Autor Tópico: Qual o segredo para focar "certinho" em aberturas grandes ? F 1.2, F 1.4 e etc?  (Lida 5922 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Pessoal, apesar de trabalhar a alguns anos com fotografia, ainda sinto uma dificuldade em focar nessas aberturas. Sempre gostei do bokeh que se forma ao fotografar com essas aberturas, principalmente na 50mm f 1.4 da canon. Pretendo futuramente, investir em uma 135mm F 2L, pensando em fotografar externas de casais, gestantes e smash the cake (e retratos). Apesar da 135mm f 2L ser a mais rápida da série L, mas eu nunca fotografei com ela.  (Também se puderem opinar sobre essa lente, ficarei feliz.)
Agora, sobre fotografar nessas aberturas... será que o segredo é fotografar em velocidades mais altas, para compensar o mínimo de tremelique nos dedos para conseguir cravar certinho ?
Opinem !  :D
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, 17:28:07 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Na verdade são aberturas "grandes", quanto menor o número menor o DOF e maior a abertura.

- evitar recompor o foco, mudar o plano focal;
- utilizar os pontos de foco mais próximo de onde quer o foco;
- o objeto/assunto não se mover para trás ou para frente;
- você não balançar com a câmera na mão, para frente e para trás.

Com certeza os amigos darão mais dicas.  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Dificuldade nessas aberturas "grandes" é normal, a DOF é mto curta.
Aumentar a velocidade pode ajudar a não tremer, porém foto fora de foco é uma coisa e foto tremida é outra.
Vc não se mexer, nem o motivo focado, é bem importante, pois recompor com aberturas assim é quase morte certa!

Foco realmente é uma coisa crítica.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
É viável trabalhar com "focus bracketing" neste caso? Imagino que o processo ficaria lento, se não inviável: câmera foca automáticamente->muda-se pra foco manual sem mexer na posição da câmera->3 ou mais fotos variando levemente o foco.

Dá pra iniciar o processo com foco manual, mas aí o ideal seria ter uma mirrorless com focus peak ou uma DSLR com tela de foco otimizada pra foco manual.  :ponder:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
É viável trabalhar com "focus bracketing" neste caso? Imagino que o processo ficaria lento, se não inviável: câmera foca automáticamente->muda-se pra foco manual sem mexer na posição da câmera->3 ou mais fotos variando levemente o foco.

Dá pra iniciar o processo com foco manual, mas aí o ideal seria ter uma mirrorless com focus peak ou uma DSLR com tela de foco otimizada pra foco manual.  :ponder:

Eu já fiz Image Stacking, funciona mas dá trabalho pois não pode mover a câmera, o ML faz isso via software.
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/image-stacking-fstop.htm



mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2014, 18:09:36
 :snack:


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2014, 21:23:31
Tentativa e erro.
Ricardo Ghion


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2014, 21:32:12
Depende da situação e do formato que você está usando (FF X APS-C). A idéia em princípio, é ou você usar o ponto de foco mais próximo (o que, dependendo da situação e da sua câmera, não vai funcionar direito) ou focar no manual (que, dependendo da sua câmera, novamente, não vai funcionar direito).

A dica que eu posso dar é - tente evitar ao máximo fotografar nessas aberturas  :snack: se tiver que fotografar, não fotografe perto do assunto. Se tiver que fotografar perto do assunto, tire várias fotos para aumentar sua chance de conseguir uma legal
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2014, 23:01:55
Se você estiver muito próximo do objeto a ser fotografado, usando a aberturas extremas, fica difícil manter o foco certinho (em macro, nem se fala). Você pode minimizar o problema se usar um tripé, ou se apoiar em algum lugar. Ah, é claro, se o objeto a ser fotografado estiver parado.
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2014, 07:48:11
Tem um artigo legal no Fstoppers sobre esse assunto.

https://fstoppers.com/bts/ultimate-guide-shooting-wide-apertures-43493
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2014, 09:14:34
Uma coisa que eu estou testando é usar o foco AI-SERVO...assim ele tenta compensar os movimentos para frente e para trás... Ainda não consegui decidir se esse método é melhor ou não que o Single Shot, mas vale tentar..
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"

Na verdade são aberturas "grandes", quanto menor o número menor o DOF e maior a abertura.

- evitar recompor o foco, mudar o plano focal;
- utilizar os pontos de foco mais próximo de onde quer o foco;
- o objeto/assunto não se mover para trás ou para frente;
- você não balançar com a câmera na mão, para frente e para trás.

Com certeza os amigos darão mais dicas.  :ok:
O professor Armando falou tudo. Nessas horas ter mais pontos de focos cruzados valem a pena.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2014, 10:12:19
Minha opinião é um pouco diferente do pessoal.

Tenho uma 50mm 1.2 que seguido uso em 1.2.. especialmente a noite sem flash.
E sou acostumado a usar somente o ponto de foco central e enquadrar depois.
A não ser que esteja muito perto do sujeito, nunca tive maiores problemas, inclusive em head shots.
É só focar nos olhos que não tem erro.

Caso esteja perdendo o foco ao reenquadrar, sugiro escolher outro ponto de foco mais próximo do local onde queira focar.
O que não dá para fazer é fotografar grupos de pessoas onde estejam umas atrás das outras, todas em que estar no mesmo plano.
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2014, 10:45:54
Minha opinião é um pouco diferente do pessoal.

Tenho uma 50mm 1.2 que seguido uso em 1.2.. especialmente a noite sem flash.
E sou acostumado a usar somente o ponto de foco central e enquadrar depois.
A não ser que esteja muito perto do sujeito, nunca tive maiores problemas, inclusive em head shots.
É só focar nos olhos que não tem erro.

Caso esteja perdendo o foco ao reenquadrar, sugiro escolher outro ponto de foco mais próximo do local onde queira focar.
O que não dá para fazer é fotografar grupos de pessoas onde estejam umas atrás das outras, todas em que estar no mesmo plano.

hahahaha eu faço exatamente isto rapaz. Eu uso o central, me disseram que o ponto de foco central da minha camera 60D ele é bem mais "firme" do que os demais pontos de foco, então foco e reenquadro. Porém, ano que vem irei comprar uma CANON 6D, será que dará uma performance melhor para focar nessas aberturas ?
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2014, 10:48:05
Na verdade são aberturas "grandes", quanto menor o número menor o DOF e maior a abertura.

- evitar recompor o foco, mudar o plano focal;
- utilizar os pontos de foco mais próximo de onde quer o foco;
- o objeto/assunto não se mover para trás ou para frente;
- você não balançar com a câmera na mão, para frente e para trás.

Com certeza os amigos darão mais dicas.  :ok:

São coisas que eu havia pensado, mas vou reforçar isso nos próximos ensaios e testes. Me disseram, e também por reviews, que o Foco em F 2 da 135mm, consegue acompanhar o assunto com poucas percas de foco, será mesmo ? Penso nessa lente para retratos, e fotografar gestantes, casais e bebês a distância de forma mais natural e fotojornalística.
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br