30 para o positivo sempre, mesmo quando faço uma foto com o fotômetro da câmera no zero.
Andei pesquisando para mudar isso e não achei nada... tem como "calibrar" o fotômetro da câmera?
Fazer a compensação de exposição nos modos AV e TV até é fácil... mas no M, com ISO no automático, é mais complicado.

Alguém? Alguma dica?
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2014, 23:53:46
Tenho uma Canon 6D e desde o começo tenho notado que as fotos estão ficando escuras!
Quando vou fazer a edição no Lr, apenas clicando no Automático, a exposição das fotos é mudada em 0,70 à 1,30 para o positivo sempre, mesmo quando faço uma foto com o fotômetro da câmera no zero.
Andei pesquisando para mudar isso e não achei nada... tem como "calibrar" o fotômetro da câmera?
Fazer a compensação de exposição nos modos AV e TV até é fácil... mas no M, com ISO no automático, é mais complicado
bom,a galera vai pedir foto e exif p ajudar..
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 23:55:52 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2014, 00:33:35
Segue 3 exemplos... as duas primeiras feitas dentro de casa no aniversário da minha filha semana passada. A última feita hoje, sem edição nenhuma para comparação.


ISO 500
47mm
f4
1/125
Correção de 1,87 na exposição


ISO 500
50mm
f2,8
1/160
Correção de 1,15 na exposição


Foto feita hoje, mais ou menos pelas 18h.
ISO 400
85mm
f2,2
1/800
Sem edição nenhuma no Lr.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:23:37
ISO automático? Amigo, para mim, essas fotos aparentemente estavam todas fotometradas no pondo zero (cinza 18%). Está aí, talvez, o problema. O cenário das primeira e segunda foto é quase todo branco!!! É natural expor (nesses casos) 1 a 1+2/3 de ponto para cima...

Não entenda como crítica, mas existem conceitos básicos de fotometria a serem aplicados nessas fotos que não estão sendo seguidos... Recomendo, quando fores fazer fotos de criança caucasiana (branca), fotometrar no rosto (em spot) e com 2/3 de ponto para cima. Não tem erro.

Abraços!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:37:06
Como foi dito acima, isto é erro de fotometria.
O fotômetro no zero é só um parâmetro para o fotografo de que a cena está exposta pra cinza 18%. Resta depois o fotografo avaliar a cena e expor para -/+ o fotômetro para ter o resultado desejado. Isso é treino, vem com o tempo. :ok:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:42:40
Concordo com os colegas, o problema foi zerar o fotometro.

Inclusive eu percebi que fazia isso do mesmo jeito, o LR vira e mexe subia a exposição de minhas fotos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:47:35
ISO automático? Amigo, para mim, essas fotos aparentemente estavam todas fotometradas no pondo zero (cinza 18%). Está aí, talvez, o problema. O cenário das primeira e segunda foto é quase todo branco!!! É natural expor (nesses casos) 1 a 1+2/3 de ponto para cima...

Não entenda como crítica, mas existem conceitos básicos de fotometria a serem aplicados nessas fotos que não estão sendo seguidos... Recomendo, quando fores fazer fotos de criança caucasiana (branca), fotometrar no rosto (em spot) e com 2/3 de ponto para cima. Não tem erro.

Abraços!

Explicação perfeita do sakco.

Experimente fotografar uma simples parede branca sem nenhum outro objeto. Saiu cinza? Então aparentemente seu fotômetro está perfeito.

Pra sair branca você tem que sobreexpor, pois a câmera não sabe que trata-se de uma parede branca, ela "presume" (sim, o fotômetro é sempre presunçoso) que vc está fotografando uma cena média.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2014, 09:54:25
Tem um tópico do Tsouto falando a mesma coisa.

E isso é erro de fotometria do fotógrafo, não da camera.

Tópico trancado por duplicidade.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM