Autor Tópico: Dash cam no carro, alguém usa?  (Lida 6914 vezes)

Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Online: 24 de Outubro de 2014, 22:57:36
As dash cams são essas câmeras que são usadas para filmar o que se passa à frente do carro enquanto se dirige. Elas gravam em loop... eternamente. Acaba o cartão de memória e começa a gravar por cima de novo. Ligou o carro ela liga, desligou ela para.

Na Rússia e em alguns outros países muita gente usa. Principalmente pra fazer prova em casos de acidentes e até mesmo dos doidos que simulam terem sido atropelados para receberem indenização. Enfim...

Desconheço alguém que use. E a turma aqui, alguém?

A Garmin tem uma, mas vi que no mercado tem vááárias...

PS: tentei achar esse assunto na pesquisa mas não consegui...


Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2014, 23:31:00
Bem interessante esse assunto Alex.

Foi falado bastante sobre isso nesse tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=106540.0;topicseen

Seria bom se pudessem trazer as postagens pra cá  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2014, 00:30:38
Só um detalhe, quando desliga o carro ela næo,precisa parar. As que uso estão instaladas para dontinuar funcionando. No modo estacionamento elas só gravam vídeo quando detectam movimento ou colisão, o que é ótimo, diminuindo o vídeo apenas para o que interessa. No uso normal (em movimento) ela grava tudo o que acontece, gravando em área diferente quando detecta colisão (elas tem um sensor G). As melhores são as coreanas. Algumas empresas americanas (não olhei Garmin ainda) na verdade comercializam modelos chineses, que tem vídeo de baixa qualidade. Um exemplo é a Cobra. Escrevi um post longo no outro tópico, seria legal juntá-lo aqui...

Como disse lá , umo u. Par de FineVu CR500HD e uma BlackVue DR550GW 2-CH.
JVc.


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2014, 01:22:16
Cara.. E eu curioso pra saber que nóia é essa dos russos... Legal saber que tem câmera feita só pra isso...
Canon EOS 6D user


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2014, 02:27:20
Já ouvi falar que na Rússia é obrigatório. Mas não sei se é verdade...

Jauvane, eu tava pensando em botar direto, sem ficar guardando. Sabe se essas coreanas que vc falou aguentam calor diariamente? Pq ficar tirando e botando não tenho paciência não. E outra: elas precisam ser discretas paras não chamar atenção de bandido...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 02:53:40 por Zeidan »
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2014, 05:00:09
Os modl os fit os para o mercado americano são discretos. Na Coreia elas são super chamativas, com muitos leds piscando... Em geral não se procura por algo na altura onde elas ficam (atras do espelho). No meu caso cubro a pintura de ma ca/modelo na CR500HD com fita isolante, deixando-a ainda mais discreta. A Cr500HD é mais discreta que a DR550GW. A câmera traseira é invisível (se usas insul film). Vou tirar umas fotos dela montada na viatura. Só se apessoa olhar procurandoor elas que veria algo.

Já esqueci à CR500HD (da FineVu) no sol. Ela para de gravar quando superaquece (uma vez deu erro no cartão microSD, que a SanDisk substituiu na garantia. Eu prefiro removê-la quando em so a pique. Em local coberto opu sombra eu costumo deixar gravando. Se for para nunca remover eu evitaria parar no sol...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2014, 05:02:54 por jauvane »
JVc.


wringles

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2014, 16:48:20
Tinha lido que os russos gostam dessas câmeras para não ficar na mão de policiais corruptos quando se envolvem em acidentes. Além dos pedestres doidos que se jogam na lateral do carro para extorquir dinheiro.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:09:16
Mas jauvane, a traseira vc remove também por causa do sol? Aí é broca o trabalho que dá, não?
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:12:31
Na Coréia é super comum o uso das câmeras, de tal modo que em caso de colisão a perícia já chega buscando cãmeras nos carros envolvidos. Lá eles usam cãmeras bem chamativas, com muitos leds piscando para a pessoa saber que está sendo observada. Como quase todos os carros tem não adianta o ladrão quebrar um carro para roubar a câmera, pois ele estará no vídeo de meia dúzia de outros veículos. Nos EUA (e Brasil) as câmeras devem ser discretas, quando em geral são escuras (ou com poucas cores) e sem leds na frente.  Tirei algumas fotos das cãmeras FineVu e BlackVue e espero postá-las mais adiante. Falta tirar uma mostrabndo ela instalada no carro. A que tirei com o celular no estacionamento de um shopping não dava para ver nada (ela fica muito discreta, e em uma área que não se costuma olhar muito).
JVc.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:19:35
Essa da garmin lhe parece muito grande?
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:38:50
É muito fácil removê-las. Outra opção é só desconectar o cabo de alimentação. Ela ficaria no calor, mas não estaria ligada (menos pior). Se nunca quiseres tirá-las, uma opçção é evitar estacionar em locais muito abertos. Se houverem árvores já é viável deixá-las. De qualquer modo, a câmera traseira fica menos exposta. Ela fica presa ao metal da parte traseira (e não ao vidro diretamente). Deste modo ela não fica sob sol direto. A BlackVue ficará presa ao video mesmo (ou á lanterna central, que fica na parte superior do vidro traseiro), novamente meio protegida do sol direto.

Eis uma foto comparando o tamanho da FineVu CR500HD e da BlackVue DR550GW - dianteira (maior) e traseira (menor):


Detalhe de fita isolante cobrindo a marca da parte que fica virada para fora, deixando-a mais discreta:


Hoje estou apenas com a câmera dianteira ligada no carro menor. a traseira eu uso em viagens (quando pegamos estrada), mas o motivo dela estar desligada é porque a voltagem no soquete onde elas estão ligadas está caindo abaixo dos 11.7V limite que leva-as a se desligar quando o farol é aceso. Vou instalar um alternador de maior amperagem para resolver o problema, mas na verdade haverá uma bateria de lítio servindo de buffer entre o sistema elétrico da viatura e a câmera, i.e. quando a voltagem cair abaixo de 12V o sistema parará de puxar carga da viatura, e alimentar a câmera com a bateria de lítio (que está a caminho), o que deve finalmente manter a voltagem sempre acima de 11.7V, evitando o problema no módulo GPS que mencionei no outro tópico.

Costumo fazer customizações curiosas nas viaturas. No SUV instalei uma câmera de ré ligada na luz de ré (quando a luz de ré acende a câmera automaticamente recebe energia e envia o vídeo, que é apresentado na tela do GPS (o modelo Garmin Nuvi 2580TV tem entrada de vídeo, como tinha o antifo Nuvi 5000 que já vendi). Assim, sem acrescentar telas adicionais, assim que a ré é acionada, o vídeo da cãmera aparece onde é conveniente. Isso me permite entrar em vagas assustadoramente justas, sem risco do estepe encostar na viatura de trás. Esta câmera não está virada para trás, e sim para o lado, usando uma curva do parachoques traseiro. Como mostram as fotos abaixo:


Meu mecãnico sempre estranha meus "projetos", mas ao final sempre aprova :)

Meu último projeto agora é um mecanismo que me permita alimentar a viatura por fora caso a bateria esteja descarregada (ou desconectada), projeto resultando de problema que tive a pouco tempo atrás...
JVc.


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:42:22
Excelente! Verdadeiro Professor Pardal, rs...  :worship: :worship: :worship:
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


Zeidan

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
  • Sexo: Masculino
  • Os olhos são a janela da alma.
    • Zeidan's Flicker
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:48:38
e entre esses dois modelo de câmera dash qual vc acha o melhor? Vou usar só na frente mesmo...
Sem câmera / Minolta Rokkor 50mm 1.7 / Zuiko 55mm f/1.2
Flickr and 500PX


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2014, 01:50:35
Essa da garmin lhe parece muito grande?

A Cobra recentemente lançou um par de dashcams, mas elas na verdade são modelos chineses com a marca Cobra impressas nelas. Não li ainda a respeito do modelo Garmin apresentado. Se ele for uma versão de modelo chinês a qualidade seria baixa. Se for projeto próprio da Garmin pode ser interessante, mas não creio que um primeiro modelo deles seja melhor que os coreanos que investem nisso a muitos anos, com evolução de vários modelos. Um dos motivos pelo qual eu havia selecionado a CR500HD da FineVU é que ela é uma das que tem menor consumo de eletricidade (eficiência elétrica), que é útilse a cãmera ficará gravando mesmo quando a viatura está desligada (em modo estacionamento). Não posso comentar adequadamente sobre o modelo garmin, pois não li sobre ele ainda.
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:13:12
e entre esses dois modelo de câmera dash qual vc acha o melhor? Vou usar só na frente mesmo...

Eu escrevi muito no outro tópico... Inicialmente ia colocar uma FineVu CR500HD na frente e uam FineVu Pro na traseira, mas quando recebi as cãmeras (adquiri duas CR500HD primeiro) e tive o problema com o módulo de GPS (que é externo) e com o nobreak da Lukas, mudei os planos. Aí decidi usar as duas FineVu CR500HD na viatura da minha esposa e selecionei a BlackVue DR550GW para a outra viatura. No momento uso apenas a dianteira na viatura da minha esposa (usei a traseira em uma viagem que fizemos, mas neste caso a cãmera traseira ela alimentada por uma bateria externa auxiliar de partida, já que ainda não preparei a parte elétrica na traseira. Suspendi isso até receber as baterias de lítio do tipo abaixo:
http://www.amazon.com/Antigravity-Batteries-HUSABERG-HUSQVARNA-KAWASAKI/dp/B008R0L05Y
http://www.amazon.com/Battery-Tender-BTL14A240C-Lithium-Phosphate/dp/B00F9LPJ8S

Ficarão as duas FineVU CR500HD na viatura menor e a BlackVue DR550GW na outra viatura, i.e. ao final ambas terão câmeras dianteira e traseira. Exemplos de vídeo delas todas podem ser vistas no canal YouTube da loja www.blackboxmycar.com , onde adquiri todas elas, bem como seus acessórios. É uma loja no Canadá, que envia para o Brasil. No recebimento paguei apenas o imposto de importação normal (60%), já que no meu estado não se cobra ICMS de pacotes enviados pelos correios normais. A BlackVue está parada aqui porque a viatura que a receberá está parada a algum tempo (problemas de um serviço que mandei fazer nela e que ainda não se resolveu completamente). Se por um acaso moras no RJ terei prazer em te mostrar o setup. Como passo MUITO tempo com uma viatura, dá tempo fazer muita adaptação interessante nelas. Com a minha viatura eu casei definitivamente, com o seviço que mandei fazer nela entre o ano passado e este ano.
JVc.