Autor Tópico: FOTÓGRAFO, QUAL É SEU DIFERENCIAL?  (Lida 12938 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #45 Online: 30 de Novembro de 2014, 21:40:30
Não existe preço certo. Existe valor percebido pelo cliente. Se o cliente prefere um profissional pior do que um melhor por uma diferença de 300 reais, de quem é a culpa? Do cliente, por não entender de fotografia? Claro que não. Sou cliente de fotógrafos, dentistas, advogados, pintores de parede... será que tenho que me aprofundar em cada um desses assuntos antes de escolher um profissional? Seria o ideal, mas quem tem tempo?

Na verdade a "culpa", por assim dizer, é do profissional. Se eu vou fazer orçamento em um dentista, não vou pesquisar se as técnicas que ele usa são as melhores, se ele frequentou os melhores cursos, se usa matéria prima de primeira. Vou ver se o consultório é em um lugar conveniente para mim, se é limpo, se tem um diploma da USP na parede, se alguém já me indicou e se eu sinto firmeza nele.
E este "sentir firmeza" é o marketing pessoal de qualidade, que não soa como enganação (porque não é), é o saber lidar com as pessoas, ter um bom papo, uma boa apresentação pessoal.

A venda de serviços é toda especial e complexa, porque o cliente não tem uma referência concreta. Ao comprar um carro, uma TV ou uma escova de dentes, é possível ver, analisar, comparar objetivamente os produtos. Com serviços, como comparamos? Resultados passados são a primeira ideia. Mas quem garante que o seu álbum de casamento vai ficar igual ao que o fotógrafo mostrou? O lugar é diferente, a luz, o horário, as pessoas, o ânimo do profissional, tudo influencia.
Um importante exercício para o vendedor de serviços é: avalie suas escolhas ao contatar outros profissionais. Isto é importantíssimo! Pense no que o levou a contratar este encanador, aquela massagista, aquele outro dentista.

O dentista para mim é uma ótima referência. Já escolhi porque era perto de casa, já escolhi porque era o que eu podia pagar, já escolhi, porque foi super recomendado, pelo diploma que tinha na parede... E você, como escolhe seu dentista?

E principalmente, você sabe porque seus clientes o escolheram?

Tecnicamente você está na média.

Concordo!
« Última modificação: 30 de Novembro de 2014, 21:41:25 por Rezende_SP »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #46 Online: 01 de Dezembro de 2014, 03:39:55
concordo com o que o RafaZ postou.

Acho importante também definir que tipo de publico o profissional quer optar, além é claro de que tipo de trabalhos ele sabe executar. É importante definir seu estilo e ser quem voce é, quem tenta atirar pra todo lado e agradar todo mundo acaba nao agradando ninguem pois nao tem personalidade. Eu por exemplo sou tatuado, me visto formalmente diariamente e me sinto bem assim, nao tento "construir" uma imagem, esta é a minha imagem e os clientes que sentem autenticidade no meu trabalho e em mim me contratam, porém sei que posso perder alguns clientes que irão optar por um fotografo mais "chique" para seu evento/casamento/ensaio e nao me importo com isso.
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #47 Online: 01 de Dezembro de 2014, 03:43:11
respondendo a pergunta do tópico para nao desviar o assunto.

Em geral o que meus clientes ou pessoas que se interessam no nosso trabalho falam pra nós nas reuniões ou por facebook/email é basicamente que realizamos um trabalho diferente do que elas estão acostumadas a ver, de fato, nós criamos, odeio fotografar mais de uma vez no mesmo local, odeio ensaios que saem "rapidinho" e sem preparação (as vezes acontece, devido a agenda), odeio fotografar demais no mesmo dia... Então em geral nossos trabalhos são diferentes, tem um certo cuidado, tem um apego com a maioria dos clientes e isso acabou gerando um conforto pras pessoas.
@jacobfotografiacriativa


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 01 de Dezembro de 2014, 17:37:25
Meu diferencial é o tratamento com as pessoas, não coloco o dinheiro a frente de tudo...
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #49 Online: 29 de Janeiro de 2015, 18:43:11
Ja que jogaram o topico para cima, vou apresentar meu diferencial hoje, pq minha ultima mensagem nesse topico foi exatamente um ano atras.


Meu diferencial atual eh pinholes.

Na verdade estou ainda em faze inicial onde ainda tenho muito que aprender e desenvolver. Mas ja tenho pesquisado e experimentado para ver se consigo fazer retratos com as minhas pinholes (longa exposicao e muita luz). Ou quem sabe pelo menos recem nascidos.

Dificilmente acharei expaco no mercado com esse diferencial e o meu diferencial pessoal ja descrito no iniciomdo topico ha um ano. Mas nao estou muito preocupado com isso.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 29 de Janeiro de 2015, 19:07:40
O importante é que tu voltou Croix!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #51 Online: 30 de Janeiro de 2015, 16:17:28
O importante é que tu voltou Croix!
eu agradeco a boa recepicao. :)


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #52 Online: 30 de Janeiro de 2015, 16:38:03
Meu diferencial ..

Meu diferencial anda perdido, sem rumo sem mapa e sem GPS. Tento encontrá-lo, em cada quina da minha foto, em cada canto do meu cérebro, lá no fundo do coração ... não sei não sei ... Talvez eu seja qualquer um – é, eu sou qualquer um - apenas mais uma merda boiando no oceano. Esgoto e lixo. O normal. O banal. É isso o que'eu sou.

Meu diferencial é lavar pratos! É ser pobre. É ter vontade de comer uma pizza e ficar só na vontade. Ser pobre por ser honesto demais. Pra que me tornar um fotógrafo profissional? Sinceramente?! – eu não recomendaria a merda do meu trabalho pra ninguém. Esse é o meu diferencial. E por ser diferente, por querer diferente, me misturei a massa, vago entre ela, e é por isso você não percebe a diferença, e me toma como sendo mais um igual aos seus vizinhos fracassados, a todos os sujeitos cabisbaixos que você vê passando na rua, os zumbis vagando nos shoppings segurando sacolas olhando vitrines. Isso é o que me torna diferente dos outros fotógrafos – ou melhor, me torna diferente DOS fotógrafos. Fotógrafos são ricos! Fotógrafos são famosos, felizes! Dão Workshop, são chiques, pop, cult. Eu sou só um covarde segurando uma câmera. Eu não sou fotógrafo.

Ser vegetariano é meu diferencial. Ter pelo no sovaco é meu diferencial. Ter uma unha torta, uma cicatriz na barriga, apanhar de vara quando criança, e comer goiaba no pé, e jogar girino no asfalto só pra ver os carros passando por cima deles e me arrepender amargamente disso 10 anos depois. E nessa mesma época, sair caçando passarinho com estilingue junto com o meu primo, mas a gente nunca acertava. Até que teve um dia que a gente acertou. Ficamos extasiados! – até se deparar com o bicho caído no chão, o pássaro se contorcendo sangrando pela boca, pelos olhos. Choramos feito crianças - como crianças que nós éramos. Entramos em desespero. Tentamos salvá-lo mas foi tudo em vão. Só nos restou enterra-lo em um caixão feito com caixa de papelão, coberto com flores que nascem no mato, e uma cruz de gravetos e orações de perdão.

Meu diferencial são meus olhos melancólicos, meu cabelo caindo aos 25, dormir às 3h da madrugada porque meus pensamentos não cessam não cessam não cessam, e pra onde eu vou? Aonde vai parar isso tudo? Eu vou morrer incompreendido por Deus e por meus pais, vagando solitário na beira da estrada, morrendo de frio num canto da rua, me masturbando num quarto vagabundo de cortiço com paredes encardidas e janelas remendadas com fita durex, e serei só mais uma manchete, mais um número nas estatísticas. Minha vida, minha história? Quem se importa? Quem se importará?
Perceber que eu não era dono do mundo, nem da vida nem do tempo. Que eu não era tão talentoso como imaginava, que não era tão inteligente como supunha, nem tão bom e bondoso como acreditei ser um dia.

Mas o maior, o maior de todos eles, esse é meu coração partido porra! É ter amado alguém verdadeiramente e verdadeiramente ter sofrido por ele. Esse é o meu maior diferencial, o maior de todos eles. Nunca mais ver a mulher que você tanto amou um dia, nunca mais ter ouvido a sua voz, nem mesmo ao telefone, ter esquecido o tom, ter esquecido o perfume, o gosto, e não saber mais nada dela, casada solteira com filhos, se está viva ou morta embora eu já esteja morto há muito. Juras de amor apagadas pelo espaço e pelo tempo, e tudo o que sobrou foram migalhas sopradas por ai carregadas pelo vento. Sem fotos sem recordações. Um fotógrafo sem sua fotografia mais valiosa. Do que adianta?! O mundo vai continuar seguindo sem essas preocupações. Mas eu vou, eu vou, e é isso que me torna diferente. Esse é o meu diferencial.

'

Ah . . . e gosto de ler nos finais de semana .. é bom :D
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 16:49:36 por fabiomoreira »


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 30 de Janeiro de 2015, 17:51:54
Meu diferencial ...


Seu diferencial é fazer uma baita confissão sincera, surpreendentemente num fórum de fotografia, o que pra mim foi bem épico. Pelo que escreveu vejo que tem sentimento, e é isso que importa. Não desista parceiro, tenha mais fé na vida e em você mesmo. Abraço!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:23:25
Meu diferencial ..

Meu diferencial anda perdido, sem rumo sem mapa e sem GPS. Tento encontrá-lo, em cada quina da minha foto, em cada canto do meu cérebro, lá no fundo do coração ... não sei não sei ... Talvez eu seja qualquer um – é, eu sou qualquer um - apenas mais uma merda boiando no oceano. Esgoto e lixo. O normal. O banal. É isso o que'eu sou.

Meu diferencial é lavar pratos! É ser pobre. É ter vontade de comer uma pizza e ficar só na vontade. Ser pobre por ser honesto demais. Pra que me tornar um fotógrafo profissional? Sinceramente?! – eu não recomendaria a merda do meu trabalho pra ninguém. Esse é o meu diferencial. E por ser diferente, por querer diferente, me misturei a massa, vago entre ela, e é por isso você não percebe a diferença, e me toma como sendo mais um igual aos seus vizinhos fracassados, a todos os sujeitos cabisbaixos que você vê passando na rua, os zumbis vagando nos shoppings segurando sacolas olhando vitrines. Isso é o que me torna diferente dos outros fotógrafos – ou melhor, me torna diferente DOS fotógrafos. Fotógrafos são ricos! Fotógrafos são famosos, felizes! Dão Workshop, são chiques, pop, cult. Eu sou só um covarde segurando uma câmera. Eu não sou fotógrafo.

Ser vegetariano é meu diferencial. Ter pelo no sovaco é meu diferencial. Ter uma unha torta, uma cicatriz na barriga, apanhar de vara quando criança, e comer goiaba no pé, e jogar girino no asfalto só pra ver os carros passando por cima deles e me arrepender amargamente disso 10 anos depois. E nessa mesma época, sair caçando passarinho com estilingue junto com o meu primo, mas a gente nunca acertava. Até que teve um dia que a gente acertou. Ficamos extasiados! – até se deparar com o bicho caído no chão, o pássaro se contorcendo sangrando pela boca, pelos olhos. Choramos feito crianças - como crianças que nós éramos. Entramos em desespero. Tentamos salvá-lo mas foi tudo em vão. Só nos restou enterra-lo em um caixão feito com caixa de papelão, coberto com flores que nascem no mato, e uma cruz de gravetos e orações de perdão.

Meu diferencial são meus olhos melancólicos, meu cabelo caindo aos 25, dormir às 3h da madrugada porque meus pensamentos não cessam não cessam não cessam, e pra onde eu vou? Aonde vai parar isso tudo? Eu vou morrer incompreendido por Deus e por meus pais, vagando solitário na beira da estrada, morrendo de frio num canto da rua, me masturbando num quarto vagabundo de cortiço com paredes encardidas e janelas remendadas com fita durex, e serei só mais uma manchete, mais um número nas estatísticas. Minha vida, minha história? Quem se importa? Quem se importará?
Perceber que eu não era dono do mundo, nem da vida nem do tempo. Que eu não era tão talentoso como imaginava, que não era tão inteligente como supunha, nem tão bom e bondoso como acreditei ser um dia.

Mas o maior, o maior de todos eles, esse é meu coração partido porra! É ter amado alguém verdadeiramente e verdadeiramente ter sofrido por ele. Esse é o meu maior diferencial, o maior de todos eles. Nunca mais ver a mulher que você tanto amou um dia, nunca mais ter ouvido a sua voz, nem mesmo ao telefone, ter esquecido o tom, ter esquecido o perfume, o gosto, e não saber mais nada dela, casada solteira com filhos, se está viva ou morta embora eu já esteja morto há muito. Juras de amor apagadas pelo espaço e pelo tempo, e tudo o que sobrou foram migalhas sopradas por ai carregadas pelo vento. Sem fotos sem recordações. Um fotógrafo sem sua fotografia mais valiosa. Do que adianta?! O mundo vai continuar seguindo sem essas preocupações. Mas eu vou, eu vou, e é isso que me torna diferente. Esse é o meu diferencial.

'

Ah . . . e gosto de ler nos finais de semana .. é bom :D

Sinto lhe informar que vc nao tem nenhum diferencial. ;)

“If you're going to try, go all the way. Otherwise, don't even start. This could mean losing girlfriends, wives, relatives and maybe even your mind. It could mean not eating for three or four days. It could mean freezing on a park bench. It could mean jail. It could mean derision. It could mean mockery--isolation. Isolation is the gift. All the others are a test of your endurance, of how much you really want to do it. And, you'll do it, despite rejection and the worst odds. And it will be better than anything else you can imagine. If you're going to try, go all the way. There is no other feeling like that. You will be alone with the gods, and the nights will flame with fire. You will ride life straight to perfect laughter. It's the only good fight there is.” 

― Charles Bukowski, Factotum