Autor Tópico: Canon 40D - Primeiros Testes!  (Lida 10527 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 06 de Novembro de 2014, 12:57:39
Olá amigos forenses,

Depois de quase um ano sossegado com minha T3i o "bicho carpinteiro" se manifestou e fiz a troca por uma Canon 40D.

Corpo com pouco mais de 5k cliques, grip original, estética e mecânica impecáveis, um verdadeiro achado e bom negócio.

Havia usado no passado uma 30D e gostava muito das cores e relação de densidade de pixels/tamanho do sensor o que me levou a crer que não seria diferente com a 40D.

Para meu estilo de fotografar me lembra a pegada da 5D Mark II, acessos à mão, joystick funcional, principalmente na escolha dos pontos de foco, enfim, câmera robusta que me atende muito bem com seus 10MP.

Fiz alguns testes rápidos, não reparem nas composições, e gostei bastante, se houver interesse posso disponibilizar os arquivos RAWs.

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr


Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr


Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

O Flickr costuma aplicar um sharp excessivo ao visulizar a foto em tamanho menor, favor acessar os links originais.

Trocar a 40D somente se for pela 70D, que gostei bastante também, ou pela nova 7D Mark II... em um futuro bem distante!  :ok:
« Última modificação: 06 de Novembro de 2014, 12:58:20 por ArmandoFerreira »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2014, 16:18:21
Tinha que ser obrigatório ver as imagens das câmeras "obsoletas", "ultrapassadas" nas mãos do pessoal fera antes de a gente sair comprando equipamento novo a torto e a direito.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2014, 17:19:47
Lembrou minha 5D :D Armando.... Essa aí vai ficar na minha lista pra comprar assim que aparecer por aqui baratinha, show as fotos, melhor do que muitas cameras novas... Também tive T3i e achei a 40d melhor.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2014, 19:04:27
Obrigado amigos, em ISO mais baixo, onde ocorrem 99% das fotos que faço, o IQ é muito bom, a resolução menor, densidade, as lentes "resolvem" mais os detalhes.

mas tem que ser mais cuidado e preencher bem o frame na hora de fotografar, não dá muita margem para corte.

A pegada é excelente, depois que se acostuma com um corpo maior e mais botões de acesso é difícil usar Rebel de novo.

O AF dela é nervoso, com a 18-135 STM ficou muito rápido.

Esta pretendo deixar na "família", não vale à pena vender.

Depois faço testes mais sérios e mais bonitos, abraço!  :ok:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2014, 19:18:13
Tem uma Muito barata pra vender no Forum se não me engano na faixa de R$ 800,00
Ricardo Ghion


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2014, 20:19:27
Tem uma Muito barata pra vender no Forum se não me engano na faixa de R$ 800,00

Troquei o corpo da T3i por:
- 40D com 5.000 cliques, impecável
- Grip original, também como novo
- CF 16GB e 2 x de 2GB
- 2 baterias originais

Com o grip fica bem pesadinha, só quando for sair mesmo.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2014, 21:13:34
Belas fotos Armando.
Ricardo Ghion


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2014, 22:16:14
Tinha que ser obrigatório ver as imagens das câmeras "obsoletas", "ultrapassadas" nas mãos do pessoal fera antes de a gente sair comprando equipamento novo a torto e a direito.

verdade.
para a maioria dos fotógrafos amadores como eu, as câmeras e lentes tem muito mais potencial a oferecer do que imaginamos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2014, 00:11:07
Gostei muito da foto do seu filho. Foi com a 18-135?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2014, 09:13:00
Tenho uma também e a uma T2i.
Realmente as diferenças de pegada e botões é absurda. A T2i parece um brinquedo perto.
Tinha planos de passar uma pra frente, sem preferência, para pegar uma 5DI, mas a cada dia que passa, estou pendendo a ficar com ela.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2014, 09:36:29
Obrigado amigos, em ISO mais baixo, onde ocorrem 99% das fotos que faço, o IQ é muito bom, a resolução menor, densidade, as lentes "resolvem" mais os detalhes.
É a mesma sensação que tenho com a 5Di. Inclusive já vi fotos por aí com 6D e 5Dii ou 5Diii e não achei melhores que as da 5Di.
Essa 40D é ainda mais atual que a 5D mais não faz parte ainda da serie de câmeras das canon da "corrida pelos MP" e com certeza quando for pegar uma aps-c irei pra ela ou 50d.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2014, 09:52:47
Belas fotos Armando.

Obrigado caro amigo, vou fotografar neste fim de semana e postar outros exemplos mais cuidadosos.  :ok:

verdade.
para a maioria dos fotógrafos amadores como eu, as câmeras e lentes tem muito mais potencial a oferecer do que imaginamos.


Normalmente nós temos a tendência e ânsia pelo mais novo, pessoas possuem necessidades diferentes, seu eu trabalhasse em eventos onde o ISo fosse um fator muito primordial eu usaria uma 5D Mark II ou III.
Mas com lentes primes claras e um bom uso do flash a 40D faz qualquer evento.

Gostei muito da foto do seu filho. Foi com a 18-135?

Sim meu amigo, com a excelente 18-135 IS STM, para mim a melhor lente escura zoom da Canon no momento. Só perde para a 15-85 USM pelo range wide e construção. IQ praticamente o mesmo, range menor, e custa 1/3 do valor...  :ok:

Tenho uma também e a uma T2i.
Realmente as diferenças de pegada e botões é absurda. A T2i parece um brinquedo perto.
Tinha planos de passar uma pra frente, sem preferência, para pegar uma 5DI, mas a cada dia que passa, estou pendendo a ficar com ela.


É uma câmera para se manter, principalmente quando ela esta nova como o modelo que peguei, o valor de venda não representa muito.  :ok:

É a mesma sensação que tenho com a 5Di. Inclusive já vi fotos por aí com 6D e 5Dii ou 5Diii e não achei melhores que as da 5Di.
Essa 40D é ainda mais atual que a 5D mais não faz parte ainda da serie de câmeras das canon da "corrida pelos MP" e com certeza quando for pegar uma aps-c irei pra ela ou 50d.

Amigo Silvano, sei que a 5DC é fantástica e resolve muito bem as lentes com sua resolução,possui cores agradáveis direto do JPG mas já usei por um tempo 5D Mark II e a qualidade é soberba, imagino a Mark III.
O corpo não é o fator delimitante e sim as lentes, a técnica e sensibilidade do fotógrafo. Além que 80% dos fotógrafos que conheço não sabem trabalhar em uma boa pós, é o processo de revelação digital, continuação do momento do clique.

Abraço meus amigos, quando tirar fotos melhores eu posto por aqui,  :ok:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2014, 13:39:58
Apesar do dia nublado de ontem resolvi fazer um voo solo para testar um pouco mais a 40D.


Nas fotos de skate experimentei o modo servo e o burst de 6.5 fps é muito bom, em RAW, no cartão vagabundo que possuo, deu um buffer de 19 fotos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o barulho do espelho, muito macio e silencioso, aprovado.

Fiz também uma foto panorâmica vertical de 15 fotos, como foi do mar não ficou muito boa, foi em 24mm, sempre gosto de ter espaço e fazer com no mínimo 35mm.

A coroa ainda dá um "caldo", gostei bastante, pena que o tempo e a chuva não ajudaram.

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Testes - Canon 40D by ArmandoFerreira, on Flickr

Ah, vejam o arquivo original no Flickr para mais qualidade.

Abraço!


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2014, 14:15:04
Só digo uma coisa, parabéns!
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2014, 14:39:43
Fotos excelentes. Incrível como você fez um excelente trabalho de pós nos highlights e shadows.
Usou qual lente?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales