É muito fácil removê-las. Outra opção é só desconectar o cabo de alimentação. Ela ficaria no calor, mas não estaria ligada (menos pior). Se nunca quiseres tirá-las, uma opçção é evitar estacionar em locais muito abertos. Se houverem árvores já é viável deixá-las. De qualquer modo, a câmera traseira fica menos exposta. Ela fica presa ao metal da parte traseira (e não ao vidro diretamente). Deste modo ela não fica sob sol direto. A BlackVue ficará presa ao video mesmo (ou á lanterna central, que fica na parte superior do vidro traseiro), novamente meio protegida do sol direto.
Eis uma foto comparando o tamanho da FineVu CR500HD e da BlackVue DR550GW - dianteira (maior) e traseira (menor):
Detalhe de fita isolante cobrindo a marca da parte que fica virada para fora, deixando-a mais discreta:
Hoje estou apenas com a câmera dianteira ligada no carro menor. a traseira eu uso em viagens (quando pegamos estrada), mas o motivo dela estar desligada é porque a voltagem no soquete onde elas estão ligadas está caindo abaixo dos 11.7V limite que leva-as a se desligar quando o farol é aceso. Vou instalar um alternador de maior amperagem para resolver o problema, mas na verdade haverá uma bateria de lítio servindo de buffer entre o sistema elétrico da viatura e a câmera, i.e. quando a voltagem cair abaixo de 12V o sistema parará de puxar carga da viatura, e alimentar a câmera com a bateria de lítio (que está a caminho), o que deve finalmente manter a voltagem sempre acima de 11.7V, evitando o problema no módulo GPS que mencionei no outro tópico.
Costumo fazer customizações curiosas nas viaturas. No SUV instalei uma câmera de ré ligada na luz de ré (quando a luz de ré acende a câmera automaticamente recebe energia e envia o vídeo, que é apresentado na tela do GPS (o modelo Garmin Nuvi 2580TV tem entrada de vídeo, como tinha o antifo Nuvi 5000 que já vendi). Assim, sem acrescentar telas adicionais, assim que a ré é acionada, o vídeo da cãmera aparece onde é conveniente. Isso me permite entrar em vagas assustadoramente justas, sem risco do estepe encostar na viatura de trás. Esta câmera não está virada para trás, e sim para o lado, usando uma curva do parachoques traseiro. Como mostram as fotos abaixo:
Meu mecãnico sempre estranha meus "projetos", mas ao final sempre aprova
Meu último projeto agora é um mecanismo que me permita alimentar a viatura por fora caso a bateria esteja descarregada (ou desconectada), projeto resultando de problema que tive a pouco tempo atrás...