Autor Tópico: Fotos em preto e branco  (Lida 9133 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 29 de Outubro de 2014, 17:24:30
Então quando só tínhamos o filme em PB, existiam fotos impossíveis de ficarem boas? pois ainda não tinha inventando o filme colorido?

De certa forma sim. Pq sem fotografia colorida nao era possivel atingir a linguagem e simbologia das cores. Por isso que desenhos e pinturas ainda eram muito usadas para apublicidade (tangibilidade dos produtos). Com o surgimento da fotografia coloria, passou a ser possivel atingir essa tangibilidade e realidade do mundo visual de nossos olhos, e pinturas e desenhos foram foram sendo subistituidas pela fotografia colorida na publicidade.

Enquanto a fotografia em preto e branco, tanto antes como depois, por nao permitir a percepcao e linguagem visual das cores, foi sempre usada na publicidade para produtos que vendem sonhos e conceitos antes do objeto em si, como campanha publicitaria para a elite normalmente.

Comparar fotografia colorida e em preto e branco eh mais ou menos igual comparar pintura a oleo com acrilico (editado). Ou de forma mais estrema, com pintura a oleo com guache.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #31 Online: 29 de Outubro de 2014, 18:12:47
De certa forma sim. Pq sem fotografia colorida nao era possivel atingir a linguagem e simbologia das cores. Por isso que desenhos e pinturas ainda eram muito usadas para apublicidade (tangibilidade dos produtos). Com o surgimento da fotografia coloria, passou a ser possivel atingir essa tangibilidade e realidade do mundo visual de nossos olhos, e pinturas e desenhos foram foram sendo subistituidas pela fotografia colorida na publicidade.

Enquanto a fotografia em preto e branco, tanto antes como depois, por nao permitir a percepcao e linguagem visual das cores, foi sempre usada na publicidade para produtos que vendem sonhos e conceitos antes do objeto em si, como campanha publicitaria para a elite normalmente.

Comparar fotografia colorida e em preto e branco eh mais ou menos igual comparar pintura a oleo com acrilico (editado). Ou de forma mais estrema, com pintura a oleo com guache.

É bem por aí. Minha comparação seria o cinema mudo com o cinema falado. Claro que existem ótimos filmes mudos, mas a linguagem precisava ser outra. O gestual do cinema mudo é quase caricato, pra compensar a ausência de som. E, quase com certeza, usar recursos atuais pra botar voz em filme mudo iria fazer uma bela caca.

E também há fotos que funcionariam bem em PB ou em cores, porque os fundamentos de enquadramento e composição são os mesmos. Inclusive tem uns malucos que colorem fotos clássicas originais em PB:
http://thechive.com/2012/01/12/classic-black-and-white-photos-get-the-color-treatment-18-photos/
http://twentytwowords.com/realistically-colorized-historical-photos-make-the-past-seem-incredibly-real-36-pictures/


 


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #32 Online: 29 de Outubro de 2014, 18:53:02
Obrigado Márcio pelos links - chegando a casa, dou uma boa lida neles.  :ok:

Mr. Hyde, obrigado por colocar o link do artigo do fórum - aqui sempre tem coisa boa  :ok: Sobre a emulação do filme, nos últimos testes que fiz acabei partindo do Tri-X 400, que pelo menos para mim como iniciante apresentou um bom resultado, testei os filtros até escolher o que me pareceu melhor e alterei contraste e microcontraste para ajustar até ficar mais agradável para mim. Com o tempo, espero desenvolver um estilo próprio de conversão/tratamento. Será?

O tópico está sendo bem informativo para mim  :ok:
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 18:58:49 por Carlos HP »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #33 Online: 29 de Outubro de 2014, 19:59:52
Uma foto que, acredito, não poderia ter feito com filme colorido é essa:

Ilford HP5001 by L.Augusto Estacheski, on Flickr


Quando vi essa metade de tomate sobre o balcão de casa com estes carpelos muito bem dispostos, não tive dúvida de que ele ficaria muito bom em PB e com o contraste e grão que ficou. E isso justamente pela forma dele.

E, aos meus olhos, estas formas dele estão ligadas a uma ideia mais abstrata, quase etérea, como apontou o CROIX.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 29 de Outubro de 2014, 20:10:06
Uma foto que, acredito, não poderia ter feito com filme colorido é essa:

Uma bela foto, sem dúvida.

Desculpe se pareço questionador, mas alguém já tentou fazer a mesma foto com filme PB e depois fazer a mesma foto digital? Ou é como um piano e um teclado, em que o teclado não consegue pegar todas as nuances em todas as amplitudes e consonâncias do piano?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 29 de Outubro de 2014, 20:53:14
Uma bela foto, sem dúvida.

Desculpe se pareço questionador, mas alguém já tentou fazer a mesma foto com filme PB e depois fazer a mesma foto digital? Ou é como um piano e um teclado, em que o teclado não consegue pegar todas as nuances em todas as amplitudes e consonâncias do piano?

Eu ja mesclei, comecamdo um ensaio com filme e terminando com digital, em estudio, usando a mema luz, modelo, fundo, roupas e acessorios. Frequentemente fasso autos retratos assim.

E eh mais ou menos como vc disse, igual a um piano e um teclado. Nao importa o quanto o teclado pode reproduzir o som do piano, do violao, etc. Eh diferente. As vezes um fica melhor, as vezes outro, depende da proposta, do uso, do resultado e experiencia experada. Mas eh diferente. Mesmo que angrande maioria das pessoas nao percebam depois qual foi veita digitalmente e qual foi feita com pelicula. Mas vc que fotografa frequentemente com as duas midias sente a diferenca


Eu diria que o melhor do filme eh o preto e branco e o melhor do digital eh o colorido.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #36 Online: 31 de Outubro de 2014, 09:20:57
Olá,
Estou aprendendo muito com vocês.
Em um post do corredor polonês, há um comentário sobre pb mais acizentado. Tem como escolher esse tipo na opção da câmera?

li o post aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105451.0

Sobre fotografias pb, ainda me falta experiência para fazer comentários elaborados.
Obrigada


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 31 de Outubro de 2014, 16:15:16
Olá,
Estou aprendendo muito com vocês.
Em um post do corredor polonês, há um comentário sobre pb mais acizentado. Tem como escolher esse tipo na opção da câmera?

li o post aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105451.0

Sobre fotografias pb, ainda me falta experiência para fazer comentários elaborados.
Obrigada

Carlo, todo fotografo cuidadoso tira fotos em "RAW" e acerta os detalhes no computador usando programas como o Lightroom, Photoshop, etc. Geralmente você tira a foto em cores e depois coloca o filtro preto e branco no Lightroom, você também pode criar outros filtros por conta ou baixar um pacote de filtros ("presets").

Isso não é uma regra... gosto muito do resultado "jpg" na minha câmera. acho que tudo depende do que você vai fotografar.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, 16:17:10 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #38 Online: 31 de Outubro de 2014, 19:37:57
Carlo, todo fotografo cuidadoso tira fotos em "RAW" e acerta os detalhes no computador usando programas como o Lightroom, Photoshop, etc. Geralmente você tira a foto em cores e depois coloca o filtro preto e branco no Lightroom, você também pode criar outros filtros por conta ou baixar um pacote de filtros ("presets").

Isso não é uma regra... gosto muito do resultado "jpg" na minha câmera. acho que tudo depende do que você vai fotografar.

Obrigada pela resposta, atendeu bastante.
No meu caso, como sou amadora, não posso optar pelo lightroom ($$$$) por questão de tempo  :hysterical:, mas faço tudo no jpg.
Mas estive percebendo algumas coisas no corredor polonês... não é tudo em pb que fica legal, às vezes a pessoa altera o colorido para pb no lightroom e não fica a mesma coisa.
Foi o que aconteceu com a imagem do tomate.
Mesmo assim, obrigada pela ajuda.  :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 01 de Novembro de 2014, 00:53:33
Eu só uso software gratuito, RawTherapee pra câmera Fuji, Ufraw pra Nikon e Gimp pra edição geral. Dá pra se conseguir bons resultados, mas não tão bons quanto programas profissionais. Amanhã posto alguns exemplos de como fica. Mas já digo de antemão que simplesmente dessaturar não costuma dar bom resultado.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #40 Online: 01 de Novembro de 2014, 10:59:15
Eu só uso software gratuito, RawTherapee pra câmera Fuji, Ufraw pra Nikon e Gimp pra edição geral. Dá pra se conseguir bons resultados, mas não tão bons quanto programas profissionais. Amanhã posto alguns exemplos de como fica. Mas já digo de antemão que simplesmente dessaturar não costuma dar bom resultado.

Minha câmera é Canon, qual seria o mais indicado (gratuito)? Obrigada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #41 Online: 01 de Novembro de 2014, 13:50:33
Minha câmera é Canon, qual seria o mais indicado (gratuito)? Obrigada.

No seu caso, eu indico a dupla Ufraw+Gimp. O primeiro serve se você quiser fotografar em RAW (eu recomendo), e funciona como um plugin do segundo. Se vc só fotografa jpeg (não acho boa ideia), o Gimp sozinho já atende.

Pra gerenciar as fotos no computador, eu recomendo o Picasa. Chato ter que ficar usando um monte de programas, mas é o preço de usar programas gratuitos... O fluxo de trabalho neste caso é: plugar a câmera no computador, abrir o Picasa, importar fotos, abrir no Ufraw, exportar pro Gimp, salvar edição final. Dependendo do que você quer fazer, pode ser que o processo já termine no Ufraw.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #42 Online: 03 de Novembro de 2014, 07:51:03
Obrigada. só não consegui achar o ufraw. Obrigada.  :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #43 Online: 03 de Novembro de 2014, 08:29:15


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #44 Online: 03 de Novembro de 2014, 10:06:39
Meu workflow para P&B: Captura em RAW, conversão no DPP (Canon), gero um TIFF, importo no LR, uso o Silver Efex como plugin do LR, faço as alterações necessárias, retorno ao LR, exporto (se necessário ir para o PS, uso-o como plugin do LR, retorno ao LR e exporto).
Não é o workflow mais prático do mundo mas para mim que sou amador funciona muito bem e me garante uma edição com apenas um salvamento/compactação com perdas em JPG.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 10:06:55 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova