Autor Tópico: Octobox ou softbox  (Lida 2797 vezes)

Nicássia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 27 de Outubro de 2014, 10:36:13
Bom dia Pessoal!!

Estou comprando equipamentos para a empresa que trabalho, já temos o estúdio pronto, câmera, tripés e flashes. Preciso comprar iluminação contínua.

Fotografamos produtos da linha de móveis, como mesas, conjuntos, poltronas, ambientes, etc.

Minha dúvida é qual o melhor entre o softbox e o octobox, segue link:
http://tudoparafoto.com.br/estudios-fotograficos/rebatedor-difusor-estudio/haze-softbox/softbox-octogonal-50cm-encaixe-universal-c-lampada-125w
http://tudoparafoto.com.br/estudios-fotograficos/estudio-acessorios/sofbox-flash-45x45

E se o tamanho de 45cm é muito pequeno? A lâmpada de 125w é clara o bastante?

Pois gostamos de fotos mais iluminadas, com o fotômetro neutro.

Se alguém conseguir ajudar... Fico grata.

P.S.: O vendedor me disse que estaria ótimo, porém vai saber...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2014, 10:44:34
Estou comprando equipamentos para a empresa que trabalho, já temos o estúdio pronto, câmera, tripés e flashes. Preciso comprar iluminação contínua.

Por que quer comprar iluminação contínua, não esta conseguindo fazer as fotos com o equipamento que tem (flashes)? como vc esta fotografando essas peças?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Nicássia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2014, 11:39:20
Porque com flashes há muito mais tentativas para acertos e já com a luz contínua é o ambiente e pronto, pequenas variações, temos uma demanda grande por fotos dos produtos e menos tempo, pois é necessário foto de todos os ângulos dos produtos individuais bem como em conjuntos para e-commerce.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2014, 11:45:51
Nenhum dos dois. Eu usaria paredes para rebater a luz, ou um enorme rebatedor, no caso da parede não estar disponível.

Eu comprei um octobox e nunca usei.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2014, 11:56:06
Porque com flashes há muito mais tentativas para acertos e já com a luz contínua é o ambiente e pronto, pequenas variações, temos uma demanda grande por fotos dos produtos e menos tempo, pois é necessário foto de todos os ângulos dos produtos individuais bem como em conjuntos para e-commerce.

Entendi, mas usar flash não quer dizer necessariamente muito mais tentativas para acertos, luz contínua pode ser tão complicada quanto flash para acertar, oq acontece é que vc não esta sabendo fotometrar, além de n saber como estruturar a luz para as fotos (até por que vc pode usar a luz de modelagem como guia no flash antes de clicar)...

Mas respondendo então especificamente a sua pergunta só essa lâmpada (tanto o softbox quanto o octo) na minha opinião não vai ajudar em nada, melhor tentar um esquema com o flash que ja tem  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Nicássia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:18:41
Pode ser mesmo, até porque não sou profissional da área tenho um conhecimento amador.

Porém hoje temos um efeito com luz contínua (usamos luz caseira, fluorescente, por isso substituir pela luz contínua) e está suprindo totalmente a necessidade, porém a sombra é muito dura e os objetos menores da linha de decoração que refletem "MUITO" e pés de banquetas e cadeiras cromados, a luz é muito dura e a sombra igualmente. Por isso...

Então você acha que seria melhor aprender mais sobre flashes do que comprar uma octo?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:24:10
Pode ser mesmo, até porque não sou profissional da área tenho um conhecimento amador.

Porém hoje temos um efeito com luz contínua (usamos luz caseira, fluorescente, por isso substituir pela luz contínua) e está suprindo totalmente a necessidade, porém a sombra é muito dura e os objetos menores da linha de decoração que refletem "MUITO" e pés de banquetas e cadeiras cromados, a luz é muito dura e a sombra igualmente. Por isso...

Então você acha que seria melhor aprender mais sobre flashes do que comprar uma octo?

Nicássia, como o objeto que vc fotografa é imóvel, vc pode fazer uso de longa exposição e através da movimentação de fontes de luz, criar uma massa de luz difusa, usando o tempo como variável. Correr com uma luz de um pequeno hazy por um espaço do tamanho de um octobox cria o mesmo efeito e é mais fácil de trabalhar. Voce pode inclusive fazer diversas exposições e somar no PS no modo lighten.

Veja, apenas luzes contínuas de pequenos abajures e uma fonte móvel usada com esta técnica simples, a soma das camadas no PS não requer praticamente nenhum conhecimento e é imediata:



Nicássia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2014, 13:45:36
Obrigada! Ótima dica!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2014, 14:54:15
Então você acha que seria melhor aprender mais sobre flashes do que comprar uma octo?

Eu diria aprender mais sobre luz e como iluminar, por exemplo, as fotos abaixo foram feitas uma com flash, outra só com a luz de modelagem do flash e outra exatamente com a lâmpada que vc colocou no link... não é um exemplo de como vc deve iluminar, só pra mostrar como a questão pode ser mais de como usar oq vc tem do que comprar um esquema novo de luz, para fazer a foto com o flash por exemplo eu não levei mais de segundos pra fotometrar a mesma abertura que usei para a luz continua, usando um fotômetro e sem precisar ficar na tentativa e erro:



Por isso que perguntei como vc estava fotografando... o Claudio por exemplo ja deu uma dica de usar rebatedores, é só vc ir tentando, e se tiver mais dúvidas caso não consiga é só relatar oq fez e oq esta acontecendo para o pessoal tentar ajudar :)

« Última modificação: 27 de Outubro de 2014, 14:55:41 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Bowhead

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2014, 14:06:40
Nicássia, como o objeto que vc fotografa é imóvel, vc pode fazer uso de longa exposição e através da movimentação de fontes de luz, criar uma massa de luz difusa, usando o tempo como variável. Correr com uma luz de um pequeno hazy por um espaço do tamanho de um octobox cria o mesmo efeito e é mais fácil de trabalhar. Voce pode inclusive fazer diversas exposições e somar no PS no modo lighten.

Veja, apenas luzes contínuas de pequenos abajures e uma fonte móvel usada com esta técnica simples, a soma das camadas no PS não requer praticamente nenhum conhecimento e é imediata:



Claudio, com essa técnica não corre o risco de áreas super ou sub expostas?
Linda foto!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2014, 14:59:22
Claudio, com essa técnica não corre o risco de áreas super ou sub expostas?
Linda foto!

Nunca, basta você não repetir luzes.

Faz assim, no seu quarto, coloca a camera em um tripé. Faz uma foto apenas com a luz da janela, com a exposição que achar boa, mas deixando sub, sem estourar demais. Pode estourar um pouco. Se quiser tire 2 ou 3 expos e faz um hdr bem leve.

Depois fecha a veneziana completamente, breu total, e faz uma foto com um preenchimento suave, pode dar longa expo e varias disparadas de flash contra a parede que nao aparece na foto.

Faz o WB correto das duas fotos, e soma no PS em modo screen.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 15:05:04 por Claudio Rombauer »