Autor Tópico: Efeito Bokeh  (Lida 5876 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2014, 15:40:06
BACANA MEEESSSMOO!!! :D

A dona do tópico nem deu mais as caras para falar se sanou a dúvida dela ou não...
Fábio Pedro.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2014, 18:11:51
Certamente o meu entendimento de um sensor maior ter menor DOF está relacionado com a distância da câmera ao objeto como você disse. Por exemplo, imagine uma objetiva 85mm em uma FF e em uma APS-C. Na FF você faz um retrato da modelo e então coloca a lente na APS-C para fazer o mesmo retrato. Será necessário se afastar mais da modelo para conseguir o mesmo enquadramento e então a mesma cena, com a mesma lente, terá DOF menor na FF do que na APS-C.

Ou seja, considerando a mesma lente, para fazer a mesma foto, na FF o DOF será menor do que na APS-C. E concordo que o motivo disto é a mudança na distância da câmera para o objeto como você disse, mas necessário por causa do tamanho do sensor.

Não entendi ainda porque quanto menor o sensor, menor a DOF. Seria porque o tamanho do círculo de confusão deve diminuir quando diminuímos o tamanho do sensor?
É isso mesmo.

Quanto menor o sensor, menor é o circulo de confusão, e por isso a Profundidade de campo no sensor menor também é menor.

O que acontece é que quanto maior é o sensor, maior terá de ser a distância focal para mantermos o mesmo angulo de visão, e a distância focal tem maior influencia do que o CdC no pronunciamento do Bokeh.

Da uma olhada aqui como se calcula e as fórmulas desse fenomeno.  :ok:
http://www.dofmaster.com/dofjs.html


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2014, 20:36:13
Calma cara, (...)


Tô nervoso não! Tô uma lady no fórum nos últimos tempos!  :D

Por causa do "Ponto" "Ponto"?? Foi para delimitar o que ambos disseram. Foi nervosismo não.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2014, 06:58:06
Sensor maior = mais bokeh.
Não tem como tirar as outras variáveis da conta. Quem fotografa com FF usa essas vavariáveis a seu favor.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


cintiabran

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2015, 13:41:34
Obrigada pessoal por ter respondido as minhas duvidas, novamente peço desculpas pela pergunta.

Obrigada a todos, me ajudou bastante.  8-) :D :clap:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 13:42:41 por cintiabran »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #20 Online: 22 de Janeiro de 2015, 15:41:16
Nossa quanto tempo se passou.... :o

Que bom que tirou sua dúvida :ok:

E não precisa pedir desculpas pela pergunta não, ela é bem pertinente ao dado o grau de conhecimento que voce apresentou no início desse tópico, e agora que já voce sabe a diferença, já poderá ajudar outros participantes que recém ingressarem.

É assim mesmo que funciona um fórum, é como uma daquelas reuniões de Senado Romano, que alguns se exaltam, mas no fim tudo corrobora em respostas. :D
Fábio Pedro.


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Janeiro de 2015, 15:45:26
Bom, Com a minha Nikon cropada e uma 50mm 1.8D eu consigo fazer uns bokehs bacanas, mas se vc tá perguntando qual a melhor, creio que uma 1.2, devido a sua abertura maior. Olha só esse fotógrafo que eu gosto muito até uns 2 meses atrás trabalhava com uma t3 e 50mm 1.8(ele ainda usa a mesma 50mm), olha as fotos que ele faz https://www.flickr.com/photos/aredead/15804993026/  :)
espero ter ajudado
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 15:48:02 por Aluisius »


cintiabran

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:34:25
Realmente me ajudou bastante pois comprei a 50mm e estou muito feliz com ela.


cintiabran

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:35:04
Bom, Com a minha Nikon cropada e uma 50mm 1.8D eu consigo fazer uns bokehs bacanas, mas se vc tá perguntando qual a melhor, creio que uma 1.2, devido a sua abertura maior. Olha só esse fotógrafo que eu gosto muito até uns 2 meses atrás trabalhava com uma t3 e 50mm 1.8(ele ainda usa a mesma 50mm), olha as fotos que ele faz https://www.flickr.com/photos/aredead/15804993026/  :)
espero ter ajudado


Nossa que fotos lindas, é isso mesmo que quero fazer com a 50mm. Qual é a sua nikon?
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 13:35:46 por cintiabran »


Aluisius

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2015, 13:57:01
É uma d3200 com uma 1.8D (foco manual) hehehe


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2015, 16:05:16
tudo que foi dito antes implica no bookeh mas para você, escolha o que mais agrada e que ache que se encaixe no tipo de foto que pretende fazer, é gosto pessoal !