Autor Tópico: Dúvida - Linha do Horizonte  (Lida 1404 vezes)

Leandro Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 31 de Outubro de 2014, 01:50:01
Boa noite a todos.

Realizei esta foto e tive algumas dúvidas quanto a linha do horizonte (na hora de deixá-la "reta", "alinhada"):nesta foto eu considero que a linha que ficará "reta" é a do mar ou a da areia? Dá a impressão de que quando eu arrumo uma, a outra fica torta.

Peço, também, que analisem a foto em questão.

Segue a foto.



Obrigado.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2014, 13:12:34
Olá, sempre tenho esta dificuldade, pois se eu arrumo uma, a outra fica torta, acho que no caso desta foto, é endireita-la mais em sentido horário, afastar-se um pouco do monitor e ver se tem um equilíbrio, mesmo que nenhuma das linhas esteja perfeitamente alinhada...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2014, 13:16:20
É, nesse caso nem a linha do mar, nem a linha da areia são "linha do horizonte". Para endireitar a foto use como referência o prédio no centro da imagem.

[]s


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2014, 15:19:20
Também acho que, nesse caso, a melhor referência de alinhamento é o prédio, no centro da imagem. Se fizer o alinhamento usando como referência o mar, ou a areia, acredito que o prédio no centro da imagem ficará torto, tornando-se a pior das opções.

Note, ainda, que os outros prédios (das laterais) não devem ser usados como referência para o alinhamento, pois, em função da distorção lente e/ou do seu posicionamento, no momento de fazer a foto, eles estão tortos e, caso fossem o referencial para o alinhamento, mais uma vez o prédio central ficaria tombado. 

Abrs
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2014, 19:46:54
É, nesse caso nem a linha do mar, nem a linha da areia são "linha do horizonte". Para endireitar a foto use como referência o prédio no centro da imagem.

[]s

Exatamente... dondon sabe muito... vai por ele! ;)


Leandro Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2014, 09:42:32
Pessoal,

Agradeço a todos pelos comentários! Sem dúvida nenhuma foram esclarecedores  :D !!


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2014, 10:17:52
Bom dia!

Duvida: Um nivel bolha para DSLR's seria útil pra esse alinhamento?



* Acompanhando

Abraços


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2014, 10:38:51
Sem dúvida seria, Ccelio!

Tem a opção ainda de usar os níveis de bolha de um tripé, o horizonte virtual que algumas câmeras oferecem ou um nível eletrônico de sapata. :ok:

Na falta desses todos, dá pra improvisar e usar os pontos de foco do visor ocular como referência para o alinhamento (nas câmeras onde eles ficam "acesos" o tempo todo).

[]s


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2014, 10:55:46
Sem dúvida seria, Ccelio!

Tem a opção ainda de usar os níveis de bolha de um tripé, o horizonte virtual que algumas câmeras oferecem ou um nível eletrônico de sapata. :ok:

Na falta desses todos, dá pra improvisar e usar os pontos de foco do visor ocular como referência para o alinhamento (nas câmeras onde eles ficam "acesos" o tempo todo).

[]s


Obrigado Dondon,

Ja coloquei meu nível bolha na mochila da Câmera! :)

[]'s


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2014, 10:57:38

Obrigado Dondon,

Ja coloquei meu nível bolha na mochila da Câmera! :)

[]'s

O legal é usar um tripé também. Com a câmera na mão fica mais difícil, de alinhar e fotografar ao mesmo tempo.  ;)

[]s