Autor Tópico: Dúvidas lentes 60mm e 100mm  (Lida 1361 vezes)

Mariajuliaph

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 09 de Novembro de 2014, 22:52:55
Olá pessoal!
Estou com uma dúvida e espero que vcs possam me ajudar
Trabalho numa relojoaria como fotografa, é a relojoaria da minha tia e ela me contratou pra isso. Tenho uma D3100 que veio num kit com um 18-105 e recentemente comprei uma 50mm 1.8, o problema é que a 50mm veio errada, não veio a 1.8G, veio a 1.8D, versão antiga sem foco automático para máquinas como a D3100! Estou batendo as fotos das jóias com ela, mas está muito complicado, perco muito tempo pra focar manualmente para tem uma boa imagem com detalhes, porém quando consigo, a imagem fica ótima, detalhada e iluminada. Eu faço books também é não queria investir numa lente macro, queria algo que eu pudesse usar para tirar fotos das jóias e para continuar fazendo books. Pesquisando na internet eu vi que tem duas lentes boas para o que eu quero, a 60mm 2.8 e a 100mm, as duas da Nikon. Vcs poderiam me dar uma ajuda? Eu realmente estou precisando muito de uma lente! Deixem aí seus comentários! Valeu!


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2014, 08:27:47
Pesquisando na internet eu vi que tem duas lentes boas para o que eu quero, a 60mm 2.8 e a 100mm, as duas da Nikon. Vcs poderiam me dar uma ajuda?

Maria

1. A uma tela de focagem chamada KATZEYE , que pode resolver seu problema de foco com a  50 mm, e todas outras lentes manuais , veja o link : http://www.katzeyeoptics.com/item--Nikon-D3100-D3200-D5100-Focusing-Screen--prod_D3100.html

2. Qual a principal duvida que voce tem em relação a 60 / 100 ( acredito que seja a 105 ) ? cuidado que ambas possuem as versões D e G .


Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Mariajuliaph

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2014, 08:59:07
Maria

1. A uma tela de focagem chamada KATZEYE , que pode resolver seu problema de foco com a  50 mm, e todas outras lentes manuais , veja o link : http://www.katzeyeoptics.com/item--Nikon-D3100-D3200-D5100-Focusing-Screen--prod_D3100.html

2. Qual a principal duvida que voce tem em relação a 60 / 100 ( acredito que seja a 105 ) ? cuidado que ambas possuem as versões D e G .


Abraços
Fábio José

Olá Fábio! Na real a minha dúvida é qual escolher mesmo, as duas são muito parecidas, aqui mesmo no forum eu li um tópico que comparava elas. Eu fotógrafo muitas jóias mas faço muitos retratos também é a minha 50mm já está praticamente vendida para outra pessoa já que decidi investir em algo novo. Eu vi que o foco da 60mm é meio lento, já o da 100 é mais rápido, que o macro da 60 é melhor mas os retratos da 100 são ótimos! Enfim estou bem indecisa! Estou lendo muito sobre isso e cada vez fica mais difícil escolher!


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2014, 09:26:38
Acho que voce deve analisar se tem espaço para fazer a foto que quer fazer com uma 105mm. Em caso positivo, esta me parece melhor para o que pretende do que a 60, embora tenha um nível de distorção maior ela é mais nítida. A 105 também é bem mais cara (USD 350 lá fora) que a 60. A 60, por outro lado é mais nova (foi lançada em 2008 a 105 em 2006) e faz foco com 19cm.

Essas são as coisas que voce tem que analisar. se o espaço é pequeno eu ficaria com a 60 (ou a 50mm AF-S). As especificações corretas dessas lentes são essas:

Nikon AF-S Micro-Nikkor 60mm f/2.8G ED

Nikon AF-S Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED VR

Outra coisa: não peça G ou D, as letras são parecidas foneticamente e podem dar problema mesmo, peça "AF-S" essa é a especificação para lentes com motor de foco!  :ok:

Espero ter ajudado!

Abs,
Wagner
« Última modificação: 10 de Novembro de 2014, 09:27:01 por WagnerBastos »


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2014, 09:28:39
Olá Fábio! Na real a minha dúvida é qual escolher mesmo, as duas são muito parecidas, aqui mesmo no forum eu li um tópico que comparava elas. Eu fotógrafo muitas jóias mas faço muitos retratos também é a minha 50mm já está praticamente vendida para outra pessoa já que decidi investir em algo novo. Eu vi que o foco da 60mm é meio lento, já o da 100 é mais rápido, que o macro da 60 é melhor mas os retratos da 100 são ótimos! Enfim estou bem indecisa! Estou lendo muito sobre isso e cada vez fica mais difícil escolher!

Mariajuliaph,

A http://imaging.nikon.com/lineup/lens/specialpurpose/micro/af-s_vr_micro-nikkor_105mmf_28_if/index.htm é considerada a melhor MACRO da NIKON.

Eu iria sem dúvidas de 105mm, se fosse você. Principalmente, se é para um trabalho profissional. E ela é excelente para retratos mais fechados, só o rosto por exemplo.

Um abraço,

 :ok:

« Última modificação: 10 de Novembro de 2014, 09:30:16 por Song »