Autor Tópico: Como funciona o balanço de branco numa camera de filme?  (Lida 2884 vezes)

Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Online: 02 de Novembro de 2014, 03:02:08
Bem, estava procurando minha futura camera de filme e acabei lembrando sobre essa questão do balanço de branco. Lembro em minhas aulas que meu professor contava que existia filtros vermelhos e azuis que serviam pra compensar a temperatura de luz do lugar que voce tirava a foto. Porém, não vejo ninguem citando isso nas cameras e também não vejo ninguem citando uma função da camera que faz o balanço de branco automatico. Afinal, como funciona essa questão nas cameras de filme?


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2014, 04:06:10
Passando para acompanhar as respostas  :D

Acho que não existe esse controle nas analógicas. Creio que seja ajustado/compensado durante a revelação, não?
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2014, 12:12:43
Nas câmeras de filme o balanço de branco vem no próprio filme. Vc compra filme pra tungstênio, filme pra sol(o mais comum). Por isso o uso dos filtros.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2014, 13:11:02
Tá trollando né? rsrsrs
D600 - E-M10


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2014, 13:20:03
Recomendo estudar o básico do básico da fotografia com filme.

Os filtros azuis e vermelho são usados em fotografia preto e branco.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2014, 14:42:52
Não, não estou, não a toa que não fui o único que tive a dúvida. Mas enfim, eu pensava que esse negocio de comprar filme especifico fosse coisa pra aquelas cameras mais baratas de antigamente point and shoot porque lembro que de fato tinha isso, porém todo site que entro de filmes pra comprar atualmente NENHUM fala disso, nenhum especifica essa questão. Mas enfim, apesar da grosseria obrigado pelas respostas.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2014, 14:43:54 por Gorodrify »


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2014, 16:40:38
Não, não estou, não a toa que não fui o único que tive a dúvida. Mas enfim, eu pensava que esse negocio de comprar filme especifico fosse coisa pra aquelas cameras mais baratas de antigamente point and shoot porque lembro que de fato tinha isso, porém todo site que entro de filmes pra comprar atualmente NENHUM fala disso, nenhum especifica essa questão. Mas enfim, apesar da grosseria obrigado pelas respostas.

Todos os filmes atuais são para "daylight". Você tem que comprar filtros de correção para luz noturna. Os tipos básicos são 4: 80a,80b,80c,80d. Aqui tem uma tabelinha que explica as faixas que cada um corrige: http://en.wikipedia.org/wiki/Wratten_number


Gorodrify

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2014, 18:28:00
^^ Se eu digitalizar as fotos mesmo com o balanço errado tem como eu ajustar no lightroom por exemplo? Ou até mesmo pedir para que o laboratorio que for digitalizar faça isso? Porque honestamente é muito incomodo ter que ter varios filtros e ter que calcular qual o melhor pra ser usado :\


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2014, 19:15:34
^^ Se eu digitalizar as fotos mesmo com o balanço errado tem como eu ajustar no lightroom por exemplo? Ou até mesmo pedir para que o laboratorio que for digitalizar faça isso? Porque honestamente é muito incomodo ter que ter varios filtros e ter que calcular qual o melhor pra ser usado :\
Desculpe a sinceridade, mas se vc nao quer incomodo, fotografe com digital. Filme nao é comodo. Eu adoro fotografar com filme, mas comodidade não é uma das caracteristicas...
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2014, 21:12:02
^^ Se eu digitalizar as fotos mesmo com o balanço errado tem como eu ajustar no lightroom por exemplo? Ou até mesmo pedir para que o laboratorio que for digitalizar faça isso? Porque honestamente é muito incomodo ter que ter varios filtros e ter que calcular qual o melhor pra ser usado :\

É um arquivo escaneado, pense +/- como se fosse um jpeg. Vai dar, pero no mucho.

BTW, esse tipo de preocupação que você tem só é valida se você for fotografar MUITO a noite, senão desencana. Maioria dos filmes de qualquer modo nunca trarão a cor real, cada um tem uma característica diferente (e isso que é o legal)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2014, 11:58:53
Desculpe a sinceridade, mas se vc nao quer incomodo, fotografe com digital. Filme nao é comodo. Eu adoro fotografar com filme, mas comodidade não é uma das caracteristicas...

Concordo!

Filme é deliciosamente incômodo por natureza!!!

Se quer comodidade fique no digital mesmo!

Sobre o WB, já te responderam..


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2014, 08:51:36
Concordo!

Filme é deliciosamente incômodo por natureza!!!

Se quer comodidade fique no digital mesmo!

Sobre o WB, já te responderam..

Não só um delicioso incomodo , uma bela latitude , um resolução gráfica fantástica
Mais o maior incomodo de todos - se não tiver um lab em casa , encontrar um hoje tá ficando uma escassez , igual água !!!
ABRS.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2014, 09:53:47
Recomendo a leitura:
http://motion.kodak.com/motion/uploadedFiles/US_plugins_acrobat_en_motion_newsletters_filmEss_15_Filters.pdf

Por falar nisso, procurei esta semana uns filtros coloridos pra foto PB, não encontrei nada... Tá ficando escasso também.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2014, 02:29:40
Fotografe em P/B  :ok:
Bem, estava procurando minha futura camera de filme e acabei lembrando sobre essa questão do balanço de branco. Lembro em minhas aulas que meu professor contava que existia filtros vermelhos e azuis que serviam pra compensar a temperatura de luz do lugar que voce tirava a foto. Porém, não vejo ninguem citando isso nas cameras e também não vejo ninguem citando uma função da camera que faz o balanço de branco automatico. Afinal, como funciona essa questão nas cameras de filme?
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2014, 03:29:07
As cores que mais gosto são do portra 400 e fuji 400h puxados em 2 stops  :wub: