Autor Tópico: Macro das Lentes do Kit (D50 & Canon XT)  (Lida 6042 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Outubro de 2006, 17:19:05
Amigos,

Eu estou precisando comprar uma digital pra empresa e estou com limite de verba...a Cam deve ser muito boa em modo macro, pois precisarei tirar fotos de peças muito pequenas e com excelente nível de resolução e baixíssimo ruído para até ISO400 (fotos sem possibilidade de flash em lugares fechados).

Estou pensando numa Fuji S9000, depois numa Panasonic FZ30, mas as minhas verdadeiras preferências são a Nikon D50 ou a Canon Rebel XT. Mas se comprar estas não vou ter dinheiro pra comprar lentes propícias para macro.

Por isso que eu preciso saber quanto é a especificação de foco para as lentes do kit (Nikon D50 & Rebel XT)?

O que vocês me recomendam para uma verba de R$2200,00 aproximadamente?

Muito obrigado
Leandro


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2006, 17:34:35
Canon 1:3,5
Nikon 1:3,2
Pentax 1:3
Todas 18-55
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2006, 07:03:30
Paulo,

O da Nikon que é 1:3,2 equivale a quantos CM mínimo de foco?

O que seria melhor para esta aplicação (Macro de peças bem pequenas), uma Fuji S9000 ou uma Nikon D50 com kit.

Muito obrigado
Leandro
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 07:21:31 por lfedersoni »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2006, 08:48:27
Leandro, a distância mínima de foco não é importante para voce comparar as lente e as câmeras quanto a capacidade de fazer macro, esta informação não é útil. O que importa é a magnificação máxima.
No caso das lentes do kit das DSLR deve ser em torno de 30 a 40cm.
Nas compactas pode chegar a 1cm da lente, como os fabricantes gostam de informar, mas isto não significa nada se voce não sabe a magnificação, porque geralmente este 1cm é em grande angular.
Vou procurar se tem em algum lugar dizendo qual a magnificação da S9000.
Mas qual seria o objetivo das fotos? Imprimir?
Se for usando o crop uma compacta é um bom custo benefício.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2006, 08:59:40
Olá Paulo, vc sabe de algum material na internet mesmo, explicando como funciona esse calculo de magnificação, dessas proporções? Fiquei voando no assunto ...

T+


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2006, 09:19:25
Matheus, a magnificação eu vi nas especificações da lente no site da BH e da Canon.
Mas se voce quiser testar em casa com a sua câmera é só tirar uma foto de uma régua. Sabendo o tamanho do CCD voce vê qual a magnificação.
Por exemplo, em uma DSLR com um CCD de 23x15mm, se voce tira uma foto aparecendo 35mm na régua voce fez uma magnificação de 1:1,5. Para ser 1:1 teria que aparecer 23mm na régua, claro. Nas compactas a magnificação vai ser baixa mas o resultado pode ser bom comparado com uma DSLR. Difícil é achar como fazer esta comparação. A maneira mais fácil é pedir para quem tem a câmera tirar uma foto de uma régua.

http://www.macrofotografia.com.br/artigos/...otografia.shtml
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 09:21:13 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:43:36
Paulo,

Estas fotos serão tiradas de peças bem pequenas algo em torno de 20mm x 20mm e o interessante é que seja visível trincas e ranhuras bem definidas no monitor (Não serão impressas).

Será se alguém saberia me dizer se pra esta situação qual seria melhor uma Fuji S9000 ou uma Nikon D50 com kit 18-55mm?

Me parece que o enquadramento da Fuji fica em 38mm x 28mm (super macro).

Eu quero evitar as compactas, pois acredito que seja uma oportunidade de brincar com um equipamento bom aqui na empresa.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 10:45:57 por lfedersoni »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:02:55
Agora eu vi, no DPreview.
A cobertura da peça ficaria boa, com ela ocupando mais da metade do quadro. No caso da D50 com a lente do kit como a magnificação é 1:3,2 e o CCD tem 23mm na maior dimensão ficaria com 73x48mm mais ou menos.
A Fuji no caso amplia mais, mas tem muita distorção porque faz em GA. Se for importante não ter distorção não dá.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:09:13
Paulo,

Eu acabei de ver num review da lente do Kit da Canon XT e me parece que o enquadramento fica em 33.00mm x 22.00mm.

Dá uma olhada.

http://www.cameralabs.com/features/Canon40...de/page4c.shtml

Valeu Paulo.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:27:23
Resultado interessante e não bate com as especificações da página da Canon.
http://consumer.usa.canon.com/app/pdf/lens/EFLensChart.pdf que mostram 1:0,28 em 55mm tanto para a 18-55 normal quanto a USM.

Como a magnificação = tamanho no filme/CCD
dividido pelo tamanho real, temos 33mm cabendo em 23mm do CCD a magnificação é igual a 1:0,7 mais ou menos.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 11:34:58 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:37:50
Paulo, interessante.

Será se existe algum proprietário de D50 que possa fazer este teste pra mim?

Eu precisaria saber de quanto que é o enquadramento para o lente do Kit.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2006, 13:02:03
Sugestão com boa relação custo/benefício: > Uma D50 + lente 50mm + filtro close-up.
Vc ainda pode comprar uma usada (praticamente Zero) aqui no fórum e com a economia comparar a lente e o filtro.
Este conjunto vai te dar muita flexibilidade e qualidade tanto para as fotos que vc menciona bem como para outros tipos de fotos e ainda fica com um equipamento de ótima qualidade.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2006, 13:47:20
Luzio,

Eu estou com receio de que não consiga dinheiro para comprar uma lente e um filtro.

Você conseguiria testar coma lente do kit D50, de quanto seria o enquadramento em macro? Eu acredito que seja próximo de 30mm x 40mm, se for isso chega muito próximo ao da S9000, permitindo a minha compra.

Obrigado  


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:11:32
Olha só, a lente do Kit não vai dar para fazer extamente o que vc quer.
Vc poderia fazer a foto e depois cripar a imagem, mas agora não sei dizer como ficaria a qualidade.
Uma D50 quase zero vc compra por uns 1800, reais com uns 300 vc compra uma 50mm e uns 150,00 filtro close-up. Mesmo que vc gaste um pouquinho mais te garanto que vc não se arrepende.
Outra opção é vc tentar a D50 nova com a lente (uns 2000,00) e comprar o filtro.
Acredito que te atenderá muito bem também e fica dentro do orçamento proposto.

Dá um olhada na Angelfoto.com.br, na Beephoto.com.br, na Consigo.com.br e vaja os preço dos Close-ups. A máquina vc compra nova em outro lugar (fotohennemann, por exemplo) o usada "Zero" por aqui mesmo.

Como estou fora de casa no momento vou ficar devendo o teste agora, mas sinceramente não acredito que vai fazer muita falta.
Depois vou fazer uns teste e te digo, mas as opções acima são as melhores e o custo fica dentro do proposto por vc e oferecendo boa qualidade.
Abração.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:27:22
Obrigado Luzio, pelo toque, eu acho que poderá ser uma boa opção mesmo.

Eu apenas deverei ir numa loja e testar as duas opções, uma D50 com filtro e uma S9000.

Muito obrigado
Leandro