Autor Tópico: Fotos em preto e branco  (Lida 9146 vezes)

Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:59:46
Valeu Silvano! eu ia morrer sem saber essa do live view em PB...
Abraços! :ok:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2014, 15:21:24
Valeu Silvano! eu ia morrer sem saber essa do live view em PB...
Abraços! :ok:
Legal, na T3 e agora na 5Dc eu faço assim quando quero fazer PB, coloco no Picture Style "Monochrome" e aí faço a foto em PB, mais como Utilizo Raw + Jpeg, apenas o Jpeg sai PB, o Raw posso editar a foto colorida normalmente  :ok:
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2014, 16:23:44
Valeu Croix e Felipe pela explicação!
O que entendi foi que devemos usar o bom senso e a intuição na hora de escolher uma fotografia em preto e branco.
 :ok: Abraços!

A principio vc pode usar a intuicao. Mas tambem pode ir alem, criando temas e sentimentos atravez das cores e preto e branco.

A cor vermelha costuma ser a mais dramatica das cores, sugerindo amor, romance, paixao, sexo, fogo, calor guerra, raiva.

A azul, no extremo oposto, transmite calma, tranquilidade, paz e inocencia.

Verde esta muito associado a natureza, vida, limpo, bio.

Amarelo como tambem o laranja esta relacionado a felicidade, dinheiro, liberdade.

Roxo sugere realiza, nobreza, grandeza social.

Marrom ao rustico, associacao a terra, a simplicidade, etc.




Ja no Preto e branco, o preto esta muito relacionado a sexy, classy e estilo, como tambem deprecao e condenacao e talvez ao burocratico.

Ja o Branco a pureza, esperanca, virgindade, neve, etc.



Claro que o significado das cores e do preto e branco vao variar mais ou menos dependendo da cultura, mas levando a percepcao da sua cultura sobre determinadas cores, vc determina o uso mais adequado, coerente ou sensato para a mensagem, linguagem ou ideia que quer transmitir aos expectadores. E nao depender somente da intuicao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2014, 16:30:10
É uma boa maneira de aprender a fotografar  em PB Silvano!

É bizarro que com tanta tecnologia nas cameras atuais nenhuma empresa tenha pensado em colocar uma opção nas DSLR para fotografar em PB,na minha T3 tem uma porrada de opções(inúteis), modo de cena e etc, eu mesmo coloquei a opção no modo manual desde quando comprei e não tirei mais...Já pensou olhar no viewfinder e só conseguir ver preto e branco, seria muito bom

A Laica e acho que tambem a Fuji tem uma (ou talvez mais) camera digitais que so fotografam em preto e branco.


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2014, 16:46:07
Putz CROIX! conhecimento é teu nome!
daqui a pouco vou ta dizendo "só CROIX explica"  ;)

Obrigado pela aula!!! :clap:


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2014, 16:49:35
PS:Eu tenho uma Zenit 122, maquina antiga russa, acho que vou "desenterrar" essa camera e praticar com ela uns clickes com filme PB...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2014, 16:59:02
Eu também curto mais contraste, com "buraco no meio" no histograma Felipe, tipo essa.
Pai no Engenho do Vô by Silvano Rocha, on Flickr

Isso mesmo! Não dá pra ficar puro preto e branco, mas eu gosto bastante do tudo claro x tudo escuro. Pode ter cinza, mas eu prefiro que ele fique sempre junto, não salpicado pela imagem. Exemplo:

https://flic.kr/p/pvbc3J - não sei se a foto vai sair, pois copiei o link do celular.

Céu claro, prédios geralmente escuros e só o plano de fundo cinza.


Citar
É importante saber já na hora do clique o que quer da foto e o que esperar dela.

 :ok: :ok: :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2014, 17:06:09
A Laica e acho que tambem a Fuji tem uma (ou talvez mais) camera digitais que so fotografam em preto e branco.

Leica com certeza. Fuji, nunca vi. Mas sei que ela tem várias opções de jpg: puro, filtro amarelo, vermelho azul...

Gostei do tópico, vou investir em uns filtros coloridos de verdade, pra usar junto com polarizador. São combinações vorazes, que comem uns 3 pontos de exposição, mas o resultado fica excelente. Exemplo:

http://brianhawley365.wordpress.com/2013/06/18/pushing-film-with-a-red-filter-and-a-polarizer-on-too/
« Última modificação: 27 de Outubro de 2014, 17:07:32 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2014, 17:12:39
Tenho uma opinião diferente, a foto que é boa em PB é boa colorida e vice-versa. Senão for é porque tem alguma coisa errada.

Eu acho a dica de fotografar em PB com raw muito boa.
Fica mais fácil para olhos menos treinados, como o meu, "enxergar" a luz da cena.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2014, 17:51:18
Putz CROIX! conhecimento é teu nome!
daqui a pouco vou ta dizendo "só CROIX explica"  ;)

Obrigado pela aula!!! :clap:

Nao se engane. Eu sou ignorantao em muitos aspectos. Me pergunte qualquer coisa sobre cameras digitais que eu passo a bola.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.542
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 27 de Outubro de 2014, 20:22:21
Tenho uma opinião diferente, a foto que é boa em PB é boa colorida e vice-versa. Senão for é porque tem alguma coisa errada.

Eu discordo. Foto ruim em cor vai ser ruim em PB, e vice-versa. Mas a foto boa em cores não necessariamente vai ser boa em PB, nem vice-versa. Claro que os princípios de composição se aplicam a ambos os casos, mas enquanto na colorida o contraste pode ser entre cores diferentes (dã), o contraste do PB sempre será contra o preto ou contra  o branco. Cinza contra cinza não dá contraste.



Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2014, 16:25:35
Aproveitando o tópico, alguém teria algum link interessante sobre conversão para P&B e a influência do uso dos filtros (vermelho, verde, azul, amarelo, etc.) no resultado do P&B? Eu havia feito algumas conversões há mais de um ano, quando ainda usava o ViewNX 2 (que vem com as câmeras da Nikon), mas sem me aprofundar no assunto. Recentemente, voltei a converter algumas fotos usando o DxO Optics Pro + DxO Filmpack. Achei bastante interessante poder usar uma emulação de Kodak Tri-X 400 combinado com filtros. Por enquanto, estou escolhendo o filtro que mais me agrada, sem ainda saber bem a teoria por trás do seu uso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2014, 16:41:07
Eu discordo. Foto ruim em cor vai ser ruim em PB, e vice-versa. Mas a foto boa em cores não necessariamente vai ser boa em PB, nem vice-versa. Claro que os princípios de composição se aplicam a ambos os casos, mas enquanto na colorida o contraste pode ser entre cores diferentes (dã), o contraste do PB sempre será contra o preto ou contra  o branco. Cinza contra cinza não dá contraste.

Então quando só tínhamos o filme em PB, existiam fotos impossíveis de ficarem boas? pois ainda não tinha inventando o filme colorido?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 29 de Outubro de 2014, 17:16:27
Aproveitando o tópico, alguém teria algum link interessante sobre conversão para P&B e a influência do uso dos filtros (vermelho, verde, azul, amarelo, etc.) no resultado do P&B? Eu havia feito algumas conversões há mais de um ano, quando ainda usava o ViewNX 2 (que vem com as câmeras da Nikon), mas sem me aprofundar no assunto. Recentemente, voltei a converter algumas fotos usando o DxO Optics Pro + DxO Filmpack. Achei bastante interessante poder usar uma emulação de Kodak Tri-X 400 combinado com filtros. Por enquanto, estou escolhendo o filtro que mais me agrada, sem ainda saber bem a teoria por trás do seu uso.

http://www.ilfordphoto.com/aboutus/page.asp?n=45

http://www.photographymad.com/pages/view/using-coloured-filters-in-black-and-white-photography

http://www.leefilters.com/index.php/camera/blackwhite

http://www.freestylephoto.biz/black-and-white-filters-tutorial

http://www.fineart-photography.com/bwfilter.html

http://www.outdoorphotographer.com/gear/more-gear/gadget-bag/filters-for-b-and-w-photography.html#.VFE33PnF98w



Mas de forma generalizada, filtros de cores quentes tendem a escurecer cores frias na imagem em preto e branco enclarecer cores da mesma temperatura (quentes).

Por exemplo, o filtro vermelho fara com que objetos de cores vermelhas, amarelas, laranja, magenta, etc, fiquem em cinza claro ou ate mesmo branco dependendo da temperatura da cor do filtro e do objeto. E esse mesmo fltro vermelho vai fazer com que objetos de cores azuis, cyano, verde (dependendo da tonalidade do verde) fiquem cinza escuro ou ate mesmo preto dependendo da temperatura de ambos, cor do filtro e do objeto.

E o mesmo para o oposto. Filtros com cores de temperatura mais frias vao escurecer objetos com cores de temperatura quentes e enclarecer objetos com temperatura proxima a temperatura do filtro.

Tambem de generalizadamente falando os filtros alteram o contraste. Normalmente usa-se o Amarelo para obter um pouco mais de contraste, Laranja para um contrate mais mediano e Vermelho para um contraste mais forte. Mas isso tambem vai depender da cena em certos aspectos particulares.

Sabendo disso, Vermelho eh muito usado em paisagem para escurecer o ceu e criar nuvens mais dramaticas com o contraste do ceu e de suas sombras. Laranja muito usado para criar uma maior variacao de contraste entre gegetacpes sem criar exageiros de contraste, mantendo a testura das folhagens e troncos de arvores por exemplo.

O verde pode ser usado para fazer retratos de pessoas com olhos verdes ou claros em geral, para que na foto em preto e branco os olhos fiquem bem claros e destacados. O mesmo tambem vale para o cabelo loiro ou ruivo. O laranja tambem muito usado para retratos para fazer com que sardas e manchas na pele percam destaque ou ate mesmo desaparecam, assim como o amarelo, ajudam a dar mais macies a pele. Ja o vermelho tende a dar mais textura ao tom de pele criando mais impacto especialmente em retratos de pessoas com rugas, cicatrizes, etc.

Vermelho tambem eh bastante usado para fotos de arquitetura, nao apenas para criar contrats entre o ceu escuro e predios claros, mas tambem pq o vermelho tende a dar uma tonalidade bonita e atraente a superficies concretas/"rochosas".

No mais, eh ir testando e aprendendo com erros e acertos.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 29 de Outubro de 2014, 17:23:52
Aproveitando o tópico, alguém teria algum link interessante sobre conversão para P&B e a influência do uso dos filtros (vermelho, verde, azul, amarelo, etc.) no resultado do P&B? Eu havia feito algumas conversões há mais de um ano, quando ainda usava o ViewNX 2 (que vem com as câmeras da Nikon), mas sem me aprofundar no assunto. Recentemente, voltei a converter algumas fotos usando o DxO Optics Pro + DxO Filmpack. Achei bastante interessante poder usar uma emulação de Kodak Tri-X 400 combinado com filtros. Por enquanto, estou escolhendo o filtro que mais me agrada, sem ainda saber bem a teoria por trás do seu uso.

Está utilizando um excelente software para conversão P&B. Recomendo que olhe bastante tutoriais no youtube e vimeo para explorar todas as potencialidades da conversão. Alguns defendem que emular filme em software é como fazer sexo com camisinha. Continua a ser sexo, mas não é a mesma coisa. Então o bacana é, ou iniciar a conversão do zero e ir adequando àquilo que você queira, ou usar um preset de emulação e ir alterando para uma imagem mais próxima do que imaginou previamente

Quanto aos filtros: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20067.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova