Autor Tópico: Canon tem queda no lucro do 3o tri, mas eleva projeção para ano inteiro  (Lida 631 vezes)

Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
TÓQUIO (Reuters) - A japonesa Canon divulgou que seu lucro operacional trimestral recuou em um quinto, diante de queda na demanda por câmeras digitais e maiores gastos com desenvolvimento de novos negócios.

Mas a companhia elevou suas projeções de lucro para o ano devido ao iene muito mais fraco.

A mudança de consumidores para smartphones para a captura de fotos casuais atingiu em cheio a demanda por câmeras compactas, enquanto a crescente popularidade de câmeras mais leves sem espelhos tirou participação de mercado das câmeras reflex monobjetivas, que têm margens maiores.

O lucro operacional do trimestre de julho a setembro alcançou 71,8 bilhões de ienes (665 milhões de dólares), não longe de números adiantados pelo jornal de negócios Nikkei mais cedo neste mês.

Investimentos para impulsionar negócios como de câmeras de vigilância também ajudaram a ofuscar a contribuição de 11,4 bilhões de ienes com origem no iene mais fraco, disse um porta-voz da empresa.

A receita caiu 4,5 por cento, para 872,2 bilhões de ienes.

A companhia dependente de exportações elevou sua projeção de lucro operacional, mas admitiu que se não fosse pelo iene mais fraco, teria revisado a previsão para baixo.

A companhia agora espera 370 bilhões de ienes para o ano encerrado em dezembro, acima da previsão anterior de 365 bilhões de ienes e um crescimento de 9,7 ante o mesmo período do ano anterior.
Ricardo Ghion