Autor Tópico: Fotos em preto e branco  (Lida 9089 vezes)

Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Outubro de 2014, 20:44:33
Existe alguma regra para fotos preto e branco?
Quando uma foto não "combina" em preto e branco?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2014, 06:29:28
Existe alguma regra para fotos preto e branco?
Quando uma foto não "combina" em preto e branco?

Nao existe regras em nada. Tudo vai depender das suas intecoes, emocies, conceito, percepcoes, etc.

O que vou dizer aqui eh a grosso modo.

Mas em geral, preto e branco costuma destacar mais formas e texturas sem a distracao das cores.

Em questao de simbolismo e mensagem, as cores oferecem muito mais informacoes, sentimentos, mensagens, associacoes, etc. pode reparar que diferentes tendencias de veiculos de informacao, quando publicam uma mesma foto comprada de uma agencia de noticias, a mesma foto entre os dois veiculos tem uma ligeira diferenca de tonalidades de cores, dependendo do que querem transmitir na noticia.

Em relacao a "atmosfera da foto" linguagem, as cores sugerem uma copia ou hiper copia ou representacao da realidade, em outras palavras, tenta sugerir o real ou o hiper real, transmite tangibilidade, mesmo nao sendo verdade.

Ja o preto e branco nao tende trazer relacao a realidade em si, contem uma linguagem mais rustica, associada menos ao mundo da mimesi e tangibilidade e mais ao mundo das ideias.



Por isso, a escolha do preto e branco e cores deve levar tudo isso em consideracao. As cores oferecem informacoes validas e importante ao que se quer transmitir, ou elas causam distracoes, poluicao de mensagens e informacoes desnecessarias ao que se quer transmitir?

Atravez da foto vc busca trabalhar/representar/focar nas formas e texturas das formas ou as cores e sua textura, simbilismo e mensagem.

Vc busca o mundo das ideias, do rustico, do simples e essencial ou da mimesis, da tangibilidade, da materialidade, etc.






Desde a epoca de platao (ele wuem comecou com isso), passando por Cicero, Boas, Goethe, Pocasso, entre muitos outros artistas e filosofos, existe um questionamento e ate mesmo disputa entre uma tendencia artistica em direcao a mimesis, tangibilidade e materialidade vs ao mundo das ideias, da imaginacao e da do rustico.

O fato eh que trabalhos em dicao a materialidade, mimesis e tangibilidade tambem tem esta associada a corrupcao da percepcao e ate mesmo da arte em si. Por exemplo, quando as pessoas julgam um trabalho belo e atrativo naompor causa da qualidade do trabalho em si, mas por caisa da mensagem das cores e do atrativo do objeto representado.

Em geral chamando os trabalhos mais rusticosrimitivo e com apelo ao mundo das ideias de sinceros, honestos, inocentes e naturais. E os trabalhos materialistas de corruptos, alienatorios, etc...

Tambem chamado as obras com apelo ao mundo das ideias de trabalhos masculinos e ao mundo do material de trabalhos femininos. O que nao tem nada a ver com generos sexuais. Sao apenas denominacoes usadas no mundo antigo quando o masculino e feminino naomera diretamente associado a homem e mulher.



A melhor forma de perceber tudo isso eh analisando os trabalhos de Picasso. Ele migra bastante entre uma forma e outra mas ele pisou no cubismo e passou ampintar igual "crianca" mais tarde, ou igual povos antigos, quando passeando por uma feira em Paris e viu uma barraca vendendo mascaras tribais africanas. Foi quando ele se deu conta que a historia da arte tem sempre sido sobre o abistrato, o rustico, o inocente, o mundo das ideias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2014, 10:02:58
Existe alguma regra para fotos preto e branco?
Quando uma foto não "combina" em preto e branco?

Gostei bastante do post do Croix, mas vou dar minha opinião de leigo. Note que nada disso são regras. Dá pra fazer boas fotos ignorando todas as minhas recomendações e seguindo todas as contra-indicações.

O que acho que funciona:
- Contrastes claro/escuro
- Imagens simples (vale também pra foto em cores)
- Jogos de luz e sombra, principalmente se gerarem uma geometria interessante.

O que acho que não funciona:
- Cores diferentes de intensidades parecidas definitivamente não funcionam em PB. Do tipo vermelho forte+azul forte. Se vc usar um filtro, pode conseguir que um fique bem claro e o outro bem escuro; neste caso, o primeiro "funciona" vale.
- Imagens confusas não funcionam (nem PB nem coloridas!)
- Pouco contraste. Pode ser que o resultado fique compreensível, mas a foto perde impacto.


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2014, 12:06:05
Valeu Croix e Felipe pela explicação!
O que entendi foi que devemos usar o bom senso e a intuição na hora de escolher uma fotografia em preto e branco.
 :ok: Abraços!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:21:53
Valeu Croix e Felipe pela explicação!
O que entendi foi que devemos usar o bom senso e a intuição na hora de escolher uma fotografia em preto e branco.
 :ok: Abraços!

Mais ou menos. Uma fotografia não é escolhida e convertida em PB. Isto pode ser feito, mas boas fotos PB já nascem tendo sido pensadas em PB.

Nas minhas fotos, por exemplo, eu evito o cinza médio "salpicado" na foto. E, quando possível, eu evito o cinza em geral. Claro que isso limitaria muito, então eu tento colocar tudo em tons escuros e tons claros. Um histograma das minhas fotos preferidas teria um buraco no meio.


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:35:44
Entendi, acho que fotografia em PB seria para quem já está em um nível mais avançado de fotografia...


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:15:13
Bem legal a explicação Marcio, complementando com uma dica p/ o Guilherme... fique esperto nas tonalidades de cor, o vermelho e o verde por exemplo na mesma tonalidade podem se fundir no mesmo tom de cinza, algumas fotos podem não ficar como vc espera.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:18:09
Mais ou menos. Uma fotografia não é escolhida e convertida em PB. Isto pode ser feito, mas boas fotos PB já nascem tendo sido pensadas em PB.

Nas minhas fotos, por exemplo, eu evito o cinza médio "salpicado" na foto. E, quando possível, eu evito o cinza em geral. Claro que isso limitaria muito, então eu tento colocar tudo em tons escuros e tons claros. Um histograma das minhas fotos preferidas teria um buraco no meio.
Eu também curto mais contraste, com "buraco no meio" no histograma Felipe, tipo essa.
Pai no Engenho do Vô by Silvano Rocha, on Flickr

Mais confesso que os tons de cinza também me agradam..
Atravessando a ponte by Silvano Rocha, on Flickr

É importante saber já na hora do clique o que quer da foto e o que esperar dela. Tudo depende também do horário e tempo (Sol, chuva, nublado)... As vezes voce esta num lugar que queria que tivesse sol, mais não vai deixar de fotografar se estiver nublado (caso da ponte aí).
Resta conhecer a técnica, equipamento e saber o que esperar de cada situação e aí voce direciona o que vale e o que não vale.
Não me agrada Minhas fotos PB digitais, mais estou falando das "Minhas", assim tenho usado PB quase que esclusivamente no Filme, assim saio com a 5D + camera de filme com PB, sempre.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:18:09
Entendi, acho que fotografia em PB seria para quem já está em um nível mais avançado de fotografia...

Na minha opinião é sim e não.

Você pode estudar ou analisar as belas fotos em preto e branco que o pessoal posta aqui ou no flickr por exemplo, e quando você fazer as suas, vc pode tentar fazer parecido

De qualquer forma, muitas vezes a foto PB quer transmitir tristeza, angustia, espera.... Assim, penso eu, que antes de deixar Preto e Branca a foto você precisa analisar qual é o sentimento que quer passar na foto. Ah não ser que seu cliente faça questão de ser todas em PB ou quase todas :)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2014, 14:20:29 por Danilo_cs »


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:20:59
Bem legal a explicação Marcio, complementando com uma dica p/ o Guilherme... fique esperto nas tonalidades de cor, o vermelho e o verde por exemplo na mesma tonalidade podem se fundir no mesmo tom de cinza, algumas fotos podem não ficar como vc espera.
Valeu Vinicius!
Cada vez mais eu acho que para fotografar em PB o fotografo tem que ter o olhar 2x mais aguçado do que um fotografo comum, é muito mais que apenas compor uma foto e clicar...


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:23:29
Entendi, acho que fotografia em PB seria para quem já está em um nível mais avançado de fotografia...
Guilherme, eu vivi durante muito tempo na fotografia sem saber editar minhas fotos digitais em PB pois eu não tinha uma memória visual dos filmes PB pois nunca havia usado.
Uma dica que funcionou pra eu melhorar minhas fotos PB, inclusive digitais (apesar de não gostar das minhas) é começar a usar uma camera de filme sempre com filme PB (tri-x ou across) e assim voce terá uma identidade visual melhor com o PB e só irá fotografar com a camera com filme PB quando visualizar uma cena que caiba bem em PB, assim todas as 36 fotos suas com PB sairão boas e assim o PB não será uma duvida sobre "deixo em COR ou PB?" pois não terás a chance de deixar a foto colorida, só terá PB, assim ela será do jeito que voce imaginou.
Meu ultimo filme PB que revelei, fiquei muito feliz pois quase todas as fotos sairam como eu queria, as que não sairam, pelo menos ficaram razoáveis.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:25:29
Na minha opinião é sim e não.

Você pode estudar ou analisar as belas fotos em preto e branco que o pessoal posta aqui ou no flickr por exemplo, e quando você fazer as suas, vc pode tentar fazer parecido

De qualquer forma, muitas vezes a foto PB quer transmitir tristeza, angustia, espera.... Assim, penso eu, que antes de deixar Preto e Branca a foto você precisa analisar qual é o sentimento que quer passar na foto. Ah não ser que seu cliente faça questão de ser todas em PB ou quase todas :)
Realmente, tudo é uma questão de estudo, pratica...

PS:Eu conheço uma cidade que só tem Dautônico, quem quiser ficar rico fotografando nessa cidade é só falar comigo, vendo o endereço, apenas 100 mil reais!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:32:23
Guilherme, eu vivi durante muito tempo na fotografia sem saber editar minhas fotos digitais em PB pois eu não tinha uma memória visual dos filmes PB pois nunca havia usado.
Uma dica que funcionou pra eu melhorar minhas fotos PB, inclusive digitais (apesar de não gostar das minhas) é começar a usar uma camera de filme sempre com filme PB (tri-x ou across) e assim voce terá uma identidade visual melhor com o PB e só irá fotografar com a camera com filme PB quando visualizar uma cena que caiba bem em PB, assim todas as 36 fotos suas com PB sairão boas e assim o PB não será uma duvida sobre "deixo em COR ou PB?" pois não terás a chance de deixar a foto colorida, só terá PB, assim ela será do jeito que voce imaginou.
Meu ultimo filme PB que revelei, fiquei muito feliz pois quase todas as fotos sairam como eu queria, as que não sairam, pelo menos ficaram razoáveis.
É uma boa maneira de aprender a fotografar  em PB Silvano!

É bizarro que com tanta tecnologia nas cameras atuais nenhuma empresa tenha pensado em colocar uma opção nas DSLR para fotografar em PB,na minha T3 tem uma porrada de opções(inúteis), modo de cena e etc, eu mesmo coloquei a opção no modo manual desde quando comprei e não tirei mais...Já pensou olhar no viewfinder e só conseguir ver preto e branco, seria muito bom


Guilherme Augusto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:37:43
O pessoal do forum poderia criar uma "galeria" para serem postadas fotos em preto e branco, seria interessante, didático...  :ponder:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:53:58
É uma boa maneira de aprender a fotografar  em PB Silvano!

É bizarro que com tanta tecnologia nas cameras atuais nenhuma empresa tenha pensado em colocar uma opção nas DSLR para fotografar em PB,na minha T3 tem uma porrada de opções(inúteis), modo de cena e etc, eu mesmo coloquei a opção no modo manual desde quando comprei e não tirei mais...Já pensou olhar no viewfinder e só conseguir ver preto e branco, seria muito bom
Teme sim Guilherme, se voce fotografar em Live View, é só selecionar o Picture Style "Monocrom" ao inves do "Standard" e aí a imagem no LCD vai ficar PB, só no viewfinder que não, pois é um visor ótico e nosso olho enxerga Cores, seria impossível isso a não ser que use visor digital como na Fuji X-pro, Xe-1, Nex-7 etc..
Faça o teste, mais se puder, faça como falei, pegue uma camera de filme com 1 unica lente e saia por aí, uma 50mm, 35mm ou uma 28mm.
Abraço
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A