Autor Tópico: Qual o segredo para focar "certinho" em aberturas grandes ? F 1.2, F 1.4 e etc?  (Lida 5948 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Mateus1337

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
    • GRID
Uso essa 50mm 1.2 da Canon montada em uma 6D. E já tive uma oportunidade breve de usar a 135 f2.

Em 1.2 o DOF é curtíssimo!
O foco eu sempre procuro fazer nos olhos.
E aqui temos o costume de usar o ponto central de foco.

Quando é um ensaio, temos maior controle da situação.. Eu costumo manter a câmera em live view pra fazer o foco. A magnificação ajuda bastante.. Isso é um costume de mirrorless que eu acabei colocando em pratica quando uso DSLR.

E quando é uma cena mais correria, tipo entrada da noiva costumo deixar o foco nos olhos em SERVO.

Normalmente fico de 2º câmera então eu fico brincando mais com essas aberturas. Ainda assim, várias fotos são perdidas.

Deixa o drive da câmera no modo contínuo e vem batendo ao longo da cena.

Recompor foto em 1.2 é quase que garantia de perder o foco.

Agora em f/2 é mais fácil de conseguir, apesar de curto, tem mais coisa em foco.

Essa lente 135 é muito boa, o foco é rápido e seguro.
Como não tem IS, tem que ser firme com ela. Se der pra usar velocidade acima de 1/100 já garante bem as fotos.


aftermath.vsco.co


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2014, 14:44:35
Voltando ao assunto.

Como uso o conjunto 6D+50 1.2 especialmente com pouca luz, o autofoco central é melhor  por dois motivos.
1 - A lente em 1.2 tem um vigneting acentuado, logo tem mais luz no foco central.
2 - O foco central é cross type.

Então prefiro reenquadrar que usar os outros pontos de foco.
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2014, 17:12:57
 :snack: Acompanhando para aprender! :ok:
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2014, 19:16:10
O segredo é o seguinte:

1 - usar pontos de foco para não ter que recompor.

2 - desligar o AF do disparador e usar o botão AF atrás da camera. Isso mudou minha vida! O disparador só dispara. E o AF só foca. Simples.

3 - usar o LCD e fazer foco manual em casos de extrema dificuldade. As vezes não consigo focar de jeito nenhum e o jeito é usar o LCD e fazer foco manual. Não tem erro para assuntos estáticos.

4 - treinar muito.

abs,

Vini


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2014, 21:05:12
Vini, não entendi qual seria a vantagem de usar o botão AF. O resultado não seria exatamente o mesmo?
Abç


ssmoura

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2014, 22:31:51
Vini, não entendi qual seria a vantagem de usar o botão AF. O resultado não seria exatamente o mesmo?
Abç

Tb não entendi qual a vantagem disso.. Inclusive, já vi num comentado vlog no Youtube o cidadão tb dizer isso.
70d - T3i - GoProH3
Tamron 17-50 f2.8/EFs 18-55 STM/EFs 10-18 STM
430ex II


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2014, 23:10:45
Galera achei o que eu procurava a tanto tempo ! Eu vi um fotógrafo desfocando bem em 1.2, e achei estranho. Descobri então, o que ele faz.
Segue o conteúdo, e espero ajudar a vocês também.

http://www.sofotografia.com.br/metodo-brenizer/

e

http://fotografeumaideia.com.br/site/tecnica/criatividade/297-fotografando-com-o-metodo-de-brenizer
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2014, 00:26:43
Vini, não entendi qual seria a vantagem de usar o botão AF. O resultado não seria exatamente o mesmo?
Abç

Também fiquei curioso com a real utilidade de separar o foco do disparo. Pensando aqui, acredito que seja válido quando queremos tirar várias fotos em sequência, conservando sempre o mesmo ponto focado na primeira vez, sem ter que passar o seletor de foco para manual. Porque se deixar o foco no botão de disparo, a cada clique o foco será refeito, perdendo a posição inicial. Nunca testei, mas acho que em AI-Servo, ao segurar o foco no botão AF pode ir disparando quanto quiser que a câmera segura o foco no objeto apontado inicialmente.

Vamos ver se o autor do post nos tira essa dúvida.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #24 Online: 11 de Novembro de 2014, 11:47:59
Aproveitando o tópico de foco, tenho uma dúvida de diferença entre o AI FOCUS e o AI SERVO  alguém tem algum artigo que explique pra compartilhar? obg  :ok:
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2014, 12:13:44
Vini, não entendi qual seria a vantagem de usar o botão AF. O resultado não seria exatamente o mesmo?
Abç

Não sou o Vini, mas respondo por mim... O botão AF é uma mão na roda para não ter de se refocar sem querer... Tu focas no fotão AF, e deixa o obturador só para fazer a fotometria e o disparo... Tipo, tem o subject (uma pessoa) com o rosto/olhos fora de um ponto AF, tu focas, recompões, e vês que a fotometria está errada... Com o botão do AF, o foco fica correto, e depois da recomposição, podes fotometrar onde quiseres (como no céu), e depois fazeres a foto!

Também fica livre para poder alterar a abertura (quando no Modo A) sem precisar sair da posição focal, o que para mim é útil...

Mas, em resumo, o shutter, no meio, faz "confirmação de autofoco e fotometria", tudo junto, e depois dispara. Com o foco no AF, fazes em 3 passos independentes (foca, fotometra, dispara), o que dá mais liberdade. Me corrijam se estiver errado. Abraços.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #26 Online: 11 de Novembro de 2014, 12:18:53
Aproveitando o tópico de foco, tenho uma dúvida de diferença entre o AI FOCUS e o AI SERVO  alguém tem algum artigo que explique pra compartilhar? obg  :ok:

Tem no manual uma explicação ótima, mas se não entenderes, pratica e verás! Tem um tópico aqui que fala...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84250.0

Já procurou ler o manual ou ver tutoriais na net?

One shot -> a câmera trava o foco quando vc pressiona meio botão e faz aquele beep. Indicado para assuntos/pessoas parados. Usado em conjunto com o ponto central cruzado é o mais preciso e confiável.

AI Servo -> a câmera fica constantemente focando enquanto o botão do disparador fica semi pressionado. Indicado para assuntos/pessoas em movimentos como em esportes e ação.

AI Focus -> a câmera escolhe automaticamente.
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #27 Online: 11 de Novembro de 2014, 13:33:43

Mas, em resumo, o shutter, no meio, faz "confirmação de autofoco e fotometria", tudo junto, e depois dispara. Com o foco no AF, fazes em 3 passos independentes (foca, fotometra, dispara), o que dá mais liberdade. Me corrijam se estiver errado. Abraços.

Isso!

Deixando o disparador somente para disparar, você não precisa ficar segundo o disparador na metade para focar. Então diminui as chances de refazer o foco sem querer.

Vou dar um exemplo: os noivos estão no altar trocando as alianças. Se eu estiver parado, fotografando, eu foco com o botão de trás e faço quantos cliques eu quiser, sempre acertando o foco que defini antes do primeiro disparo. Se eu usasse o disparador para focar, a cada disparo, eu precisaria focar novamente. E poderia errar o foco em algumas fotos.

Fora que eu consigo usar o AF one shot como "servo", se eu quiser. Basta ficar pressionando o AF on insistentemente e fotografando. Isso funciona muito bem em entrada/saida dos noivos...e posso usar o AF servo como one shot, se eu quiser. O servo só funciona se o AF on ficar apertado. Então posso dar um toque no AF on e usar o AF como se fosse one shot quando o assunto estiver parado, ou posso mantê-lo pressionado, quando o assunto estiver se movimentando.


Tem um texto interessante aqui:

http://digital-photography-school.com/back-button-focus/
« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, 13:34:36 por viniciustb »


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #28 Online: 11 de Novembro de 2014, 13:48:29
Acho que a grande dica é suprimir a mania que temos de reenquadrar pós focagem. Foca no olho depois reenquadra para acertar a posição, terços e o escambau!

Isso em grandes aberturas é fatal. Melhor fazer a foto e cortar no processamento aproveitando a parte mais nítida da foto (o centro da objetiva) na focagem.

Esse assunto é polemico, tem muita gente mais purista que não gosta de crop pós, mas acho que para grandes aberturas a imagem é sempre soberana!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 11 de Novembro de 2014, 14:02:02
Isso!

Deixando o disparador somente para disparar, você não precisa ficar segundo o disparador na metade para focar. Então diminui as chances de refazer o foco sem querer.

...

Tem um texto interessante aqui:

http://digital-photography-school.com/back-button-focus/

Nunca tinha pensado nisso.

Faz todo o sentido! acho que vou me policiar para usar assim agora.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM