Autor Tópico: Uma camera de filme antiga ou uma recente: Há diferença na qualidade de imagem?  (Lida 3072 vezes)

Gorodrify

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Olá amigos,

Bem, há um ano exatamente me iniciei no mundo de fotografia, e desde então usei apenas minha D7100. Porém, como gosto muito de street photography, quis comprar uma camera compacta, boa e que não precisasse gastar muito. Em vez de partir pra uma mirrorless ruinzinha, decidi me aventurar no mundo da fotografia em filme. Não quero gastar mais que 300 no corpo, dai achei duas cameras, uma em produção e outra bem antiga. A em produção é a FM10, que é bem nessa faixa de preço, e a outra é uma camera bem famosa de antigamente, a F3 HP que achei num site com classificação ex+ pela mesma faixa de preço. Dai me bateu a duvida: Nas nossas DSLRs temos os sensores fixos, e dependendo do modelo, a imagem vai mudando (quanto mais caro, menos ruido por exemplo), mas no filme não há um sensor, ele apenas faz o trabalho de expor a luz ao filme. A duvida é: por acaso existe uma diferença de imagem de uma camera de filme pra outra? Se eu botar o mesmo filme em duas cameras diferentes, a qualidade da foto será exatamente a mesma? Gostaria de aproveitar e pedir a opnião de vocês de qual das duas devo pegar, ou se indicam outro modelo, de preferencia sem lente fixa.



dimigobbo

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Numa camera de filme o que muda é a Eletronica, a lente e o filme.

Isso são as variáveis da qualidade de imagem.

Agora sobre a construção eu não posso afirmar nada, já que não conheço essas cameras Nikon.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


silvano

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Olá amigos,

Bem, há um ano exatamente me iniciei no mundo de fotografia, e desde então usei apenas minha D7100. Porém, como gosto muito de street photography, quis comprar uma camera compacta, boa e que não precisasse gastar muito. Em vez de partir pra uma mirrorless ruinzinha, decidi me aventurar no mundo da fotografia em filme. Não quero gastar mais que 300 no corpo, dai achei duas cameras, uma em produção e outra bem antiga. A em produção é a FM10, que é bem nessa faixa de preço, e a outra é uma camera bem famosa de antigamente, a F3 HP que achei num site com classificação ex+ pela mesma faixa de preço. Dai me bateu a duvida: Nas nossas DSLRs temos os sensores fixos, e dependendo do modelo, a imagem vai mudando (quanto mais caro, menos ruido por exemplo), mas no filme não há um sensor, ele apenas faz o trabalho de expor a luz ao filme. A duvida é: por acaso existe uma diferença de imagem de uma camera de filme pra outra? Se eu botar o mesmo filme em duas cameras diferentes, a qualidade da foto será exatamente a mesma? Gostaria de aproveitar e pedir a opnião de vocês de qual das duas devo pegar, ou se indicam outro modelo, de preferencia sem lente fixa.
O que importa é Lente + Filme, a camera não interfere em NADA na imagem. Interfere na "forma" de capturar, talvez uma ou outra tenha fotometro mais preciso e facilite no acerto da imagem. Mais se usar mesma configuração de velocidade e abertura, mesmo filme e lente, mudando apenas a camera a imagem será a mesma.
Sou suspeito, eu prefiro sempre as mais antigas, mais robustas e duram mais, sem falar que prefiro o desing e também a quantidade maior de metal das antigas.
Tente pegar uma Fm ou Fm2 que são ótimas e mais leves que a F3hp. O bom de nikon é que voce poderá usar a lente dela na sua D7100 de forma manual (abertura, foco).
Se quiser partir pra outro sistema, eu gosto muito das Olympus OM-1, voce pode encontrar barata e é a mais compacta e leve de todas as SLR normais de metal, pra mim é a perfeição da engenharia Japonesa e ainda com a vantagem de poder usar a Zuiko 50/1.8 que é barata e ÓTIMA, padrão leica. Voce encontra esse conjunto por 500 reais em perfeito estado.
As Pentax Spotmatic também são muito boas e a vantagem é usar qualquer lente M42, de preferencia as Takumares 50/1.4 , 135/3.5 e 35/3.5 que sao otimas e baratas.
Boa sorte.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
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l.augusto.est

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Diferença na imagem? Não vai haver diferença alguma. Para haver diferença de QUALIDADE DE IMAGEM o que irá interferir serão a lente e o filme.

O corpo da câmera (tanto digital como analógica, mas muito mais a analógica por motivos óbvios) é simplesmente uma caixa preta.

O que vai mudar é o quanto você pode confiar nessa caixa preta.

A Nikon continua fabricando duas câmeras de filme, a FM10 e a F6. A F6 possui tudo o que há de mais avançado (ou melhor: o que havia de mais avançado quando de seu lançamento) em termos de fotografia, já a FM10 eu não entendo o por que ainda é fabricada simplesmente por que, embora seja um modelo novo, é uma câmera extremamente simples e inferior a outras câmeras da Nikon fabricadas há 20 ou 30 anos.

Assim como na era digital a linha top da Nikon é a D1, D2, D3 e agora a D4, na era do filme a linha top era a F, F2, F3, F4, F5 e a F6. São linhas de câmeras feitas para, literalmente, durarem pra sempre.

Se você encontrou uma F3hp por menos de 300 reais não perca tempo e agarre ela agora mesmo, valerá cada centavo.

Acredito que o crucial em se saber quando se compra estas câmeras mais antigas é saber se o fotômetro dela ainda está funcionando, pois é uma peça/mecanismo que mesmo nas linhas mais avançada é fácil de se deteriorar com o tempo e quando "mortos" é quase impossível de se encontrar peças para ''ressuscita-los''.

Se você quer uma câmera extremamente confiável vá com a F3 de olhos fechados.

Mas o problema é que você falou que gosta de street né... nesse casa eu realmente não sei se a F3 é a mais indicada por que ela é grande, mas também não sei se é um "grande" o suficiente para lhe atrapalhar na rua (nunca peguei/vi uma F3). Se você quer câmeras um pouco mais discretas recomendo a "segunda linha" da Nikon que eram a FM e a FE (e mais tarde/recentemente FM2, FE2, FA e FM3a).

A respeito dessa "segunda linha" uma coisa importante/básica que você tem de saber é que a maior parte dos componentes da FM eram mecânicos e a maior parte dos componentes da FE eram eletrônicos. 

Tanto a FM quanto a FE foram lançadas no final da década de 70, uma época em que, logicamente, a tecnologia (principalmente ao que tange a componentes eletrônicos) ainda era uma coisa quase que rudimentar. Por isso é que o pessoal costuma ter um certo "ranço" com as câmeras eletrônicas desta época (a primeira se não me engano foi a Canon AE-1) e também, é claro, por que componentes eletrônicos (por mais que bem cuidados) tendem a se deteriorar e perder a sensibilidade com o tempo.

Comecei a fotografar ano passado com uma FE e nunca tive problemas com ela, por isso usei a palavra "ranço" ali em cima, muito embora eu também concorde que antigos sistemas eletrônicos tendem a se menos confiáveis.

abraço!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 11:09:56 por l.augusto.est »
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l.augusto.est

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Se quiser partir pra outro sistema, eu gosto muito das Olympus OM-1, voce pode encontrar barata e é a mais compacta e leve de todas as SLR normais de metal, pra mim é a perfeição da engenharia Japonesa e ainda com a vantagem de poder usar a Zuiko 50/1.8 que é barata e ÓTIMA, padrão leica. Voce encontra esse conjunto por 500 reais em perfeito estado.


Eu comecei a fotografar com filme (mesmo isso tendo sido ano passado).

Se eu já tivesse uma digital e decidisse começar a fotografar com filme minha opção provavelmente seria por uma Olympus OM-1n.
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silvano

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Eu comecei a fotografar com filme (mesmo isso tendo sido ano passado).

Se eu já tivesse uma digital e decidisse começar a fotografar com filme minha opção provavelmente seria por uma Olympus OM-1n.
Da uma olhada e me diz se não é a coisa mais linda desse mundo...Velocidade, foco e abertura tudo no mesmo lugar, onde deveria ser, na mao esquerda, na lente/corpo...Fotometro de agulha...(apesar de eu não usar) e o maior Viewfinder de todas as DSLR, parece que ta vendo TV de 70 polegadas comparada com a 5D..
Sem falar que o espelho é Super macio, disparo idem, botões estremamente precisos, enfim, pra mim é a perfeição analógica. Essa camera foi desenvolvida pensando numa M3 por seu designer, inclusive o tamanho do corpo é o mesmo.
IMG_2251 by Silvano Rocha, on Flickr
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 11:54:12 por silvano »
Silvano Rocha
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Tim

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Considere as rangefinders também. Pode procurar por canonet, yashica gsn, olympus 35.....


Luciano.Queiroz

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Já responderam tudo aí pra você... reitero que diferença na imagem não vai existir necessariamente por causa da câmera.. vai haver por causa da lente que muda entre uma e outra...

Se quer uma câmera pra street, eu te recomendaria uma Rangefinder, mesmo que seja de lente fixa se não quiser gastar muito.. Alguns podem pensar ao contrário, mas pra mim se é pra usar filme câmera mecânica é melhor. Se é uma usar uma eletrônica cheia das firulas, melhor ir pro digital de vez..


l.augusto.est

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Da uma olhada e me diz se não é a coisa mais linda desse mundo...Velocidade, foco e abertura tudo no mesmo lugar, onde deveria ser, na mao esquerda, na lente/corpo...Fotometro de agulha...(apesar de eu não usar) e o maior Viewfinder de todas as DSLR, parece que ta vendo TV de 70 polegadas comparada com a 5D..
Sem falar que o espelho é Super macio, disparo idem, botões estremamente precisos, enfim, pra mim é a perfeição analógica. Essa camera foi desenvolvida pensando numa M3 por seu designer, inclusive o tamanho do corpo é o mesmo.

Exato, falou tudo e mais um pouco.

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Gorodrify

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Obrigado, gente, por todas as respostas.  :ok:

O que importa é Lente + Filme, a camera não interfere em NADA na imagem. Interfere na "forma" de capturar, talvez uma ou outra tenha fotometro mais preciso e facilite no acerto da imagem. Mais se usar mesma configuração de velocidade e abertura, mesmo filme e lente, mudando apenas a camera a imagem será a mesma.
Sou suspeito, eu prefiro sempre as mais antigas, mais robustas e duram mais, sem falar que prefiro o desing e também a quantidade maior de metal das antigas.
Tente pegar uma Fm ou Fm2 que são ótimas e mais leves que a F3hp. O bom de nikon é que voce poderá usar a lente dela na sua D7100 de forma manual (abertura, foco).
Se quiser partir pra outro sistema, eu gosto muito das Olympus OM-1, voce pode encontrar barata e é a mais compacta e leve de todas as SLR normais de metal, pra mim é a perfeição da engenharia Japonesa e ainda com a vantagem de poder usar a Zuiko 50/1.8 que é barata e ÓTIMA, padrão leica. Voce encontra esse conjunto por 500 reais em perfeito estado.
As Pentax Spotmatic também são muito boas e a vantagem é usar qualquer lente M42, de preferencia as Takumares 50/1.4 , 135/3.5 e 35/3.5 que sao otimas e baratas.
Boa sorte.

Eu tinha visto a FM2 também, mas fiquei na duvida: ela tem fotometro embutido? Não vi nenhum review confirmando isso, será muito nescessário pra mim.

Diferença na imagem? Não vai haver diferença alguma. Para haver diferença de QUALIDADE DE IMAGEM o que irá interferir serão a lente e o filme.

O corpo da câmera (tanto digital como analógica, mas muito mais a analógica por motivos óbvios) é simplesmente uma caixa preta.

O que vai mudar é o quanto você pode confiar nessa caixa preta.

A Nikon continua fabricando duas câmeras de filme, a FM10 e a F6. A F6 possui tudo o que há de mais avançado (ou melhor: o que havia de mais avançado quando de seu lançamento) em termos de fotografia, já a FM10 eu não entendo o por que ainda é fabricada simplesmente por que, embora seja um modelo novo, é uma câmera extremamente simples e inferior a outras câmeras da Nikon fabricadas há 20 ou 30 anos.

Assim como na era digital a linha top da Nikon é a D1, D2, D3 e agora a D4, na era do filme a linha top era a F, F2, F3, F4, F5 e a F6. São linhas de câmeras feitas para, literalmente, durarem pra sempre.

Se você encontrou uma F3hp por menos de 300 reais não perca tempo e agarre ela agora mesmo, valerá cada centavo.

Acredito que o crucial em se saber quando se compra estas câmeras mais antigas é saber se o fotômetro dela ainda está funcionando, pois é uma peça/mecanismo que mesmo nas linhas mais avançada é fácil de se deteriorar com o tempo e quando "mortos" é quase impossível de se encontrar peças para ''ressuscita-los''.

Se você quer uma câmera extremamente confiável vá com a F3 de olhos fechados.

Mas o problema é que você falou que gosta de street né... nesse casa eu realmente não sei se a F3 é a mais indicada por que ela é grande, mas também não sei se é um "grande" o suficiente para lhe atrapalhar na rua (nunca peguei/vi uma F3). Se você quer câmeras um pouco mais discretas recomendo a "segunda linha" da Nikon que eram a FM e a FE (e mais tarde/recentemente FM2, FE2, FA e FM3a).

A respeito dessa "segunda linha" uma coisa importante/básica que você tem de saber é que a maior parte dos componentes da FM eram mecânicos e a maior parte dos componentes da FE eram eletrônicos. 

Tanto a FM quanto a FE foram lançadas no final da década de 70, uma época em que, logicamente, a tecnologia (principalmente ao que tange a componentes eletrônicos) ainda era uma coisa quase que rudimentar. Por isso é que o pessoal costuma ter um certo "ranço" com as câmeras eletrônicas desta época (a primeira se não me engano foi a Canon AE-1) e também, é claro, por que componentes eletrônicos (por mais que bem cuidados) tendem a se deteriorar e perder a sensibilidade com o tempo.

Comecei a fotografar ano passado com uma FE e nunca tive problemas com ela, por isso usei a palavra "ranço" ali em cima, muito embora eu também concorde que antigos sistemas eletrônicos tendem a se menos confiáveis.

abraço!

Obrigado pelas dicas Augusto, mas só uma correção, é 300 dolares, não reais. Esqueci de especificar. Quem dera se fosse reais hahah


Renato Cavalcante

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Sobre sua dúvida sobre qualidade da imagem, já te responderam muito bem.
Mas já que você perguntou sobre a F3, eu tenho uma e gosto muito. Ela é realmente um pouco pesada como disseram, mas isso é questão de gosto. Pra mim é uma vantagem. Eu gosto de câmera pesada e toda de metal, ainda mais de foco manual. Sei lá, tenho a impressão que dá mais estabilidade na hora de fotografar, fora a durabilidade que é maior.
O viewfinder dela é muito bom, um dos melhores. Bom de focar. Só o fotômetro que é um visorzinho no viewfinder que eu não acho tão fácil de ler. Mas também não prejudica.
A OM-1 também é uma boa pedida. Bem robusta, toda mecânica. Mas como eu já disse, tem coisas que são questão de gosto. O amigo silvano disse que gosta da velocidade ajustada na lente, eu já não gosto, me confundo todo. Prefiro dial na mão direita mesmo. O viewfinder dela é sempre elogiado, mas eu não gosto tanto. É grande, mas os microprismas são ruins de focar e não tem bipartido (pelo menos a minha). Pra mim as grandes vantagens dela são o tamanho reduzido, a ótima construção e a ótica zuiko que é muito boa.
Eu particularmente sou um grande fã das Minoltas. Robustas, pequenas, controles bem à mão, excelentes viewfinders e fotômetros, lentes com ótima ótica. E por não serem tão famosas quanto Nikon, Canon, etc, são bem baratas. Recomendo a XD-11 ou a X-700. Vale a pena dar uma olhada.
As Nikons são muito boas mas o problema é o preço, tanto de corpo quanto de lente.
Se tiver a oportunidade de ir pegar nas bichinhas ao vivo, faça isso. Nada como pegar na mão e bater umas fotos pra tirar as próprias conclusões. Ergonomia é algo muito importante e muito pessoal.
Quando o assunto é fotografar com filme, to toda hora trocando de câmera. kkkkkk Toda hora descubro uma que me adapto melhor que a anterior. Atualmente meus chodós são as Nikon FM2 e F3 (a segunda surrada mas funcionando como um relógio suíço) e a Minolta X-700.
Ah, a FM2 tem fotômetro sim!
E concordo plenamente com quem diz que as mecânicas são outra experiência. As analógicas eletrônicas cheias de firulas como F6 e EOS3 são ótimas, mas a experiência é quase a mesma do que fotografar com digital. Agora as mecânicas e eletrônicas antigas....  :wub: :wub: :wub:
Você mora onde? Se tiver em Brasília e quiser conhecê-las ao vivo é só dar um toque e encontramos!  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
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ArmandoFerreira

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Qual seria a melhor custo benefício? Acredito que o fator corpo nem altere tanta a equação mas sim as lentes.

Tenho vontade fotografar com filme pois meu estilo ao fotografar sempre é basicamente o de uma manual, pontos inteiros, Sunny 16, EV's.

Como uso Canon poderia também usar as lentes adaptadas, só tenho a ganhar com a experiência.


Gorodrify

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Sobre sua dúvida sobre qualidade da imagem, já te responderam muito bem.
Mas já que você perguntou sobre a F3, eu tenho uma e gosto muito. Ela é realmente um pouco pesada como disseram, mas isso é questão de gosto. Pra mim é uma vantagem. Eu gosto de câmera pesada e toda de metal, ainda mais de foco manual. Sei lá, tenho a impressão que dá mais estabilidade na hora de fotografar, fora a durabilidade que é maior.
O viewfinder dela é muito bom, um dos melhores. Bom de focar. Só o fotômetro que é um visorzinho no viewfinder que eu não acho tão fácil de ler. Mas também não prejudica.
A OM-1 também é uma boa pedida. Bem robusta, toda mecânica. Mas como eu já disse, tem coisas que são questão de gosto. O amigo silvano disse que gosta da velocidade ajustada na lente, eu já não gosto, me confundo todo. Prefiro dial na mão direita mesmo. O viewfinder dela é sempre elogiado, mas eu não gosto tanto. É grande, mas os microprismas são ruins de focar e não tem bipartido (pelo menos a minha). Pra mim as grandes vantagens dela são o tamanho reduzido, a ótima construção e a ótica zuiko que é muito boa.
Eu particularmente sou um grande fã das Minoltas. Robustas, pequenas, controles bem à mão, excelentes viewfinders e fotômetros, lentes com ótima ótica. E por não serem tão famosas quanto Nikon, Canon, etc, são bem baratas. Recomendo a XD-11 ou a X-700. Vale a pena dar uma olhada.
As Nikons são muito boas mas o problema é o preço, tanto de corpo quanto de lente.
Se tiver a oportunidade de ir pegar nas bichinhas ao vivo, faça isso. Nada como pegar na mão e bater umas fotos pra tirar as próprias conclusões. Ergonomia é algo muito importante e muito pessoal.
Quando o assunto é fotografar com filme, to toda hora trocando de câmera. kkkkkk Toda hora descubro uma que me adapto melhor que a anterior. Atualmente meus chodós são as Nikon FM2 e F3 (a segunda surrada mas funcionando como um relógio suíço) e a Minolta X-700.
Ah, a FM2 tem fotômetro sim!
E concordo plenamente com quem diz que as mecânicas são outra experiência. As analógicas eletrônicas cheias de firulas como F6 e EOS3 são ótimas, mas a experiência é quase a mesma do que fotografar com digital. Agora as mecânicas e eletrônicas antigas....  :wub: :wub: :wub:
Você mora onde? Se tiver em Brasília e quiser conhecê-las ao vivo é só dar um toque e encontramos!  :ok:

Obrigado, Renato, todas as cameras que vocês estão citando eu estou anotando pra analisar todas depois. Vou pros EUA em janeiro e tenho até lá pra me decidir hehe
Muito obrigado pelo convite mas sou do Rio de Janeiro :/  :(


lsd

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Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2014, 00:42:33
Tentando ajudar...

- A FM10 é fabricada pela Cosina e não pela Nikon. Vantagem: tem manutenção relativamente fácil. Eletrônica muito simples (só o fotômetro mesmo).

- Eletrônica dos anos 70: perigo! Se der problema, dificilmente vai ter como consertar, exceto as mais famosas (Canon e Nikon, OM-1 e Pentax se vc morar em SP). Meu pai tinha uma Yashica 35GX. Deu defeito no circuito, e sabe como eu resolvi? Joguei fora e comprei outra no eBay... não tinha mais conserto. Se for máquina eletrônica dos anos 80/90, menos chance de dor de cabeça.

- Rangefinders são mais legais pra street que uma SLR, ponto final. Se optar por uma, tente pegar uma mecânica, de preferência que possa trocar lentes.

- Com US$ 300 vc compra MUITA coisa legal de camera de filme nos EUA ou eBay. Médio formato, rangefinders clássicas, e se quiser uma SLR, eu recomendaria uma f100 da Nikon, F4S, ou a FM10 mesmo e uma ou 2 lentes com o que sobrar. Detalhe: eu tenho uma N80, eu gosto MUITO dela, e paguei US$ 40 na Adorama...

Como já te disseram, o que muda na prática de uma camera mecanica antiga pra uma SLR eletrônica mais "atual", são alguns controles, p/ex: maior faixa de ISO, ajustes de abertura e velocidade em 1/5 ou 1/3 de f-stop, e uma ou outra coisa legal dependendo do uso. Essa F100 que eu te falei, e a N80 que eu tenho, por exemplo, funcionam com lentes VR da Nikon! A F100 se não me engano, tem como extrair os dados de exposição (EXIF) dela...

A N80 por sinal é uma SLR "compacta", do porte de uma D3300/D40, e muito leve. A F100 já é mais encorpada.


Pope

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Fotografar com filme é muito legal... Eu compraria uma Nikon mais moderna, como as N80... Nelas as lentes G funcionam absolutamente da mesma maneira do que com a sua D7100; mas de você quiser comprar lentes AI-s ou as D elas funcionarão nas mais antigas e na D7100.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
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