Autor Tópico: Longa exposição - Necessito de ajuda!  (Lida 3830 vezes)

Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Online: 31 de Outubro de 2014, 21:18:03
Boa noite pessoal.
Comprei alguns equipamentos para começar a brincar com longa exposição.
um kit básico, tripé, intervalômetro, um suporte para filtros (cokin z-pro) e um filtro ND de 16 stops (hitech firecrest IRND 16).
Com a ânsia de testar a brincadeira nova... procurei um lago, umas nuvens no céu e vamos lá.
Utilizei meu equipamento backup, uma 40D com uma 18-55 ( primeiros testes, medo de fritar o sensor)
Fiz a primeira fotometragem, bati a foto... tudo certo fiz os cálculos e comecei a testar os efeitos da longa exposição.
Mas as fotos saíram com um ruído estranhíssimo, pontos verdes e magenta, pontos msm, que só aparecem nas longas exposições.
Estou disponibilizando um link do meu dropbox para vocês poderem ver os arquivos raw das fotos.
se alguém puder me ajudar.... essa é só a primeira de muitas dúvidas.
Ainda tenho que pedir ao Pope uma ajuda de como utilizar da melhor maneira o Cokin para longas exposições.
sem delongas, segue o link:

https://www.dropbox.com/sh/iom4cw2hyn3zdh3/AADSgg81jLvob_yUKvJ-fH6Ra?dl=0
« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, 21:19:01 por Felipe Dilelis »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2014, 21:39:43
Felipe

Não baixei ainda mas só uma duvida, vc tampou o viewfinder? Com o espelho levantado pode vazar luz pro sensor


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2014, 22:23:54
Tampei sim, mas houve entrada de luz, pelo espaço entre o holder e o filtro, mas isso causou as manchas e o flare inferior. Isso eu ja esperava, mas o ruído me causou muita estranheza.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2014, 22:29:51
Com esse tempo de exposição (700 segundos), creio que os pixels esquentam e ficam desse jeito. Precisa mesmo de tanto tempo?

Você ligou a redução de ruído de longa exposição?
D600 - E-M10


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2014, 22:50:10
Pois é kokimoto, mas nem com 700 segundos consegui os efeitos que vejo em fotos de longa.... E o pessoal de longa usa tempos até maiores.... Vou ver sobre essa redução de ruido na 40d
« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, 22:50:23 por Felipe Dilelis »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2014, 23:11:53
Não sei que efeito você está tentando fazer, mas se for o que imagino, precisa ter algum movimento na cena. Acho que essa água estava muito parada para isso. :ok:
D600 - E-M10


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2014, 00:40:32
Não vi as fotos, mas fazendo uma análise fria, quando se filma, teoricamente se pode passar de 12 minutos diretos (720 segundos), então não sei se é o caso de aquecimento do sensor.

Uma pergunta besta, você pode fazer um timelapse e colocar todas as fotos juntas, em camadas? Sei que não é o ideal, mas pode chegar ao resultado que você quer.


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2014, 09:46:23
Pois bem gente, eu estava tentando msm era fazer uma longa exposição... Tem muito exemplo na net de fotos de vários minutos.
 


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2014, 12:53:31
Isso é Thermal Noise. É normal.

Parece que o RawTherapee consegue dar jeito nos pontinhos.

Fazendo de dia nem adianta usar o noise reduction da camera, pois ela vai substituir os pontos coloridos por pontos pretos (ao menos nas nikons é isso que acontece).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2014, 10:25:08
Marcando para, se for Canon, olhar em casa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2014, 11:18:08
Ruído Térmico. Isso é bem comum em longas exposições por causa do aquecimento do sensor.

O que você precisa fazer é ativar a "redução de ruído de longa exposição".. Na Canon fica nas funções personalizadas, mas como a 40D é mais antiga, não sei se tem essa função pra falar a verdade. Em todas as mais novas com certeza tem.

A câmera fará uma foto da exposição selecionada (por exemplo 5 minutos) e na sequencia uma foto preta sem abrir o obturador com o mesmo tempo da primeira exposição. Depois ela compara essas duas imagens e processa o RAW final pra te entregar a imagem sem esse ruído. Aliás, essa é uma das poucas configurações que atuam diretamente sobre o RAW, a grande maioria atua somente no JPEG.

Se não fizer isso e gerar o RAW com esse ruído térmico gravado, é bem difícil de tirar depois. Quanto mais tempo de exposição mais ruído. Quanto maior a temperatua ambiente na hora da foto também maior esse ruído.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 11:23:12 por Luciano.Queiroz »


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2014, 13:20:31
Marcando para, se for Canon, olhar em casa.
É uma Canon 40D! to com pena de fazer esses primeiros clicks de longa com a 6D. Assim que eu tiver um domínio um pouco maior da técnica, vou colocar a 6d pra rolo.

Ruído Térmico. Isso é bem comum em longas exposições por causa do aquecimento do sensor.

O que você precisa fazer é ativar a "redução de ruído de longa exposição".. Na Canon fica nas funções personalizadas, mas como a 40D é mais antiga, não sei se tem essa função pra falar a verdade. Em todas as mais novas com certeza tem.

A câmera fará uma foto da exposição selecionada (por exemplo 5 minutos) e na sequencia uma foto preta sem abrir o obturador com o mesmo tempo da primeira exposição. Depois ela compara essas duas imagens e processa o RAW final pra te entregar a imagem sem esse ruído. Aliás, essa é uma das poucas configurações que atuam diretamente sobre o RAW, a grande maioria atua somente no JPEG.

Se não fizer isso e gerar o RAW com esse ruído térmico gravado, é bem difícil de tirar depois. Quanto mais tempo de exposição mais ruído. Quanto maior a temperatua ambiente na hora da foto também maior esse ruído.


Obrigado pelos esclarecimentos Luciano. Quer dizer que levarei o dobro de tempo para fazer essa fotografia!  :o
E eu já estava achando esperar 12 minutos demais....  :hysterical: :hysterical: :hysterical:Ó
Ótimo para treinar a paciência....

Isso é Thermal Noise. É normal.

Parece que o RawTherapee consegue dar jeito nos pontinhos.

Fazendo de dia nem adianta usar o noise reduction da camera, pois ela vai substituir os pontos coloridos por pontos pretos (ao menos nas nikons é isso que acontece).
Vou tentar esse programa! obrigado! Prefiro fazer na pós, que na hora!

e a luta continua....  :fight:


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2014, 13:27:37
Tem redução de ruído de longa exposição na 40D sim.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2014, 13:40:12
É uma Canon 40D! to com pena de fazer esses primeiros clicks de longa com a 6D. Assim que eu tiver um domínio um pouco maior da técnica, vou colocar a 6d pra rolo.

Obrigado pelos esclarecimentos Luciano. Quer dizer que levarei o dobro de tempo para fazer essa fotografia!  :o
E eu já estava achando esperar 12 minutos demais....  :hysterical: :hysterical: :hysterical:Ó
Ótimo para treinar a paciência....
Vou tentar esse programa! obrigado! Prefiro fazer na pós, que na hora!

e a luta continua....  :fight:

sim... o dobro do tempo... já cheguei a fazer exposição de 1h na madrugada.. voltei embora sem ver se tinha dado certo porque não ia aguentar esperar pra ver ela pronta...

não entendi, por que diz que tá com pena de fazer com a 6D ???
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, 13:41:28 por Luciano.Queiroz »


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2014, 11:11:57
O que pode se fazer é tirar a foto normalmente, sem a redução de ruído de longa exposição e depois tirar uma foto com as mesmas configurações e com a lente tampada. Depois da para tirar o ruído no Photoshop das várias fotos que se fizer com o mesmo tempo de exposição de uma vez, mas eu não conheço bem o procedimento. Procura por "black frame subtraction".