Autor Tópico: Como seguir o objetivo e mantê-lo no foco - Ajudem Please!  (Lida 3809 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Outubro de 2014, 11:22:18
Bom dia

Tenho uma dúvida cruel, daquelas que é difícil pesquisar e achar tutoriais precisos.
Gostaria de saber como travar e rastrear o objetivo no foco, sendo que o mesmo está em movimento e em diferentes distâncias a cada momento. Eu uso no modo de foco apenas o ponto central.

Exemplo 1:
O objetivo corre em minha direção e eu vou afastando de costas fotografando, a cada clique o ponto de foco busca novamente o objetivo, e se eu não quiser deixa-lo no centro do enquadramento, é mais complicado ainda. Teria como a cada clique, a medição e uma nova confirmação de foco seja anulada, com a lente seguindo o objetivo focado o tempo todo, para eu só clicar? Lembro que a distância entre eu e o objetivo aumenta e encurta.

Exemplo 2:
Imaginem uma estrada e o fotógrafo está bem no meio dela, olhando no sentido da mesma. O objetivo virá correndo na transversal, atravessando a estrada e passando na sua frente pulando como uma bailarina e vc vai congelar ela no ar. O fundo ficará desfocado pois o foco deverá ficar no objetivo, mas no momento do pulo, pode ser que o ponto de foco não encontre o objetivo pois ele ainda não pulou, e já comecei a fazer as fotos múltiplas, cerca de 10 a cada 2 segundos, como travar o foco no objetivo neste caso? Tem como fazer isso sem ter de usar o foco manual?

Obrigado!


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2014, 11:36:37
Utilize autofoco contínuo( AF-C ), e em modo 3d, para que ele continue rastreando o objeto em movimento.

Lembrando que é mais fácil para a câmera( ou seja, mais rápido para alterar o foco ) de um objeto que se mova lateralmente à câmera, como no exemplo 2. Quando o objeto vem em direção à câmera, é provável que a velocidade do AF caia um pouco, como no exemplo 1.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, 11:39:54 por dadozen »
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2014, 13:35:26
se você usa Nikon ou outra marca não sei explicar onde ativar...

se usa Canon, é só deixar selecionado o foco AI SERVO .. enquanto o ponto focal estiver no assunto e o botão semi pressionado, não para de focar nunca.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, 13:35:43 por Luciano.Queiroz »


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2014, 13:45:03
se você usa Nikon ou outra marca não sei explicar onde ativar...

se usa Canon, é só deixar selecionado o foco AI SERVO .. enquanto o ponto focal estiver no assunto e o botão semi pressionado, não para de focar nunca.

edugandolfe, o processo que postei é exatamente para Nikon! :ok: Valeu Luciano!  :clap:

D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2014, 18:52:52
https://www.youtube.com/watch?v=8PN9R0D3pF0&list=UUDkJEEIifDzR_2K2p9tnwYQ

Back-Button Focus, pra mim é a melhor técnica. Você configura o botão AE-L/AF-L pra ser ele que trava o foco. Então deixa no modo AF-C. Quando o assunto tiver se mexendo, só segurar esse botao que vai funcionar como foco continuo. Quando o assunto parar, só apertar o botao uma vez que travara o foco nele =)


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2014, 20:08:05
Obrigado pessoal, vou tentar
É para fazer este tipo de imagem, infelizmente das várias que fiz, a que gostei mais ficou fora de foco, queria garantir as fotos sem desperdiça-las

IMG_6673 by carlos.gandolfe@gmail.com, on Flickr


Getter

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Mandirituba - Curitiba/PR
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2014, 22:18:15
Sempre usei Canon, e de um tempo para cá mudei para Nikon ...
To apanhando um monte para me adaptar as mudanças!
Mas uma coisa que estou sentindo falta, é na rapidez do AF em modo continuo ...
espero que seja só uma questão de adaptação!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2014, 09:43:46
Problemas...
Abertura em F/2 tem o DOF curto o que dificulta ter um foco cravado e pior com o objeto em movimento, a
lente EF50mm f/1.8 II é  apreciada pela qualidade ótica, mas não pela precisão do AF.
Talvez usar em F/4 ou uma abertura menor ou colocar a digicam no tripé, fazer uma marca no chão
como ponto de referência para a modelo pisar ali e usar foco manual ajustado para a marcação, quando
a modelo pisar ali é só mandar o click... 
Mete logo F/11 que o foco fica ok  :D

Autofocus Reality Part 3A: Canon Lenses
http://www.lensrentals.com/blog/2012/07/autofocus-reality-part-3a-canon-lenses

Autofocus Reality Part 3B: Canon Cameras
http://www.lensrentals.com/blog/2012/08/autofocus-reality-part-3b-canon-cameras
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 15:23:18 por Pictus »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2014, 18:43:44
Citar
Talvez usar em F/4 ou uma abertura menor ou colocar a digicam no tripé, fazer uma marca no chão
como ponto de referência para a modelo pisar ali e usar foco manual ajustado para a marcação, quando
a modelo pisar ali é só mandar o click... 

Matou a pau, obrigado! :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2014, 19:52:23
Uso foco manual, essa é uma foto desafiadora quando fotografo minhas filhas brincando, ou correndo em minha direção, ou andando de carrinho em minha direção ou no escorregador.
Uso no máximo 2.8 de abertura.
Faço algo bem parecido com o que Pictus comentou.
Uso a A7 que tem focus peaking, tenho que ser ninja e adiantar o ponto de foco (girando o anel de foco) na frente da minha filha, espero ela passar e clico.
As vezes fico treinando acompanhar o foco manualmente.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2014, 21:40:10
https://www.youtube.com/watch?v=8PN9R0D3pF0&list=UUDkJEEIifDzR_2K2p9tnwYQ

Back-Button Focus, pra mim é a melhor técnica. Você configura o botão AE-L/AF-L pra ser ele que trava o foco. Então deixa no modo AF-C. Quando o assunto tiver se mexendo, só segurar esse botao que vai funcionar como foco continuo. Quando o assunto parar, só apertar o botao uma vez que travara o foco nele =)

Na 70D essa técnica é ótima para foco de objeto em movimento. Nela posso configurar o botão AF-ON só para focar e deixa o botão de disparo apenas para medição e tirar a foto. Então, é só por o tipo de foco em AI Servo, pressionar o AF-ON no que quer seguir, manter pressionado, e ir clicando quantas fotos quiser.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2014, 23:26:00
Citar
manter pressionado, e ir clicando quantas fotos quiser.

Tipo, manter meio botão sempre e clicar a vontade? Quando tento manter meio botão sempre escapa o dedo pelo costume...rs


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2014, 00:22:56
Tipo, manter meio botão sempre e clicar a vontade? Quando tento manter meio botão sempre escapa o dedo pelo costume...rs

Não é manter meio botão. Você vai tirar a função de foco do meio botão e atribuir essa função ao botão que fica na parte de trás da câmera. Vai fazer o foco com esse botão, com o polegar e segurar o botão pressionado enquanto vai clicando as fotos normalmente. Dessa forma, enquanto estiver com o botão dedicado de foco pressionado (em foco contínuo) a câmera vai estar continuamente focando seu assunto.

Se não fizer essa separação do foco para o outro botão só vai funcionar se usar burst, já que cada vez que pressionar o botão de disparo mudará o foco. Não há como segurar meio botão na volta da foto já tirada.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, 00:26:30 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2014, 07:58:26
Obrigado Jovem, acho que agora resolveu  :ok:


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2014, 00:59:57
Atualizando com a correção de uma informação errada que passei: eu disse que não dava para segurar o meio botão depois de tirar a primeira foto (para manter o foco feito na primeira foto), mas dá sim. Testei hoje, e pelo menos na minha câmera consigo fazer o foco com o meio botão, tirar a foto, soltar o botão até a metade e pressionar até o fim novamente, tirando a segunda foto com o foco feito na primeira vez. Posso tirar quantas fotos quiser assim, do mesmo jeito que se estivesse usando o botão traseiro de foco constantemente pressionado. Não sei nas outras câmeras, mas pelo menos na 70D é bem fácil de segurar o foco assim. Os estágios do botão de disparo são bem definidos (não há risco de escapar).
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS