Autor Tópico: Equipamento para macrofotografia com até R$3500?  (Lida 2695 vezes)

Tayguera

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Outubro de 2014, 23:54:01
Boa noite!

Amo macrofotografia e fazia fotografias nesse sentido por hobby com uma HS20EXR + Raynox D-250 (até ela estragar no começo do ano).
Gostava parcialmente dos resultados e por isso, agora quero melhorar.

Quero entrar para o mundo DSLR e minha dúvida é sobre qual equipamento (câmera+lente+flash+tripé e o que necessitar) comprar com um ótimo custo x benefício para macrofotografia com um orçamento de até R$3500.

Sou amador, porém muito curioso, e tenho lido bastante a respeito. Sobre filtros close-up, lente fixa com anel de inversão, tudo extensor, a própria lente macro e etc

E por ter visto diversas possibilidades de fotos macro com DSLR, eu ainda não consegui enxergar o melhor custo x benefício com esse valor que disponho x qualidade de imagens.

Em resumo eu quero encontrar um equipamento DSLR que permita ótimas imagens macros e com um custo de até R$3500.

Alguém me dá uma luz? rsrs

Muito grato por enquanto!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2014, 02:06:44
Boa noite!

Amo macrofotografia e fazia fotografias nesse sentido por hobby com uma HS20EXR + Raynox D-250 (até ela estragar no começo do ano).
Gostava parcialmente dos resultados e por isso, agora quero melhorar.

Quero entrar para o mundo DSLR e minha dúvida é sobre qual equipamento (câmera+lente+flash+tripé e o que necessitar) comprar com um ótimo custo x benefício para macrofotografia com um orçamento de até R$3500.

Sou amador, porém muito curioso, e tenho lido bastante a respeito. Sobre filtros close-up, lente fixa com anel de inversão, tudo extensor, a própria lente macro e etc

E por ter visto diversas possibilidades de fotos macro com DSLR, eu ainda não consegui enxergar o melhor custo x benefício com esse valor que disponho x qualidade de imagens.

Em resumo eu quero encontrar um equipamento DSLR que permita ótimas imagens macros e com um custo de até R$3500.

Alguém me dá uma luz? rsrs

Muito grato por enquanto!

Serve um  ou dois fótons, rss..? É apenas uma singela contribuiçao inicial, certamente muitas outras surgirão.
Melhor começar com camera e lente e depois passar passar para flashes. Vou comentar sobre o sistema com o qual  tenho mais familiaridade que é o m4/3 (Micro Four Thirds), referencia ao tamanho do sensor da camera e do sistema de lentes compatíveis. Supondo q vc nao saiba, esse sensor é um pouco menor que o APS-C que equipa a maioria das cameras DSLR do mercado.  A qualidade da imagem entre os sensores é mais ou menos equivalente nos modelos top, e varia mais em funçao da qualidade da optica (lente). Os principais fabricantes sao Olympus e Panasonic. Vantagens do sistema: corpos mais compactos e objetivas consideravelmente menores e mais leves do que as equivalentes APS-C e FF;  compatibilidade com uma infinidade de lentes manuais, mediante adaptadores baratos, ampla gama de lentes dedicadas, inclusive macros. Considerando que auto-foco é muito pouco utilizado em macro foto, tem-se a vantagem de se poder utilizar lentes manuais antigas, da era de filme, de alta qualidade e por preços muito mais baixos do que as lentes dedicadas modernas dos fabricantes. Voce consegue muito boas oportunidades de compra no eBay, eu mesmo comprei uma Zuiko 50mm f3.5 macro dedicada por  menos de 100 dólares. Outra vantagem interessante no sistema m43 é o crop de 2X: uma lente padrão para FF (full frame) de distancia focal 50mm e abertura f1.8  torna-se uma 100mm equivalente, mas ainda com abertura f1.8, que equivaleria a uma lente monstro no sistema FF com a mesma abertura. Para macro o sistema m4/3 também leva vantagem por oferecer maior profundidade de campo nas respectivas aberturas e distancias focais, em relaçao as APS-C e FF.  Em relaçao aos fabricantes: as Olympus utilizam um sistema de estabilizaçao da imagem no corpo, que é considerado o mais eficiente do mercado, e tem a vantagem de estabilizar qualquer lente, inclusive as antigas manuais. As Panasonic estabilizaçao na lente (mas nao em todas).  Para quem pretende tirar prioritariamente fotos com camera na mão é um diferencial fundamental. Nessa área os modelos mais eficientes da Olympus sao a OMD E-M1, E-M5 e EP-5 (pen), ambas tem o sistema de estabilizaçao no corpo de 5 Eixos, que é fantástico. A OMD E-M10 tem 3 eixos, e também, dizem, é bem eficiente. A E-M1 é topo de linha, custa 1400 dólares nos states. A Pen EP-5 é compacta, interessante, mas nao tem visor ocular eletronico incorporado (EVF). A E-M5 tem o visor e o corpo selado, de metal e vários recursos interessantes. Voce encontra a venda no Brasil em torno de R$ 2.000,00 o corpo (acho q o Rombauer, do forum,  pôs a sua a venda). Um cara que tira maravilhosas macros e usa o sistema m43 é o Robin Wong. Ele usa uma técnica muito prática e com excelentes resultados: fotos sem tripé, com camera em uma mão e flash tts em outra, mais simples impossivel, mas para isso é muito desejável ter o esquema da estabilizaçao no corpo da camera. As panasonics tem somente nas lentes (dedicadas), assim fica meio ruim usar as manuais em macro e outras situaçoes de baixa luz. http://robinwong.blogspot.com.br/2013/01/macro-and-photography-technicalities.html. Por fim, outro item super importante é o flash, se for wireless TTS é o ideal, facilitando muito o emprego da técnica citada. Espero que possa ter servido de introduçao..
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, 02:11:41 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2014, 09:25:14
Minha sugestão seria uma DSLR APS-C Canon (qualquer uma que tenha resolução suficiente para o que desejas) e uma lente Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM. Caso desejes fotografar animais mais assustados, ao invés desta procura a Canon EF 100mm f2.8 Macro USM, que te permite fotografar mais de longe. Sugiro Canon por conta da lente MPE-65, que pode te interessar mais adiante (esta aumenta em 5x - ou 8x em APS-C - o tamanho real de um objeto no sensor). Deves considerar para mais adiante um flash macro dedicado, mas este foge ao teu orçamento no momento.

Adquire também o livro Macrofotografia e Close-Up - Conceito, técnicas e prática do Tácio Phillip (e aproveita e acessa a Revista Macrofotografia, que é gratuita em modo digital).

Filtro Close-Up quebra um galho, mas uma lente macro real (1:1) te dará melhores resultados.
JVc.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2014, 12:20:07
Se for para DSLR mesmo, qualquer câmera de entrada tanto da Canon como da Nikon já entregará um resultado melhor do que a HS20EXR. Tive uma e para paisagens e fotos em ambientes externos era muito boa, mas para algo mais dedicado o tamanho do sensor era um complicador e tanto.

O mais importante é investir em lentes dedicadas no começo, pois a qualidade do "vidro" faz mais diferença nesse momento, lembrando que os sensores das câmeras DSLR de entrada praticamente não tem diferença( considerando a mesma marca, obviamente ).
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


fernandohp

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2014, 09:58:04
Tayguera, bom dia.

Pode ser equipamento usado ou tem que ser novo?

Com essa verba acho que você conseguiria achar nos fóruns uma T2i ou T3i + lente EF 100mm f2.8 Macro USM + flash.
Sobre tripés eu não saberia lhe dizer qual é o ideal pois não tenho conhecimento.

Abraços,
Fernando.
Nikon D7000 + 18-105mm + 35mm + YN 467-II


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2014, 11:38:44
Difícil de achar no Brasil, mas a Tokina 100mm f/2.8 com um corpo de entrada, no atual momento Nikon.


- D3300
- Tokina Macro 100mm f/2.8

Ainda sobra para um ring flash

A Tokina também é excelente para retratos fechados.

Fiz estas com Tokina em uma D7000, sensor inferior ao da D3300:
https://www.flickr.com/photos/professorarmando/sets/72157649049441601/

Tokina AT-X 100mm f/2.8 PRO D Macro by ArmandoFerreira, on Flickr

Se não encontrar a Tokina melhor partir para Canon, uma T3i e 100mm f/2.8