Autor Tópico: Panasonic GM1, onde comprar?  (Lida 3259 vezes)

fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Online: 09 de Novembro de 2014, 21:03:46
Boa noite, pessoal.

Estou reformulando meu kit atual e resolvi ficar com dois sistemas separados. Uma DSLR para os trabalhos mais sérios ou quando preciso de boa performance em pouca luz e autofoco rápido, e uma Micro 4/3 para as fotos de família, pedalar, levar no bolso.

Já estou fechado na compra de uma Panasonic GM1. Acho que vai me atender perfeitamente e, de quebra, tem boa qualidade de vídeo, que é algo que me interessa.

O problema é que estou com dificuldades para encontrar esse modelo no Brasil, seja no Mercado Livre, loja, Paraguai, tudo. Importar direto dos EUA acaba saindo muito caro por conta dos impostos.

Vocês teriam alguma sugestão de importador que trabalhe com Panasonic? Tentei no Nakamura, mas ele não traz. No Paraguai, quem vende essa marca? A Monte Carlo não tem.

Agradeço de antemão as sugestões.

Abraços,


trosk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2014, 09:13:21
Se vídeo for uma das funções principais, leve em conta a duração de bateria que é bem curta.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2014, 19:16:59
Obrigado, trosk. Acho que é um feito colateral da miniaturização. Conferi aqui e posso esperar, estourando, 1h30 de vídeo na bateria.

A bateria original da Panasonic é uma nota, quase US$ 50. Tem equivalentes, mas é sempre complicado de confiar. Uso uma genérica na Fuji X Pro 1 sem problemas, mas já li relatos de gente com problemas em várias marcas.

Também achei um adaptador AC original, mas é caro.



Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:21:23
Fábio,

Comprei minha GM1 no Ebay, desse vendedor, sem problemas (mas com dolar mais baixo do que agora...): webdigi

Quanto à bateria, além da original uso essa a seguir.  Diz ter 1000mAh, e realmente a carga parece durar bem mais do que a original, principalmente quando uso com a lente 14-42PZ, que é "power zoom" e gasta mais energia. Sempre usei baterias "alternativas" e nunca tive problemas: sfplanet
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, 22:22:52 por Marcos Capelini »
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2014, 15:19:11
Marcos,

Obrigado pela dica. Vi que tem alguns vendedores que mandam a câmera direto de Hong Kong e os preços são bons, especialmente comparando com o frete dos EUA. O vendedor que você indicou não tem a GM1 listada, no momento.

Acabei de ver, também, que essa câmera sofrei uma redução de preço de US$ 150 no fim de semana. O corpo + lente do kit, a 12-32, estão por US$ 597 na maioria das lojas. Estou pensando em comprar nos EUA e pedir que alguém traga para mim.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2014, 15:39:32 por fabiopili »


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2014, 20:59:20
Opa! Se você tem alguém para trazer para você, ótimo!  Quanto ao vendedor que indiquei, acabei de clicar no link e aparecem todas as GM1 que ele está vendendo.  De um jeito ou de outro, minha opinião é que vale a pena comprar com a lente do kit: ela é pequena, leve, de boa qualidade ótica, e conta a favor o fato de começar em "24mm equiv." (tem um tópico aberto por mim sobre essa lente).

Não sei se você se preocupa com a cor da câmera.  Eu optei por uma preta e comprei um grip "customizado" do Richard Franiec (se se interessar, pesquise). O grip torna a câmera bem mais confortável de se usar, além de não adicionar volume ou peso perceptíveis. Ela com o grip (e uma "Michahel Lens" 35mm):

Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2014, 08:41:51
Opa! Se você tem alguém para trazer para você, ótimo!  Quanto ao vendedor que indiquei, acabei de clicar no link e aparecem todas as GM1 que ele está vendendo.  De um jeito ou de outro, minha opinião é que vale a pena comprar com a lente do kit: ela é pequena, leve, de boa qualidade ótica, e conta a favor o fato de começar em "24mm equiv." (tem um tópico aberto por mim sobre essa lente).

Ah, eu estava logado no eBay EUA e ele não manda a GM1 para lá. Apareceu tudo quando acessei minha conta do Brasil.

Realmente a lente do kit é bem interessante, em especial pelo tamanho, que é meu objetivo com a câmera. Estou saindo de um kit Fuji X Pro 1 para uma combinação entre uma Nikon D750 e a Pana GM1. Fico na tentação de comprar uma lente mais bacana, como a 20mm f/1.7 II, mas acho que a lente do kit é mesmo perfeita para minhas necessidades.

Mais para frente, devo comprar um Speedbooster ou um equivalente genérico para usar minhas lentes Nikon, especialmente em vídeo. Marcos, você tem alguma experiência com o Speedbooster ou os adaptadores chineses?

Obrigado pelas dicas.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2014, 10:17:55
Eu tenho um adaptador Nikon chinês, da RJ Camera, vendedor conhecido do eBay. O preço dele é um pouco maior, mas a qualidade também - acho que melhor que um Fotodiox. Mas os da Fotga também são bons. Recomendo comprar um que aceite lente Nikon G, pois esse têm um anel externo que permite alterar a abertura de lentes G.

Também comprei o Speedbooster do RJ, pra Nikon também. É o melhor dos chineses disparado, pouca coisa abaixo do Metabones mas custa 1/4 do preço. Não notei tanta melhora em nitidez, ao menos em aberturas maiores, mas não deteriora em nada a imagem; e você ganha 1 stop de luz (isso já comprovei) e tem redução focal de 0.72x, deixando a lente mais wide. Único "problema" dele é quando você usa apontando para uma fonte de luz forte - pode apareceu um ponto azul na imagem, como se fosse uma espécie de flare. Fora isso, é excelente.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2014, 12:39:05
Muito obrigado pelo feedback, marciok. Era isso mesmo que eu queria saber. Estou tentando baixar o perfeccionismo com a GM1. A ideia é ser uma câmera doméstica e preciso me controlar para não sair montando um kit completo Micro 4/3.  8-) O SpeedBooster chinês é perfeito pra mim.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2014, 09:35:27
Pessoal,

Acabei de fechar a compra da GM1 nos EUA. Um amigo trará o equipamento para mim.  :D

Comprei a GM1 com lente 12-32 do kit e duas baterias extras genéricas da B&H. Também comprei um gravador de áudio Tascam DR-05 e um microfone de lapela Audio Technica, que pretendo usar para gravar entrevistas. Deve chegar tudo em duas semanas. Quando chegar, farei um comparativo com minha Fuji e publicarei no fórum.

Abraços,


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2014, 15:25:01
Pessoal, acabei de receber a GM1. Estou conhecendo a câmera, experimentando os vários modos de operação e analisando os arquivos. As primeiras impressões são ótimas e acho que foi a escolha certa para o uso que quero fazer, que é ter uma câmera de bolso para uso doméstico. Publicarei uma avaliação melhor mais para frente.

Uma coisa que me incomodou foi usar o strap que vem com ela. Pôxa, ele é grande demais para a câmera. Fica muito desproporcional. Além da dica do grip do Franiec, queria saber que alças vocês estão usando na GM1 e em outras câmeras muito pequenas. Será que compro uma alça curta de pulso?


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2014, 22:04:16
A câmera é muito legal mesmo.  Vamos ver se você resiste a não comprar outras lentes. A 20mm nela também é uma beleza! :ok:

Eu uso uma alça de mão, dessas de câmera compacta mesmo (dá pra ver na foto que postei aí em cima).  Comprei em uma lojinha na 7 de abril, aqui em São Paulo.  Carrego a câmera numa pochete normal pequena e velha que tenho, sem frescuras.  Assim está sempre à mão e não dá na cara.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 22:04:33 por Marcos Capelini »
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2014, 21:26:27
Marcos,

Valeu pela dica. Acho que a alça de mão tem bem mais a ver com a câmera. Vou comprar uma de couro da Gordy's, só pra ser chique.  :D
http://www.gordyscamerastraps.com/wrist-lug/index.htm

Aliás, a 20mm f/1.7 II é uma tentação, mesmo. Nem me fale, porque seria lente perfeita para mim. Estou estranhando usar um lente escura como a do kit. Mas agora preciso controlar os gastos e segurar a onda.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2014, 21:32:24 por fabiopili »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2014, 22:05:49
Se vc quiser uma alça especial, resistente e muito bem acabada (e muito mais "chique" do que a foto), dê uma olhada no site abaixo. Já vi pessoalmente com o Rinaldo, ex-frequentador do fórum, q usa exatamente com uma GM1. Ele também usa um grip de madeirá muito legal.. Se tiver alguma questão sobre essa camera e acessórios,  talvez consiga contato com ele via MP.
alça:  http://tysonrobichaudphotography.wordpress.com/2014/02/22/new-camera-wrist-straps-for-sale/
« Última modificação: 23 de Novembro de 2014, 22:09:09 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2014, 10:40:36
Marcos,

Valeu pela dica. Acho que a alça de mão tem bem mais a ver com a câmera. Vou comprar uma de couro da Gordy's, só pra ser chique.  :D
http://www.gordyscamerastraps.com/wrist-lug/index.htm

Aliás, a 20mm f/1.7 II é uma tentação, mesmo. Nem me fale, porque seria lente perfeita para mim. Estou estranhando usar um lente escura como a do kit. Mas agora preciso controlar os gastos e segurar a onda.

Tenho um strap da Gordy. Se você tiver mão grande, compre o mais comprido - o meu é o médio ou o pequeno (não lembro) e fica levemente curto.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci