Autor Tópico: Qual câmera comprar?  (Lida 2610 vezes)

Pedro Samuel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Novembro de 2014, 10:52:42
Olá,
estou querendo comprar uma DSLR, estou indeciso entre várias:
Canon SL1/Eos100D
Nikon D5300
Nikon D3200
Nikon D5100
Canon Eos 600D/t31

Qual é melhor? Há outras opções melhores?

Obrigado


Mouta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2014, 11:48:35
Prepare-se. Terão 500 dizendo para você pesquisar no forum.

Os valores são bem diferentes.  Veja quanto está disposto a gastar.

Todas são excelentes e te atenderão, mas qualidade de imagem acredito que a d5300 dará o melhor resultado. Lógico, dependerá da lente. 
Lente do Kit reduzirá (e muito) o poder de qualquer câmera. (consideraria também canon 60d usada ou d7000 usada)

Outra coisa. As nikons citadas não possuem motor de foco no corpo, leve isso em conta. E as lentes com motor de foco são mais caras.
Canon é mais fácil encontrar bons itens a venda no forum, e muito mais baratos. Todos os corpos tem motor de foco. (não limita as lentes que poderá usar e utilizar o auto foco)

Já tive a t3i e hoje tenho uma d7000. Não troco os atalhos da câmera(como os da d3200) por visor articulável, mas isso você quem irá decidir. Se pretende fazer vídeo de vez em quando, ficaria com a t3i, t4i ou t5i (fotos iguais - mesmo sensor) e uma boa lente.

E... no brasil canon reina. Estou na nikon mas veja nos classificados quantos itens estão a venda de cada marca.

Leia esta página. Meio antiga mas o que interessa é a mensagem.
http://www.dicasdefotografia.com.br/uma-mensagem-aos-que-estao-comprando-a-primeira-reflex

E veja o vídeo a seguir. DigitalRev.
http://www.youtube.com/watch?v=hk5IMmEDWH4

Espero que ajude e tenha sido imparcial.
Nikon d7000 - 24-70 2.8 - 50mm 1.8 - SB700


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2014, 12:32:17
Olá,
estou querendo comprar uma DSLR, estou indeciso entre várias:
Canon SL1/Eos100D
Nikon D5300
Nikon D3200
Nikon D5100
Canon Eos 600D/t31

Qual é melhor? Há outras opções melhores?

Obrigado
A T3i é a melhor escolha.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2014, 12:48:54
Olá,
estou querendo comprar uma DSLR, estou indeciso entre várias:
Canon SL1/Eos100D
Nikon D5300
Nikon D3200
Nikon D5100
Canon Eos 600D/t31

Qual é melhor? Há outras opções melhores?

Obrigado

Eu iria de D5300 sem pensar duas vezes.

Se há outras melhores opções? Sim, com certeza, mas custam mais caro. Pense no seguinte: a escolha da câmera vai depender do que você pretende fazer com ela, e do que você espera dela. Como assim "o que você espera dela"? Por exemplo, você faz questão de mais botões de atalho? Você gostaria de ter aquele pequeno LCD no topo? Você acha que algum dia usará a câmera debaixo de chuva ou num local muito poeirento (como pista de motocross)? Que tipo de fotografia você pretende fazer?

Ache a resposta para perguntas como essas. Então você começará a definir melhor qual será sua câmera.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2014, 12:52:20 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


striker

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2014, 13:14:49
Entre as citadas, a Nikon D5300 é a mais atualizada, melhor qualidade de imagem, para mim a melhor escolha na faixa de preço.Tem as  Mirrorless também como a Sony A6000 nesta faixa de preço, o problema da Sony é a escassa oferta de lentes,
Mas se você não pretende montar um set  de lentes diversificado, seria uma ótima escolha também.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2014, 13:30:34
Canon SL1 ou a Nikon D5300, estaria bem servido.

Outra coisa. As nikons citadas não possuem motor de foco no corpo, leve isso em conta. E as lentes com motor de foco são mais caras.
Canon é mais fácil encontrar bons itens a venda no forum, e muito mais baratos. Todos os corpos tem motor de foco. (não limita as lentes que poderá usar e utilizar o auto foco)

Corrigindo a informação, as Canon não têm motor de foco no corpo, sempre é na lente.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79221.0

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2014, 13:52:09
Falo da que conheço: D5300, para amador, hobby... excelente câmera!! Bom a D5100 dará exclente imagens (não que as outras não darão...) mas podendo comprar a D5300, que está com bons preços em algumas lojas....
« Última modificação: 08 de Novembro de 2014, 13:53:13 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Pedro Samuel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2014, 14:29:53
Obrigado pelas respostas.
Eu pretendo usar a camera em fotografias de espectáculos (Eu sou técnico de show), não é o objectivo de tirar fotos de cena ou do show mesmo, mas fotos de iluminação do show, etc. Mais para meu uso que para fazer escola. Depois eu gosto de fotografia da rua, do cotidiano. Usei muito tempo um Fuji S5600, mas ai cansei porque era limitada.
Agora procuro uma camera que permita tirar algumas fotos cotidianas (eu vou acabar usando ela a toda a hora) mas que permita tirar fotos do meu show, por isso o wi-fi também seria legal e o video Full Hd.
Não irei fotografar motocross ou zonas de pó, mas por exemplo, sempre adorei fotografar a montagem dos show que muitas vezes tem restos de madeira solta no ar. Isso prejudica a camera?
Desculpa perguntas, mas eu queria não investir numa camera que em 2 ou 3 meses deixe de ser boa.

Obrigado


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2014, 20:42:29
Obrigado pelas respostas.
Eu pretendo usar a camera em fotografias de espectáculos (Eu sou técnico de show), não é o objectivo de tirar fotos de cena ou do show mesmo, mas fotos de iluminação do show, etc. Mais para meu uso que para fazer escola. Depois eu gosto de fotografia da rua, do cotidiano. Usei muito tempo um Fuji S5600, mas ai cansei porque era limitada.
Agora procuro uma camera que permita tirar algumas fotos cotidianas (eu vou acabar usando ela a toda a hora) mas que permita tirar fotos do meu show, por isso o wi-fi também seria legal e o video Full Hd.
Não irei fotografar motocross ou zonas de pó, mas por exemplo, sempre adorei fotografar a montagem dos show que muitas vezes tem restos de madeira solta no ar. Isso prejudica a camera?
Desculpa perguntas, mas eu queria não investir numa camera que em 2 ou 3 meses deixe de ser boa.

Obrigado

Em relação à sua pergunta acima, Pedro Samuel, se você fotografar a montagem do show com uma DSLR de entrada, haverá uma grande chance de entrar poeira no sensor, aí você teria que constantemente gastar com a limpeza do mesmo.
As DSLRs medium-level já possuem o corpo feito com liga de magnésio na sua construção e são seladas contra poeira e respingos d'água.
Dentre os modelos mais recentes que se enquadram nesta categoria:
  • Canon EOS 70D
  • Nikon D7100
E entre os mais antigos:
  • Canon EOS 60D
  • Nikon D7000
Algumas observações se fazem necessárias. Aí vão elas:
  • O fato de serem seladas não significa que você pode abusar da proteção, nada de sair com ela debaixo de chuva ou enterrá-la em um monte de areia.
  • Elas só se tornam efetivamente seladas se as lentes também o forem. No caso da Canon você teria que usar lentes prime da série L.
Tudo vai depender muito de quanto você pode gastar.
É possível encontrar esse modelos mais antigos muito bem conservados, assim como lentes primes de ambos os fabricantes, tanto neste fórum, como em
outros, em lojas de fotografia. Até mesmo no ML, você pode dar a sorte de alguém está fazendo upgrade de equipo e encontrar uma boa oportunidade de negócio. Mas tem que pesquisar.
Acredito que consegui clarear mais um pouco mais as idéias.
Dito isto, vou deixar o pessoal mais experiente aqui do fórum complementar a sua resposta com informações tecnicamente mais aprofundadas.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2014, 21:41:28
Pelo jeito vai precisar de melhor ISO. Vá de D3300 mas de qualquer maneira é mais importante investir nas lentes. Compre uma 35 é uma 85 1.8 que já lhe atenderá melhor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2014, 23:47:58
O que faz uma câmera deixar de ser boa depois de 3 meses?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mouta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2014, 10:57:31
3 meses? Este ano estava louco para comprar uma camera de 2005. Ia pagar 1600 reais e buscar em outro estado. só não comprei porque a pessoa vendeu antes. (5d clássica)
A Cãmera não fica ruim, o que pode acontecer é ter novos recursos disponíveis nos lançamentos. Melhorar desempenho em iso mais alto ou ter o wifi, como você disse (ou vários outros). Julgue o que você precisa.

Como exemplo vamos citar as t1i, t2i, t3i, t4i, t5i... Todas com o mesmo sensor (se não me engano). A fotografia delas será a mesma (ou 99%).  A diferença está em alguns recursos para filmagem, visor. Se você acha que vale pagar mais pelas diferenças, paga. Mas não irá melhorar o resultado da foto. E elas não ficaram ruins depois de 3 meses.

E de acordo com sua utilização, eu penso exatamente como o Max e como o Thales... Corpo selado e lentes claras e de excelente qualidade (de preferencia seladas, como essas novas da nikon).
Se optar pela 3300, pegue ela na mão. Achei ela ridiculamente pequena. Não senti segurança(firmeza) ao segurar a câmera.
Nikon d7000 - 24-70 2.8 - 50mm 1.8 - SB700


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2014, 11:28:30
O que faz uma câmera deixar de ser boa depois de 3 meses?

2x  :ponder:

Na maioria dos casos podemos ver que os lançamentos trazem 'vantagens marginais' em relação à qualidade de imagem, do resto é uma cor diferente, um wi-fi, um gps, um strap diferente, uma caixa sem manual, etc, etc.

Não digo que issso não é importante para muitos, mas na maioria das vezes paga-se mais por funções que raramente iremos utilizar.

Não é em três meses, um ano, uma década, um século que todas as fotografias produzidas deixaram de ser 'boas', ultrapassadas....

Melhor rever o 'conceito'.  ;)
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2014, 06:17:34
Cuidando e conservando,tem câmera pra mais de 10 anos,tenho minha Nikon D-60 que uso em 80% dos meus passeios e uma Nikon D7100,apesar de as duas serem  cropadas,decidi investir mais em lentes do que em câmera,pra mim tá de bom tamanho.Não se preocupa muito com lançamentos ou prepara os pilas.Resumindo,a câmera que mais uso tem 8 anos.