Autor Tópico: Terceir edição da Revista Macrofotografia acaba de ser lançada - Acesso Gratuito  (Lida 2208 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
aaah, legal!! A minha lentezinha precisa de uma certa distância pra fazer foco, quase 20cm. Tive que fazer um super recorte.

Experimente os tubos de extensão; não são caros e dá para brincar um pouquinho de macro.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
:( Acabo de perder uma mensagem longa, pois a internet caiu pouco antes de em clicar "Enviar" :(  Bom, vou resumir agora...

Sobre fotos macro, existem opções variando de R$10 a um valor sem limite. Quem tiver interesse pode assistir as palestras do Tácio no PhotoImage 2013 e 2014, onde ele faz um resumo de parte do curso dele. Links abaixo:
PhotoImage 2014: https://www.youtube.com/watch?v=jAXpYM7xC7s
PhotoImage 2013: https://www.youtube.com/watch?v=SkMztF2KzOA

O que uma lente macro te permite é a alguma distância do objeto chegar a uma ampliação 1:1, i.e. 1cm do objeto é projetado em 1cm do sensor. A MEP65 chega a 5:1, i.e. 1cm de objeto ocupa 5cm do sensor. Em um corpo APS a equivalencia fica em 8:1. Modo mais simples e barato é um anel de inversão ou anel de rosca dupla, seguido de filtros close up, tubos de imagem, foles, etc. (e uma combinação destes tb). Uma lente macro real (que chega a 1:1) ajuda bastante, entretanto. Desde uma 50mm macro até as mais longas como a Canon 180L (ou Nikon 200mm Micro).

O Tácio costuma realizar cursos de foto macro com frequência em SP, e menos frequência em outras cidades. Se, entretanto, em uma dada cidade consegue-se juntar gente o suficiente, é provável que ele tope ir lá. Calendário de cursos costumam estar disponíveis em http://www.macrofotografia.com.br

Ano passado tentei organizar um "Retiro de Fotografia", aos moldes de retiros de yoga que minha esposa faz no Sítio Vrajabhumi, perto d Teresópolis. A idéia era termso cursos de macrofotografia, foto noturna (é fácil de afastar de luz artificial por lá) e um mais curto de foto de natureza. Infelizmente não conseguimos quorum no pouco tempo que tínhamos antes do tempo deixar de ser ideal para macrofotografia (a maioria dos insetos somem no inverno). Quem sabe ano que vem tentamos de novo :)  Quando rolar vai ser muito legal. Combinamos de marcar uma vinda dele sem cursos mesmo para explorarmos a região (ele costuma fazer a travessia Petrópolis->Teresópolis vez por outra).
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Tubos de extensão, talvez eu compre. Mas seria o meu máximo. Nada além disso.
como já disse antes, não tenho as manhas de andar com um quilo de parafernália por aí, sendo que eu gosto de macrofotografia da natureza (na natureza).
Mas nossa, essa nikkor 200mm micro deve ser um desbunde, hein!!!  :wub:
quem sabe o sistema micro 4/3 lance algo melhor para macro, mais pra frente. Se for micro, melhor ainda.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Existe uma 60mm macro para m4/3 da Olympus:
http://www.stevehuffphoto.com/2012/11/28/the-olympus-ed-60mm-f2-8-macro-lens-review-for-micro-43-from-a-guy-who-never-shoots-macro

Sim, é a que eu tenho. Mas queria uma mais longa e que pudesse fazer foco de mais perto. Uma lente micro mesmo.
Essa daí, a distância de foto dela é quase 20cm, tanto que tive que recortar praticamente metade das fotos da mariposa.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
E tem em edição impressa(que prefiro)o número 1,2e3 por $45,00 sem falar no livro Macro Fotografia e Close Up do Tacio Fhilip em promoção $89,00.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Adquiri as impressas uma a uma, quando lançadas. Adquirir as impressas ajuda a manter a versão impressa sendo criada, e com custo reduzido. O livro é essencial para quem gosta de foto macro dos mais variados nichos :)
JVc.